16/09/2009 18:16
Stephanes estima equilíbrio entre demanda e oferta de café em 2011
16/09 - 17:42 - Agência Estado
Brasília, 16 - Depois de anos com a oferta de café maior do que a demanda, o ponto de equilíbrio deve ser atingido em 2011. A partir daí, a tendência é a de que a procura pelo produto seja maior do que a disponibilidade de grãos no mercado.
Estas projeções foram feitas hoje pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, durante entrevista coletiva para detalhar os votos do Conselho Monetário Nacional (CMN) a respeito do apoio do governo à comercialização de café, e com base em estudo realizado por um grupo de trabalho formado por técnicos dos ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento, além de produtores.
A expectativa do ministro é a de que haverá um excedente de quatro milhões de sacas de café, além dos estoques, nos próximos dois anos. "Em 2011, a demanda deve encontrar a curva de oferta e, a partir daí, haverá mais consumo do que produção. "Em 2012 e 2013 é provável que haja déficit e que os estoques comecem a ser usados", previu.
Stephanes negou, porém, que a política de apoio à comercialização do café, com a aquisição de até 10 milhões de sacas este ano e em 2010, vise ao lucro. "O governo não está pensando nisso, mas toda vez que o governo entrou no mercado e comprou (café), acabou não perdendo", lembrou. "Neste caso, deve ocorrer uma situação positiva, mas não é atrás disso que o governo está atrás", continuou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário