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quarta-feira, 19 de junho de 2013

Mesmo com mercado externo pressionado, café tem alta na ICE

Os contratos futuros de café arábica negociados na ICE Futures US encerraram esta quarta-feira com altas, em um dia caracterizado pela pequena volatilidade e por alguns movimentos remanescentes de rolagens de posições, já que nesta quinta-feira tem o início da notificação do julho na casa de comercialização norte-americana. A sessão, enfim, foi marcada por um viés consolidativo, sendo que uma resistência básica, como os 125,00 centavos por libra, para a posição setembro, chegou a ser rompida, mas, mais uma vez, se observou uma falta de "fôlego" dos compradores, o que não permitiu avanços mais significativos ou acionamentos de buy stops.

Operadores comentaram as notícias vindas do Brasil sobre o financiamento proporcionado pelo governo local para o café. Esses players ainda avaliam o impacto que o programa pode ter, mas, caso um volume expressivo de café seja tirado do mercado. Segundo o aprovado, o custeio do café do país terá 650 milhões de reais e a estocagem 1,14 bilhão de reais. Também existirá uma linha para aquisição de café de 500 milhões de reais, contratos de opções de até 50 milhões de reais e financiamento de capital de giro para o segmento de solúvel, para as torrefadoras e cooperativas, ao passo que ainda serão destinados 20 milhões de reais para financiamento de recuperação de cafezais danificados.

No encerramento do dia em Nova Iorque, a posição julho teve alta de 75 pontos, com 122,75 centavos de dólar por libra peso, com a máxima em 123,40 centavos e a mínima de 121,90 centavos, com o setembro tendo valorização de 85 pontos, com 124,35 centavos por libra, com a máxima em 125,20 centavos e a mínima em 123,40 centavos. Na Euronext/Liffe, em Londres, a posição julho teve alta de 35 dólares, com 1.779 dólares por tonelada, com o setembro tendo ganho de 32 dólares, no nível de 1.795 dólares por tonelada.

De acordo com analistas internacionais, o café conseguiu se manter "ileso" do cenário negativo nos mercados externos. O anúncio da alocação de bilhões de reais para o café foi um dos fatores para a sustentação dos preços. Com notícias negativas em vários países, o dia foi de dólar em alta, o que refletiu diretamente nas perdas para várias commodities e também retração para diversas bolsas de valores internacionais.

"Um programa de financiamento como o do Brasil vai permitir tirar alguns milhões de sacas de circulação. No entanto, esse tipo de procedimento é datado, já que o mercado tem consciência do prazo que será dado para esse café voltar a circular. Ainda assim, é uma medida muito importante para tentar proteger os preços diante dessas quedas agudas que vêm se sucedendo desde maio de 2011", disse um trader.

As exportações de café de Uganda subiram 56% em maio, ante a mesmo mês do ano passado,, depois que os produtores locais venderam grandes volumes para evitar novas perdas com os preços em queda do grão. A informação é da Autoridade para o Desenvolvimento de Café de Uganda, que indicou que as remessas em maio atingiram 393.783 sacas, contra 252.548 sacas embarcadas no mesmo período do ano passado.

As exportações brasileiras no mês de junho, até o dia 18, totalizaram 765.462 sacas de café, queda de 0,40% em relação às 768.544 sacas embarcadas no mesmo período do mês anterior, de acordo com informações do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).

Os estoques certificados de café na bolsa de Nova Iorque tiveram queda de 314 sacas, indo para 2.747.999 sacas. O volume negociado no dia na ICE Futures US foi estimado em 34.701 lotes, com as opções tendo 3.660 calls e 1.571 puts — floor mais eletrônico. Tecnicamente, o setembro na ICE Futures US tem resistência em 125,20, 125,50, 126,00, 126,50, 127,00, 127,50, 128,00, 128,40-128,50, 129,00, 129,50, 129,75 e 129,90-130,00 com o suporte em 123,40, 123,00, 122,50, 122,15, 122,00, 121,85, 121,50, 121,35, 121,10-121,00, 120,50, 120,10-120,00, 119,50, 119,00, 118,50, 118,00, 117,50, 117,00, 116,50, 116,00 e 115,50 centavos.




