Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mercado cafeeiro

Mercado cafeeiro

O mercado cafeeiro continua técnico e sem definição. Ontem a ICE a bolsa de N:Y teve uma leve realização fechando a 137.75 cents de dólar por libra peso com 150 pontos de baixa e caindo um pouco mais no after market com 165 pontos.Mesmo com essa realização importantes suportes não foram quebrados a 135.75 cents que neste caso o mercado poderia procurar números abaixo deste.
A BMF continua mostrando resistência e que o diferencial para ICE continua se estreitando e mostra com certeza a clara falta de café de qualidade que o mercado atravessa no momento e sua dificuldade de encontrá-lo. Neste ponto queria tecer um comentário que muito já foi dito no começo deste mês ,que seria o record de contratos de café entregues na Bmf no mês de setembro, foram 4.557 contratos onde a maioria deles café safra 2.008,o numero assusta porque o ano de 2.008 inteiro foram entregue 4652 contratos, no ano de 2007 foram 3.244 e 2006 foram 2567 ou seja em um único mês foi entregue mas que esses anos todos 2.008 e 2.007 e quase o dobro de 2.006.
Isto mostra que a safra foi pequena de baixa qualidade, e essa entre safra, vai ser longa e dolorida pra que trabalha com o mercado físico.
A expectativa de entrega das opções para o governo torna o mercado tenso e silencioso onde os produtores esperam por preços melhores do que estão sendo atuados no mercado, por isso vimos esta semana comentários de companheiro que o vendedor sumiu e os negócios desapareceram.
O dólar continua ladeira abaixo e é ele o dólar que não da coragem para grandes especuladores fazerem uma posição de vendido maior, portanto ele esta limitando as altas quando a bolsa sobe no mercado físico, mas também limita a queda para patamares que seriam bem piores do que aí estão. O fechamento do dólar a R$1,70 é bem abaixo de expectativas de alguns economistas ,jogando essa projeção para números abaixo de R$1,65 até o fim do ano.
Este fator tem que ser levado em consideração na hora da compra dos insumos, pois eles são importados e deveriam acompanhar essa queda, portanto companheiros produtores pechinchem.
Com isso o mercado fica morno esperando definições.
Os paises de origem não estão querendo fazer grandes posições, pois o ano passado teve dificuldades para as entregas e este ano a cautela esta imperando.
A florada continua aparecendo de forma desigual dando muitas dificuldades técnicas para se avaliar a safra vindoura com mais precisão tendo que esperar um pouco mais para se falar em números.
Vamos esperar as definições para fazermos posições mais seguras
Bom fim de semana e que Deus os abençoe.

Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.com.br
MANHUAÇU MG