Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

O MERCADO SE ARRISCA

O mercado cafeeiro continua em um grande trade range entre 130,00 a 140,00 onde quando chega a 130,00 testa valores menores nao tendo força para cair recupera volta a subir batendo cabeça no nivel de 140,00 volta cair, portanto para os operadores quando o cafe chega ao nivel de 130,00 hora de comprar ou sair da posiçao de vendido ou as duas coisas , e quando chega ao no nivel de 140,00 hora de sair da posiçao de comprado e entrar na posiçao de vendido.
A forma de compra das grandes industrias e dos grandes trading onde trabalham com contratos futuros a ser entregue, lhes dao a confiança de poder usar seus estoques e os abaixando a niveis arriscado,podendo tomar um contra vapor a qualquer momento mas isto so aconteceria se tivessemos um fator climatico forte,e por outro lado ja vamos para uma decada sem geadas, e me desculpem os produtores do sul que seriam afetados se acaso tivessemos uma, seria um doce amargo, mas para o mercado a tabua de salvaçao.
Estes contratos tendo que ser compridos sobre a pena de nao mais comprar cafe destes fornecedores que nao os cumpra traz serios prejuizos para nossa cafeeicultura cafe sao vendidos a preços muitas vezes abaixodo custo e o produtor nao teno outro recurso a nao ser vender o cafe no mercado para se custear é obrigado a vender cafe a mercado.
Estrategicamente se o governo nos apoiasse em uma fase que o mercado se arrisca queimando estoques ha espera de uma possivel super safra brasileira, ao inves disto o que temos sao os representantes do setor ficar so jogando palavras ao vento, teriamos a oportunidade de dar a volta por cima e novamente comandar o mercado e nao ser comandados.
Sabendo que a chance deste apoio a nossa classe é praticamente nula contratos sao firmados e ficam fingindo de morto a espera do verdadeiro moribundo do mercado, o produtor, que vem ao mercado entregar sua mercadoria a ele.
FicaMOS entao a espera de algum fator climatico que nao esta na mao de ninguem para que tenhamos alguns anos de bonança.
Tecnicamente o mercado continua sem tendencia definida trabalhando no trade range ha 64 pregoes ou mais de 3 meses, a falta de mercadoria algum fator climatico ou apoio do governo nos levaria a romper para cima, o nao acontecimento de nenhum dos fatos acima e a certeza que iremos colher uma safra acima de 55 milhoes de sacas de cafe levara o rompimento pra baixo buscando niveis abaixo de 120,00 dolar por libra peso.
A crise na economia da zona do Euro pode trazer um novo pessimismo ao mercado e a continuaçao da sangria nas bolsas que vimos pelo mundo na semana passada.
O dolar no Brasil na contra mao continua caindo pois quando uma crise começa ele começa subir que para o preço do cafe seria salutar ,mas depois da injeçao de dolar pelo governo americano na crise de 2.008 ele começa a sobrar e o governo tem que comprar para que nao sobre esta moeda por aqui tambem e faça um estraga maior.
Bom amigos é isso ,a semana que se inicia é esperada uma volatilidade maior e a busca do teste do topoa nterior na casa de 141,00 , primeira resistencia na casa de 136,00 e suporte na casa 132,90 e 130,00.
Estamos comprados em 2 contratos a preço medio de 131,45 e com a alta da semana subismo o stop para 131,50 se nocaso de mercado nao ter força pra buscar o topo sairtemos do trade sem prejuizos.
Uma boa semana a todos e tenham todos bons negocios.
wagner pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com