Londres tem dia consistente e chega a testar nível de US$ 1.800

  Os contratos futuros de café robusta negociados na Euronext/Liffe tiveram uma quarta-feira de boa recuperação, com a posição setembro chegando a tocar nos 1.800 dólares por tonelada. Ao contrário do verificado ao longo dos últimos dias, o pregão foi marcado pela predominância dos compradores, o que permitiu o avanço dos preços e o afastamento da segunda posição do suporte de 1.750 dólares.

De acordo com analistas internacionais, as ações desta quarta foram corretivas. O mercado já dá sinais de se posicionar num quadro sobrevendido, após as intensas liquidações recentes, que fizeram com que a primeira posição recuasse cerca de 300 dólares, depois do rompimento da linha referencial de 2.000 dólares. O mercado, fundamentalmente, não apresenta mudanças, mas algumas correções técnicas já eram esperadas.

"Conseguimos ter um bom avanço. O setembro chegou a tocar os 1.800 dólares, mas não houve o rompimento. Caso isso tivesse se efetivado poderia haver o acionamento de stops de compra e os ganhos seriam mais agudos. O dia também foi marcado pelas rolagens de posição, com o julho se esvaziando pouco a pouco", disse um trader.

O julho na casa de comercialização londrina tem 24,8 mil lotes em aberto, contra 60,1 mil do setembro. O julho teve uma movimentação ao longo do dia de 4,92 mil contratos, contra 11,9 mil do setembro. O spread entre as posições julho e setembro ficou em 16 dólares. No encerramento do dia, o julho teve alta de 35 dólares, com 1.779 dólares por tonelada, com o setembro tendo ganho de 32 dólares, no nível de 1.795 dólares por tonelada.




Colombianos voltam a produzir mais café
Folha de São Paulo

Os colombianos, aos poucos, voltam com força ao mercado mundial de café. Após um programa de renovação dos cafezais e a incidência de várias pragas, o que derrubou a produção, o país volta a produzir e a exportar mais nos últimos meses.

Os dados mais recentes da federação nacional dos produtores da Colômbia indicam que a área atual de produção atinge 931 mil hectares.

Pelo terceiro ano consecutivo, o espaço destinado ao produto esteve acima de 900 mil hectares. Antes ficava abaixo dessa área.

Área maior e parte do cafezal já renovado, a produção dos cinco primeiros meses deste ano atingiram 4,03 milhões de sacas, 36% mais do que o volume de igual período do ano passado.

Apesar dessa recuperação, os colombianos ainda não atingiram a produção de 5,1 milhões de sacas dos cinco primeiros meses de 2008.

A produção maior permitiu ao país uma ampliação das exportações. De janeiro a maio, as vendas externas somaram 3,7 milhões de sacas, 32% mais do que as 2,8 milhões de sacas dos cinco primeiros meses do ano passado.

 

A Colômbia, que exportou 15,1 milhões de sacas na safra 1991/92, foi perdendo espaço no mercado externo. Na safra 2011/12, as vendas externas do país somaram apenas 7,3 milhões de sacas.

Segundo dados da OIC (Organização Internacional do Café), a Colômbia chegou a produzir 18,2 milhões de sacas de café na safra 1991/92.

Neste ano, a produção deverá subir para 8 milhões de sacas, após ter ficado em 7,65 milhões em 2011/12.

Até a safra 1998/99, o país ocupava o segundo lugar na lista dos maiores exportadores mundiais de café, perdendo o lugar para o Vietnã no ano seguinte. O Brasil tinha e ainda mantém a liderança nesse setor.

Os dados mais recentes da OIC indicam que os brasileiros exportaram 31,9 milhões de sacas na safra 2011/12, seguidos dos vietnamitas, cujas vendas externas somaram 23,5 milhões.

A Colômbia, que ocupa o terceiro posto, exportou 7,3 milhões de sacas no período.





