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sábado, 14 de maio de 2011

SCAA: balanço da feira de Houston é extremamente positivo, analisa BSCA

13/05/2011 18:50
SCAA: balanço da feira de Houston é extremamente positivo, analisa BSCA



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- País cumpriu o objetivo de reforçar a imagem dos ‘Cafés do Brasil’ com foco em qualidade e sustentabilidades ambiental, social e econômica.

- Os brasileiros fecharam negócios na ordem de US$ 3 milhões na feira e mais US$ 20 milhões devem ser concretizados devido à participação no evento.

Um sucesso! É assim que pode ser definida a participação do Brasil como país tema da 23rd Annual SCAA (Specialty Coffee Association of America), a principal feira de cafés especiais do mundo, realizada de 28 de abril a 1º de maio de 2011, no Centro de Convenções George R. Brown, em Houston (EUA).

Com planejamento definido desde setembro de 2010, a delegação nacional, em ação coordenada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), em parceria com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), cumpriu os objetivos de reforçar a imagem dos ‘Cafés do Brasil’, em um mercado específico de produtos especiais, com foco em qualidade, através de pesquisas e tecnologia, e sustentabilidades ambiental, social e econômica.

SIMPÓSIO — Um dos destaques foram as palestras ministradas pelos brasileiros Carlos Brando, da P&A Marketing Internacional, Flávio Borém, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e José Francisco Pereira, produtor e exportador da Monte Alegre Coffees, para as 370 pessoas presentes no simpósio — público superior ao esperado pela SCAA —, que é realizado na véspera da abertura dos trabalhos do evento. Nos painéis “A Nova Realidade do Mercado” e “Medindo a Qualidade”, eles falaram a importância da qualidade e da adoção de tecnologia dentro do novo cenário do mercado cafeeiro mundial.

A iniciativa Cafés do Brasil, com o intuito de melhor divulgar o produto, organizou, junto À SCAA, coquetel e jantar ao público do simpósio, colocando, em cada mesa, um integrante da delegação. Esta ação surtiu efeito positivo, especialmente no que se refere a oportunidades de ampliar network com virtuais compradores e criar uma imagem ainda mais positiva dos cafés brasileiros.

A FEIRA — O início do evento, no dia 28 de abril, foi marcado pela mostra do vídeo Cafés do Brasil, elaborado pelo Ministério da Agricultura, por apresentações musicais e artísticas do País e pelo pronunciamento do diretor do Departamento de Café do Mapa, Robério Silva.

A partir do dia 29, foram realizadas três sessões de degustação dos Cafés do Brasil, apresentados por região produtora, através do trabalho de Silvio Leite, da Agricoffee, Edgard Bressani, presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), e do professor Flávio Borém, a um público profissional interessado em conhecer as diversidades do produto. Segundo os participantes, essas ações foram cruciais para a disseminação do conhecimento da amplitude e da heterogeneidade da cafeicultura brasileira.

PALESTRAS — Durante os três dias da feira, Brando, Borém, José Pereira e Rogério Galuppo, técnico do Sebrae/MG, ministraram palestras técnicas reforçando a realização de pesquisas, a utilização de tecnologia e a qualidade dos Cafés do Brasil. Entre outros pontos, eles citaram os três processos de preparo dos Cafés do Brasil implantados nas diferentes regiões produtoras — natural, cereja descascado e lavado —, ressaltando suas características climáticas, geográficas e sócio-econômicas e apresentando os atributos sensoriais mais marcantes dos cafés de cada localidade (mais informações em http://www.cafesdobrasil.com.br/ocafebrasileiro/regioes-produtoras.aspx). Também foram expostos os processos de certificação, rastreabilidade, sustentabilidade e respeitos social e ambiental implantados no País.

As palestras ministradas pelos participantes da delegação brasileira contaram com público de aproximadamente 150 pessoas — capacidade máxima do auditório na feira — e os conteúdos técnicos, apresentando inovações da cafeicultura nacional, foram muito bem aceitos. As apresentações tiveram tradução simultânea português-inglês, o que gerou conforto aos palestrantes e ao grande público internacional.

CURSOS E WORKSHOPS — Os Cafés do Brasil foram utilizados em seis processos de treinamento durante a feira de Houston, com os produtores brasileiros desses cafés sendo apresentados aos alunos e instrutores. Os produtos foram selecionados de acordo com características solicitadas pela SCAA, seguindo análises realizadas por um grupo técnico, que avaliou todos os grãos apresentados em ações sob a marca Cafés do Brasil.

ESTANDE — Com visual inovador e repleto de ferramentas tecnológicas para a interação com os visitantes, o estande brasileiro, com 130 metros quadrados, recebeu a visita de 4.000 pessoas, que puderam degustar cerca de 3.000 doses dos “Cafés do Brasil” — servidos em filtro e expresso, por região produtora — e participar de games informativos em totens e painéis.

