Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Tem dia que chove, e tem dia que faz sol.

Tem dia que chove, e tem dia que faz sol.
A sabedoria da natureza nos traz momentos distintos onde podemos identificar.
Temos tempos de chuvas e temos tempos ensolarados, com isso temos tempo de plantar e temos tempo de colher.
Este ano o tempo de colher tem favorecido muito aos brasileiros em geral, estamos tendo tempo bom pra plantar, tempo bom pra colher e coincidindo com excelentes preços no geral do nosso mix de produtos agrícolas na hora de vender, o que nem sempre foi assim, tínhamos bons preços quando não tínhamos a mercadoria e tínhamos prelos em baixa quando tínhamos que vender.
Com a demanda crescente mesmo em tempos de crise global a agricultura brasileira passa por um momento dourado, soja, milho, algodão, café, boi, a grande maioria teve e esta tendo preços acima da media da década passada, o que favorece o campo e o país, pois ainda o agronegócio brasileiro tem 40% do PIB nacional.
No mercado financeiro a coisa não é muito diferente, existem tempos de chuva e temporada ensolarada, mas estamos vivendo um momento diferente na economia mundial, hoje temos informações na velocidade da internet que atravessam o mundo em frações de minutos e reações imediatas dos mercados. Nada fica debaixo do tapete por muito tempo e os políticos que faziam medidas muitas vezes ao bel prazer hoje qualquer coisa que sai padrão a reação é imediata.
O mercado financeiro vive um tempo não de chuva, mas tempos de tsunamis, furacões, países do primeiro mundo que eram o espelho do mundo hoje mostram sua fraqueza e déficits inimagináveis, e em alguns casos são impagáveis.
Dentro deste panorama ficamos a mercê das noticias e o humor do mercado vem a cavalo nelas.
Assim sendo esta semana o café teve dias de euforia e dia de correria, aonde chegamos a ter dias com variação de 1000 pontos pra cima e 1000 pontos para baixo.
O mercado como a natureza tem seus ciclos, temos ciclo de alta temos ciclo de baixa, temos ciclos de correção que seria o momento trabalharia na direção contraria a tendência principal, se o mercado tiver uma tendência de alta à correção seria uma queda, e numa tendência de baixa a correção seria uma alta no mercado.
O café teve uma grande tendência de alta de junho do ano passado há maio deste ano, agora estamos tendo uma onda de correção, assim que o mercado trabalha, e como as bolsas existem muita especulação, às vezes a tendência de alta sobe mais do que realmente deveria e a correção parece eminente.
O café depois de uma correção forte donde saímos de 311,40 para o KCU11 o gráfico de setembro para o café em Nova Iorque para 241,45, voltamos a subir por causa do frio, e agora me parece uma busca para o teste deste fundo ultimo em 241,45.
Se o mercado testar este fundo e tiver força para rompê-lo deveremos entrar em consolidação de preços, ou seja, o mercado estaria satisfeito com estes preços e ficaremos algum tempo neste patamar, se rompermos este fundo temos alvo $1,80 cents de dólar por libra peso, o que levaria o café abaixo de R$400,00 reais a saca de 60 kg para cafés de bebidas melhores o que não seria salutar para o produtor, mas o produtor deve ficar atento as noticias.
A maior probabilidade é que os países da zona do Euro e o EUA não deixe a peteca cair agora o que seria um grande desastre para economia mundial, com isso vão tentar fazer medidas de austeridade e imprimir dinheiro aos borbotões, e este excesso de dinheiro com certeza irá refletir no mercado e trazer inflação nas economias como um todo, e esta inflação trará um valorização nas commodities onde elas, as commodities, serão mais valorizadas e por isso também mais especulada, portanto poderemos ter tanto baixas fortes como altas fortes, e só saberemos a certeza com o tempo, portanto o produtor deve fazer seu papel de produzir e o dever de proteger o patrimônio, pois apesar de bons preços a crise não é brincadeira e pode trazer conseqüências trágicas.
Tecnicamente tivemos uma semana de indefinição de mercado, mas o que parece que o teste do fundo seria o mais provável durante a próxima semana e a posição de vendido pode trazer um resultado melhor para os operadores da bolsa, a CRP corretora esta tomando a mesma medida do mercado que seria estar liquido a maior parte do tempo fazendo apenas Day trade, como todo o mercado, tiramos esta conclusão vendo os dados dos relatórios da Ice, bolsa que rege o café, onde existem vários negócios no dia e nenhum aumento de posição.
Uma boa semana a todos que Deus traga bom tempo para todos.
Wagner Pimentel
WWW.cafezinhocomamigos.blogspot.com