Exportações de Uganda tem alta de 56% em maio

  As exportações de café de Uganda subiram 56% em maio, ante a mesmo mês do ano passado,, depois agricultores venderam grandes volumes para evitar novas perdas como os preços do grão caíram, disse uma fonte da estatal Uganda Coffee Development Authority (UCDA) nesta quarta-feira. A fonte disse UCDA Uganda exportou 393.783 sacas de café em maio, ante 252.548 sacas embarcadas no mesmo período do ano passado. "Os preços, tanto a nível internacional e local têm vindo a diminuir nos últimos meses e eu acho que os agricultores não estão otimistas", disse David Muwonge, marketing e gerente de produção da União Nacional do Agronegócio Café e Fazenda Empresas (NUCAFE). "Eles estão calculando que eles (os preços) pode continuar a cair nos próximos meses, então eles decidiram descarregar grandes volumes para limitar eventuais perdas futuras de preços baixos." Muwonge disse um quilo de cerejas secas robusta estava indo para entre 4.600 xelins ugandeses (1,78 dólares) e 4800 há alguns meses, mas já se recusou a shillings entre 4,000-4,200. Uma fonte diz que as exportações de café em maio gerou receita US$ 48,3 milhões em comparação com US$ 35,8 milhões no mesmo mês do ano passado.





Empresário angolano investe em torrefação e exporta café de qualidade

  Cansado de ver as nações desenvolvidas levar a parte do leão dos lucros da safra de café de seus compatriotas, o empresário Uganda Andrew Rugasira decidiu em 2003 que era hora de um novo acordo comercial. Uganda é o segundo maior exportador de grãos de café da África, produzindo atualmente cerca de 3,4 milhões de sacas por ano. No entanto, em vez de ser refinado localmente, a grande maioria dos grãos crus do país têm sido tradicionalmente exportados nos países consumidores do Ocidente para processamento. Mas a visão de Rugasira era criar uma empresa de café de qualidade de Uganda, que seria capaz de colocar um produto acabado nas prateleiras de ambos os supermercados locais e internacionais. A economista treinado, ele desenvolveu um modelo de negócio incentivando os cafeicultores locais para vender seus grãos para ele a um preço justo. Sua empresa, então, torrado, embalagem e marca do produto final, enquanto que os lucros seriam divididos 50/50. "A parte mais difícil foi dizer: 'olha, eu acho que como africanos, precisamos começar a olhar para nós mesmos como uma solução para alguns destes problemas de pobreza e subdesenvolvimento sistêmica. Nós abençoado solos, vocês têm um produto que é de grande valor ", diz Rugasira, relembrando suas primeiras reuniões para convencer os agricultores no distrito de Kasese de Uganda. "Podemos pagar um preço premium, mas que também pode agregar valor ao seu conhecimento, nós podemos ajudar treiná-lo, podemos criar poupança e cooperativas de crédito e que possamos realmente trabalhar juntos e começam a possuir a cadeia de valor, que é historicamente sendo controlada fora do país produtor. "Precisamos mudar isso - e por meio do comércio que poderia trazer prosperidade para os nossos agricultores e suas comunidades." Estas palavras de Rugasira plantou as sementes para o que veio a se tornar o bom café Africano, uma empresa baseada em Kampala que ajudou a transformar a vida de milhares de agricultores em Uganda. Ao longo dos últimos nove anos, o bom café africano diz ter construído uma rede de mais de 14 mil produtores de café, que estão organizados em 280 grupos de agricultores. A empresa, que é a primeira marca de café de propriedade africano para estar disponível em supermercados britânicos, também ajudou os agricultores locais para configurar várias cooperativas de poupança e crédito. "(É) sobre empoderamento e é também sobre a propriedade", diz Rugasira. "Trata-se de possuir a cadeia de valor, aumentando o café, processá-lo na fonte e é sobre como exportar um produto acabado", ele acrescenta. "Então, nós manter o valor, o que significa que podemos empregar pessoas, podemos pagar impostos, podemos prosperar os nossos agricultores e suas comunidades e essa é a única forma sustentável em que as sociedades têm prosperado -. Passando de agricultura de baixo valor em alta valor industrialização de fabricação. " No coração de todos os esforços de Rugasira é a sua forte crença no poder transformador da auto-ajuda. No comércio, e não ajuda, diz ele, é o lugar onde bem-estar futuro mentiras da África. "Toda a sociedade ea economia que está prosperando fez isso através de seu próprio trabalho duro, criatividade, dedicação e compromisso", diz ele. "Não por caridade, não por meio de apostilas, e eu acho que isso é uma mensagem poderosa e é um modelo poderoso. Ele não é novo, mas eu acho que é um que eu acho que ressoa com os consumidores que estão dispostos a interagir com os produtos desse tipo." A filosofia de Rugasira está claramente definido em "uma boa história Africano", seu livro publicado no início deste ano, registrando todos os desafios que ele e sua empresa enfrentou - de ganhar a confiança das instituições bancárias aos varejistas estrangeiros convincentes sobre como trabalhar diretamente com uma empresa Africano. Ele diz que decidiu escrever o livro porque apenas um punhado de empresários Africano escrever sobre suas experiências. "Todos nós temos uma história", diz ele. "Nós precisamos compartilhar essa história, essa história edifica, encoraja, inspira os outros em nosso próprio caminho e eu só encontrei Africano de negócios realmente não escrever". Ao compartilhar sua história com o mundo, Rugasira quer ajudar a criar uma nova narrativa sobre a África e inspirar a próxima geração do continente de empresários. "Setenta por cento da nossa população no continente são os jovens - os mesmos jovens que querem criar empresas, empreendedores, inovadores tornam-se nele, o nome dela", diz ele. "E a única maneira que eles vão ser incentivado e inspirado é se lerem sobre histórias sobre outros Africano pessoas de negócios." CNN