O público que visitou o local assistiu, ainda, aos vídeos institucionais dos “Cafés do Brasil”, da Apex-Brasil e do Sebrae, além do vídeo institucional sobre o Brasil, cedido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. O ambiente também serviu de ponto de encontro — para que brasileiros e potenciais compradores iniciassem reuniões visando ao fechamento de negócios — e de distribuição de brindes, como pen drives, chaveiros e pins dos Cafés do Brasil, bolsas da Embratur para notebook e mapas das regiões produtoras.

De maneira geral, o estande foi muito bem aceito e elogiado pelo público presente no evento. A utilização de tecnologia de última geração, como iPads e jogos interativos, foi considerada uma nítida demonstração de um Brasil atual, tecnológico e preparado para os desafios futuros.

MAIS DEGUSTAÇÕES — A BSCA e a Nucoffee também aplicaram degustações dos cafés a especialistas de todo o mundo na feira da SCAA. Nessas sessões, estiveram presentes, além de compradores e baristas americanos, profissionais de Japão, Coréia do Sul, Europa, Oceania e Canadá.

CONFRATERNIZAÇÃO E INTERAÇÃO — No tradicional e conceituado almoço organizado pelo Coffee Quality Institute (CQI), a delegação nacional apresentou um material audiovisual do Brasil e o diretor do Departamento do Café do Mapa, Robério Silva, fez um pronunciamento aos principais participantes da feira, os quais serviram para consolidar a vanguarda do País no mundo cafeeiro.

DIVULGAÇÃO — Como parte do planejamento traçado pela BSCA, em parceria com Apex-Brasil e Mapa desde setembro de 2010, iniciou-se um trabalho de aproximação com os agentes locais de Houston. Essas ações possibilitaram o apoio da Brazilian Arts Foundation na divulgação da feira, obtendo excelentes contatos com a prefeitura, as escolas e, inclusive, com o jornal local “Vida Brasil”, que publicou uma edição semanal quase totalmente destinada à 23rd Annual SCAA e aos Cafés do Brasil, incluindo uma entrevista com Robério Silva.

O Ministério da Agricultura também concretizou a criação do hot site Cafés do Brasil (www.cafesdobrasil.com.br), que, agora, após a feira, se tornará o portal oficial do setor e trará informações relevantes sobre o produto. Nele também poderão ser encontradas as instituições que contribuíram financeiramente para a participação brasileira como país tema neste projeto, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa Cafés do Brasil e a Nucoffee.

A organização da participação nacional na feira distribuiu, ainda, diversos displays com a logomarca Cafés do Brasil dentro das áreas de ações; publicaram dois anúncios e uma alusão ao Brasil no Guide Book (guia oficial) do evento; conteúdos e anúncios nas quatro edições do “The Morning Cup”, jornal de circulação interna da feira; e um artigo com o balanço geral da participação do Brasil, elaborado pela BSCA, que será divulgado na próxima edição da revista oficial da Specialty Coffee Associaton of America.

NEGÓCIOS — Como desfecho, a BSCA analisa como extremamente positivo o fechamento de negócios na ordem de US$ 3 milhões somente durante os três dias da feira em Houston. Além disso, estimativas levantadas junto aos membros da delegação brasileira indicam que a participação no evento deva render a concretização de US$ 20 milhões em negócios. “Dessa forma, todos os nossos objetivos foram atingidos e todos aqueles que foram para Houston, estruturados e organizados para comercializar seus produtos, fizerem excelentes contatos e negócios”, comemora Vanusia Nogueira, diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais.

PRÓXIMOS PASSOS — A BSCA, dando continuidade à organização da divulgação dos cafés especiais do Brasil internacionalmente, através de planejamentos estratégicos, já contratou, com um ano de antecedência, o espaço para a próxima edição da feira da SCAA, a maior do mundo no setor.

Além disso, está confirmada a participação brasileira, em junho, na feira da Associação Européia de Cafés Especiais (Specialty Coffee Association of Europe – SCAE), em ação coordenada pela BSCA, que, entre outras atividades, já garante a realização de rodadas de negócios entre produtores brasileiros e compradores internacionais.

ARTIGO - História da Riqueza do Café Por Celso Luis Rodrigues Vegro

“As ideias dos economistas e dos filósofos políticos, tanto quando certas como quando erradas, são mais poderosas do que se pensa comumente”

Lorde Keynes

A natureza e causas da formação da riqueza das nações, de sua população, empresas e instituições originou a ciência econômica. Ainda que filósofos tenham se preocupado com a temática, foi somente com Adam Smith ao publicar em 1776 o clássico: “A Riqueza das Nações”, que se constituiu efetivamente o que atualmente conhecemos como economia ou economia política.

