Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

World Coffee Weather
Brazil Mostly Dry, Warm Through Sep. 13

By Andy Karst

           Kansas City, September 5 (World Weather, Inc.) – Mostly dry and warm weather will occur in Brazil coffee production regions during the coming eight days. The earliest that showers and thunderstorms can develop over any part of the region would be September 14 and most of those are expected to be light while concentrated in the south.  Coffee areas in west-central Africa will see regular rounds of showers and thunderstorms through the next week that should promote favorable conditions for coffee. 


BRAZIL
        






















    An erratic distribution of light showers occurred in coffee areas Thursday. Most of the resulting rainfall was insignificant in relation to evaporation. A few areas received between 1 and 8 millimeters, but coverage was well below 15% leaving most areas dry. High temperatures cooled in southern coffee areas with middle and upper 20s Celsius common except in coastal Sao Paulo where a few upper teens were noted. Highs further north were in the upper 20s and lower 30s except from northern Minas Gerais to central Bahia where readings were 35 to 38.  Lows this morning were 10 to 16 in most areas with readings of 19 to 25 in some northern and eastern areas. 
            Mostly dry weather is expected through Saturday, September 13. Any showers that evolve will be extremely brief and generally insignificant while temperatures are mild to warm. Daily highs will range in the middle 20s and lower 30s most often with a few lower 20s south and a few middle 30s north. Most northernmost crop areas will report extreme high temperatures no warmer than 36. Lowest morning temperatures over the coming week will be 11 to 16 in the south and 14 to 21 in the north. 
            Rain chances will increase after September 13, but most of the precipitation is expected to be light and erratically distributed across parts of coffee country. Southern areas will be influenced initially. Temperatures will not change much from September 13-18. 


Volcafé: Produção mundial cai 8,10% e déficit será de 8,8 milhões de sacas

Café terá a maior escassez em nove anos como a seca reduz a cultura no Brasil, o maior produtor, de acordo com Volcafe Ltd.
A demanda vai exceder a produção em 8,8 milhões de sacas em 12 meses a partir 01 de outubro, o maior desde 2005-06, a unidade com sede na Suíça Winterthur, das commodities trader ED & F Man Holdings Ltd., disse em um relatório por e-mail hoje. O superávit foi de 7 milhões de sacas em 2013-14. Safra de arábica do Brasil será 29,5 milhões de sacas em 2014-15, a menor em sete anos.
"A condição das árvores de café no Brasil, à frente da florada principal, é pobre", disse Volcafe, referindo-se a colheita do ano seguinte. "A grande déficit de chuvas nas áreas de arábica do Brasil tem impactado negativamente o crescimento vegetativo e potencial de rendimento."
Os preços do café arábica saltou 83 por cento este ano, como tempo danificado árvores secas que transportam a safra deste ano. O aumento forçado os compradores, incluindo JM Smucker Co., fabricante de Folgers, a marca mais vendida dos EUA, para aumentar os preços de varejo.
A produção mundial cairá 8,1 por cento, para 142,7 milhões de sacas, uma baixa de três anos, o consumo sobe 2 por cento, para 151,5 milhões de sacas, disse Volcafe.
A estimativa da safra Brasil foi elevado para 47 milhões de sacos de 45,5 milhões de sacas em maio, em parte por causa de uma safra robusta maior, de acordo com o relatório. O déficit de arábica será 6,9 milhões de sacas de robusta e 1,9 milhões de sacos.
A estimativa de produção robusta do Brasil foi elevada para 17,5 milhões de sacas de 17,1 milhões de sacas, enquanto a produção robusta da Indonésia é visto caindo para 7,5 milhões de sacas de 10,5 milhões de sacas no ano passado. Vietnã, maior produtor de robusta do mundo, produzirá 27,5 milhões de sacas de feijão, uma queda de 28,8 milhões de sacas no ano anterior, disse Volcafe.
Produção na Colômbia, o segundo maior produtor de arábica, subirá para 12 milhões de sacos a partir de uma estimativa anterior de 11,5 milhões de sacas, disse. A próxima safra está a beneficiar de melhores condições em seis temporadas, depois de um programa de renovação árvore impulsionou a saída de 7 milhões de sacas em 2011-12, disse Volcafe.

Previsão da Volcafé sobe de 45,5 para 47 milhões de sacas
A Volcafe elevou sua previsão para a safra brasileira de café 2014/15 para 47 milhões de sacas de 60 kg, disse a divisão de café da trading de commodities ED&F Man em um relatório nesta sexta-feira.A empresa, com sede na Suíça, havia estimado em abril a safra em 45,5 milhões de sacas.
"Nós ajustamos a nossa previsão de produção brasileira levemente para 47 milhões de sacas, refletindo produtividades melhores que as esperadas em Minas Gerais e uma maior safra de café conillon (robusta)", disse a Volcafe.
"Em geral, as produtividades da colheita confirmaram nossas preocupações iniciais e a safra de arábica será de 29,5 milhões de sacas, a menor desde 2007."
A Volcafe disse que a safra do Brasil deverá ficar 18 por cento abaixo da temporada anterior, resultando no maior déficit no mercado global de café desde 2005/06.
O relatório disse, no entanto, que há uma possibilidade de um déficit ainda maior em 2015/16, o que está sustentando os preços do café e mantendo o mercado em alerta.
"Mesmo que seja muito cedo para fazer uma estimativa para 2015, está claro que as condições das árvores de café no Brasil está ruim antes da principal florada", disse a Volcafe.
Caso se confirme a ampliação do déficit global em 2015/16, a relação entre estoque e consumo cairia para uma taxa sem precedentes, disse a empresa.
A Volcafe previu a safra 2014/15 do Vietnã, maior produtor global de café robusta, em 28,5 milhões de sacas, queda ante os 30 milhões da temporada passada.
"Embora a substituição pela produção de pimenta e uma geada no norte do país tenham sido negativas para a produção da próxima temporada, os bons preços do robusta têm sustentado amplamente o uso de insumos e a renovação dos cafezais", disse o relatório.Reuters