Good African Coffee wants trade, not aid


Every society and economy that's prospered has done it through their own hard work, ingenuity, dedication and commitment.
Andrew Rugasira, Good African Coffee

CNN -  Tired of seeing developed nations take the lion's share of profits from his countrymen's coffee crop, Ugandan businessman Andrew Rugasira decided back in 2003 that it was time for a new business arrangement.

Uganda is Africa's second-biggest exporter of coffee beans, currently producing around 3.4 million bags per year. Yet instead of being refined locally, the vast majority of the country's raw beans have been traditionally exported in the consuming countries of the West for processing.

But Rugasira's vision was to create a quality Ugandan coffee company that would be able to place a finished product on the shelves of both local and international supermarkets.

A trained economist, he devised a business model encouraging local coffee farmers to sell their beans to him at a fair price. His company would then roast, package and brand the final product, whilst the profits would be split 50/50.

"The hard part was saying, 'look, I think as Africans we need to begin to look at ourselves as a solution to some of these problems of systemic poverty and underdevelopment. We have blessed soils, you guys have a commodity which is of great value," says Rugasira, recalling his first meetings to convince the farmers in Uganda's Kasese district.

"We can pay you a premium price; we can also add value to your knowledge; we can help train you; we can set up savings and credit co-ops and we can really work together and begin to own the value chain which is historically being controlled outside the producer country.

"We needed to change that -- and through trade we could bring prosperity to our farmers and their communities."

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These words by Rugasira planted the seeds for what went on to become Good African Coffee, a Kampala-based company that has helped transform the lives of thousands of farmers in Uganda.

Over the last nine years Good African Coffee says it has built a network of more than 14,000 coffee farmers, who are organized into 280 farmer groups. The company, which is the first African-owned coffee brand to be available in British supermarkets, has also helped local farmers to set up several savings and credit cooperatives.

"(It's) about empowerment and it's also about ownership," says Rugasira. "It's about owning the value chain, growing the coffee, processing it at source and it's about exporting a finished product," he adds.

"So we retain the value, which means we can employ people, we can pay taxes, we can prosper our farmers and their communities. And that's the only sustainable way in which societies have prospered -- by moving from low-value agriculture into high-value manufacturing industrialization."

At the heart of all of Rugasira's efforts is his strong belief in the transformative power of self-help. In trade, and not aid, he says, is where Africa's future well-being lies.

"Every society and economy that's prospered has done it through their own hard work, ingenuity, dedication and commitment," he says.

"Not through charity, not through handouts, and I think that's a powerful message and it's a powerful model. It's not new, but I think it's one that I think resonates with consumers who are willing to interact with products like that."

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Rugasira's philosophy is clearly defined in "A Good African Story," his book published earlier this year chronicling all the challenges he and his enterprise faced -- from gaining the trust of banking institutions to convincing foreign retailers about working directly with an African company.

He says he decided to write the book because just a handful of African businesspeople write about their experiences.

"All of us have a story," he says. "We need to share that story; that story edifies, it encourages, it inspires others in our own way and I just found African business doesn't really write."

By sharing his story with the world, Rugasira wants to help create a new narrative about Africa and inspire the continent's next generation of entrepreneurs.

"Seventy percent of our population on the continent are young people -- the same young people that we want to set up businesses, become entrepreneurs, innovators in IT, you name it," he says. "And the only way they'll be encouraged and inspired is if they read about stories about other African business people."