Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tampar o sol com a peneira.

Tampar o sol com a peneira.


O mercado de café esta tecnicamente dentro de uma bandeira de baixa, e em uma clara tendência de baixa na bolsa onde fica clara a força vendedora e quem desde este período esta comandando este mercado, realmente um mercado bear.

Flamula conforme os ventos vão levando, uma noticia de possível melhora nas economias o mercado tenta reagir, mas logo a realidade bate forte.

A macro economia vem dando o tom desde a ultima alta, rebaixamento de notas por agencias de risco mostram o nervosismo do mercado e quão seria e esta crise.

O relatório de que o bloco econômico europeu cresceu no ultimo trimestre apenas 0,2% do seu PIB, so não foi prior do que o relatório do IBGE onde deu valor zero para economia brasileira.

Grandes instituições econômicas como Deuche Bank ou o Creidit Suisse esta semana mostra preocupação com as commodities, onde a alavancagem usada por empresas esta ameaçada e o financiamento também.

A exportação brasileira que foi Record na safra Record do ano passado transferiu estoques para os países consumidores, o que nos leva a acreditar que o mercado pode estar abastecido para passar este inverno, o que vemos claramente o desinteresse por parte das casas comercias em comprarem no físico.

O equilíbrio do mercado tem como o Brasil seu maior produtor mundial, como ancora, mas não podemos deixar de comentar que este ano, tivemos tsunami no Japão, e desaquecimento nas mais importantes economias mundiais, inclusive internamente e acreditar que o consumo se manterá inalterado me parece uma conclusão precipitada e infantil.

Os fundamentos me parecem ameaçados, café é uma bebida que não entra na classe de alimentos indispensáveis, a florada realmente foi boa, o tempo vem correndo bem, o abortamento em parte da florada, principalmente quando ela é grande, é normal, os tratos culturais estão acima da media, o que é natural pelo preço praticado pelo mercado acima da media neste ultimo ano safra, os produtores capitalizados estão conseguindo segurar mercadoria o que pode ser uma faca de dois gumes, ou seja, segurar café pode significar a união de duas safras, o que pode ser horrível para quem produz em relação a cotações futuras.

O mercado vem tecnicamente se consolidando, e o rompimento para um dos lados desta consolidação leva o mercado com muita força para um dos dois lados, mas para mim para que haja uma nova corrida de preços devemos ter algum fator climático que não esteje calculado, como uma seca no verão brasileiro, pois as chuvas nos países centrais já foram absorvidas, e os blends devidamente alterados.

Às vezes acredito que o mercado quer é que o produtor segure o café, pois é o único que teria condição de fazê-lo a estes preços, qualquer problema sobe-se o preço e compra o café.

O ano esta acabando, os produtores deve estar envolvido com os tratos culturais, o que é a única coisa que ele deve fazer cuidar do patrimônio, pois pior do que uma queda nos preços é não ter café para vender.

A crise realmente é seria todo cuidado neste momento é pouco.

Para os trader que querem pegar a onda esperar o rompimento da Ice de $2,20 para vender ou rompimento de $2,52 para comprar no momento nada a fazer.

Boa semana, e fiquem com Deus.

Wagner Pimentel

www.cafezinhocomamigos.blospot.com