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sábado, 23 de abril de 2011

Rodrigo Corrêa da Costa - À PROCURA DE UM PORTO SEGURO - Mercado de Café - Comentário Semanal - de 18 a 22 de abril de 2011

PROCURA DE UM PORTO SEGURO



A agência Standard & Poor’s (S&P) rebaixou para “negativa” a perspectiva da dívida dos Estados Unidos pela primeira vez na história – apenas a Moody’s fez o mesmo em 1996. Na prática o viés negativo indica uma chance em três dos títulos perderem o status máximo de classificação (“AAA”), no período de 2 anos. A medida serve de alerta para o partidos políticos americanos chegarem à um acordo com relação aos cortes de gastos do orçamento, e por este motivo animou alguns investidores – após o choque inicial, claro.



O índice do dólar encerrou a semana no menor nível desde agosto de 2008, nem tanto pela notícia ruim para a moeda estadunidense, mas principalmente em função da mesma continuar sendo utilizada como a principal financiadora do chamado “carry-trade”. A lógica é que os investidores tomam emprestado dólares a taxas de juros baixas, e aplicam o dinheiro em outras moedas (países) que pagam juros mais altos. Uma parte também é aplicada em outros ativos, como por exemplo as commodities.



O ouro tem se beneficiado disto batendo altas nominais consecutivas, assim como moedas como o real e ativos de risco tem recebido um fluxo de investimento para proteção de reserva de valor em um mundo que procura um “porto seguro” para suas poupanças.



Nesta conjuntura o índice de commodities deu outro salto para próximo das máximas do ano (e também desde 2008). Segundo um banco de investimentos a alocação de recursos em commodities atingiram em março o patamar de 412 bilhões de dólares, sendo que 7.1 bilhões estão nas agrícolas.



Com isto o café em Nova Iorque fez uma nova alta em 14 anos para a primeira posição, e em 34 anos para a segunda posição, algo que estava dentro do esperado. O nível de US$ 3 dólares por libra-peso estampou as telas de todos os contratos até Julho de 2012, e o movimento foi relativamente mais ordenado do que se imaginava. Vendas de origens como Brasil e América Central foram magras, e os especuladores e operadores que são guiados a operar segundo o que indica o gráfico, foram os destaques do lado da compra.



Por outro lado Londres, que negocia o robusta, demonstrou fraqueza, fazendo com que a arbitragem contra o “C” alargasse para incríveis US$ 246.04 por saca de 60 quilos. Em outras palavras: para comprar uma saca do arábica na ICE é preciso de 2.63 sacas do robusta da LIFFE!! Rumores circularam de que um grande operador desta arbitragem teve que liquidar uma posição perdedora, o que pode ter causado este maior alargamento.



Por falar do arábica da ICE, infelizmente em função da qualidade do café que hoje compõe os estoques certificados, a firmeza dos preços isoladamente não é refletida apropriadamente na estrutura. Com isso na entrada do período de notificação do contrato de maio o spread do Maio contra o Julho negociou a US$ 5.45 centavos de desconto, provocando interrogações para aqueles que não seguem o dia a dia da commodity. Digo isto porquê um mercado que é altista, e que tem escassez de produto no físico, normalmente sofre uma inversão da curva, ou seja os preços dos contratos de vencimentos mais curtos ficam acima dos vencimentos mais longos, e muito investidores (também) cruzam estas informações como parte das análises que ajudam a decidir a alocação de seus recursos. Para o “C” isto não está acontecendo pois os cafés finos que estão em falta, não serão entregues através da bolsa enquanto não forem usados os cafés velhos que fazem partes dos estoques certificados. Por este motivo os diferenciais (basis) se movimentam muito pouco apesar das variações dos mercados futuros (market).



Na prática significa que o terminal está quase que com vida própria, e os agentes naturais (produtores, exportadores, importadores, e indústria) vendo o físico pouco movimentado acabam usando com muita parcimônia a bolsa, fazendo apenas o estritamente necessário (incluindo nisto a arbitragem entre BM&F e NY).



O fechamento da semana nos dá a impressão (tecnicamente falando) que podemos ver uma tomada de lucro no curto prazo. Porém vale lembrar que o enfraquecimento da moeda americana, assim como a falta de café disponível no mercado físico, e finalmente a busca de investidores por alternativas, poderão trazer um fluxo de dinheiro para o mercado, tornando factível a busca dos 318 centavos (de 1997).



Aos produtores vale a pena aproveitar para vender um pouco do café que normalmente carregam como reserva de valor, para então (se assim quiserem) segurarem o produto da safra-nova quando ela chegar.



Uma ótima semana e muito bons negócios para todos,

TORREFAÇÃO - Lavazza aposta no consumo nos lares

Uma das mais tradicionais indústrias de café do mundo vai colocar na rua um plano para levar sua marca até as residências de seus consumidores. A partir do segundo semestre deste ano, a italiana Lavazza passará a comercializar café torrado e moído com a sua marca para o consumidor final. A estratégia do grupo é elevar de forma expressiva as vendas da empresa no Brasil, que no ano passado somaram R$ 27 milhões.

Não será, no entanto, na gôndola dos supermercados que o produto será posicionado. A empresa pretende fugir da selvagem concorrência do varejo e disponibilizar seu café moído nas cafeterias que já comercializam a bebida nas xícaras de expresso.

Até agora, a empresa vendia o café com a marca Lavazza apenas em grão nos canais de consumo "fora do lar". A ideia agora é ofertar o produto de uma forma que o consumidor possa levar o café para casa, mas apenas nos pontos de venda onde se comercializa o expresso. "Nosso papel é oferecer um café diferenciado e não disputar espaço no varejo. Não queremos ser mais uma marca na prateleira", afirma Mássimo Locatelli, diretor geral da Lavazza no Brasil.

A presença da Lavazza no segmento de café torrado e moído ao consumidor não é bem um estreia. Em 2008, o grupo italiano adquiriu o carioca Café Grão Nobre e o paulista Terra Brasil, que criaram a base para a empresa a passar a atuar a partir de agora com sua própria marca.

Segundo Locatelli, a empresa tem estudado o mercado brasileiro de café e identificado uma dinâmica bastante diferente da existente na Europa. "A demanda por produtos diferenciados está nascendo no Brasil apenas agora e nesse segmento temos algo a oferecer", afirma o executivo.

A estratégia acompanha o plano da empresa de construir uma fábrica no Brasil, na cidade carioca de Três Rios. A expectativa é que a unidade brasileira esteja produzindo café com a marca entre o fim de 2012 e o início de 2013. "O Brasil é muito grande e tem diferentes tipos de café, o que nos permite fazer diferentes blends e bem aceitos na Europa", afirma Locatelli. (AI)