Antes de Smith, a grosso modo, a formação da riqueza era tida como um reflexo da estrutura colonial mercantilista em que os dirigentes de uma nação (seus monarcas) empenhavam-se ao máximo em transacionar com o exterior, gerando saldos favoráveis após já debitadas suas necessárias importações. Conclusão dos filósofos: quanto mais elevado o saldo líquido em moeda, tanto mais rica a nação. Smith desbarata tal pressuposição ao determinar que a natureza e causa da riqueza de uma nação centrava-se no trabalho ou, mais bem dizendo, pelo produto per capita. Portanto, mais rica será a nação em que houver a maior produtividade por habitante economicamente ativo. Essa concepção mantém-se verdadeira e é usualmente empregada para determinar as taxas de crescimento econômico observadas a cada ano fiscal.

Outro fundamento surgido com Smith foi o da acumulação de riqueza decorrente da especialização/divisão do trabalho. A produtividade per capita somente poderia ser elevada caso seus trabalhadores (basicamente, naquela época, artesãos e camponeses) fossem peritos em cada etapa do processo de produção. A riqueza de uma nação dependia da sua capacidade em ampliar os mercados aptos em absorver os excedentes gerados pelo aumento da produtividade decorrente da especialização produtiva e divisão do trabalho. Ao favorecerem as trocas mercantis pautadas em segmentos especializados, todos os participantes se beneficiavam do processo que estaria predestinado ao equilíbrio1. Seguidas tais premissas, a trajetória do paradigma smithiano seria o da prosperidade e abundância.

Um quarto de século mais tarde, o pensamento econômico liberal semeado por Smith sofre seu primeiro golpe originado de um reverendo seguidor dessa mesma escola. Malthus ao publicar em 1798 o “Ensaio sobre os Princípios de População que afetam o Desenvolvimento da Sociedade”, que poderia tranquilamente se chamar “A Miséria das Nações”, sugeria, pautando-se em observações sobre a geografia humana e as necessidades de alimento, um futuro nada promissor para a humanidade. Ao postular que a população se expande em crescimento geométrico, enquanto produtividade dos recursos naturais aumenta em taxa aritmética. Tal tese, parcialmente refutada pela realidade, mantém-se em hibernação. Porém, atualmente, se alcançou patamar em que a exploração dos recursos naturais beira a temeridade e já se constata queda no rendimento dos cultivos decorrentes das mudanças climáticas. A problemática em torno da sustentabilidade ambiental, por exemplo, é caudatária dessas ideias e o salto inflacionário do custo dos alimentos, aparentemente, seu retorno mais dramático, pois vem acompanhada de fome de muitos milhões.

David Ricardo testemunhou a I Revolução Industrial e estabeleceu em “Princípios de Economia Política”, oposição entre o setor industrial nascente e o latifundiário rentista. Tornou mais elegante, ao abstrair dos exemplos empíricos, as teses sobre a produtividade do trabalho (destacando o salto representado pela introdução das máquinas) apresentada por Smith e envereda por outros temas como: especialização do comércio internacional (conceito de vantagens comparativas); tributação; regulação e o mercado de trabalho. Sua percepção sobre o potencial das máquinas em oferecer a produção necessária à expansão da população foi seu maior argumento contra a tese de Malthus. Seu posicionamento liberal previa um mundo em constante expansão decorrente da crescente acumulação de capital sem colapsos. Nesse outro aspecto divergia mais uma vez de Malthus, de quem era amigo pessoal, mas que não foi capaz de estabelecer com precisão as origens do ciclo econômico e suas periódicas crises (outra de suas teses incompreendidas à época).

Esses três autores plantaram as mais relevantes teses do liberalismo e nele centravam as bases mais significativas do crescimento econômico2. Todavia esses pensadores concediam papel secundário das instituições e da cultura que foram, porém, o objeto de dois importantes pensadores da história econômica: Alexis de Toqueville e Max Weber.

Toqueville publica em 1835 “A Democracia na América”, a partir de viagem empreendida aos Estados Unidos da América. Utilizando como método de análise a comparação entre sua terra natal, a França, e a nação colonizadora daquele país (Inglaterra), consegue estabelecer diferenças que apontam para vantagem representada pela nascente democracia americana (por meio de sufrágio) face à aristocracia. O estado de direito pautado por espírito cívico; a organização em moldes federativos; a crença no funcionamento das instituições e a igualdade de condições entre os homens3; especialmente, de seu bem estar; acesso universal a educação; possibilidade de ascensão social; liberdade de imprensa e individual e de reunião/associação formavam, em conjunto, elementos de uma nova sociedade e que em última instância determinam a constituição de uma república democrática, posicionando-a em situação politicamente e economicamente mais adiantada aos europeus. Em contexto assim delineado, percebe-se que estavam postos todos os ingredientes para o êxito dessa nação, antecipando o autor, a supremacia que o país iria exercer muitas décadas depois de sua original inferência.

A problemática religiosa/cultural e sua adequação ao modo capitalista foi foco de preocupações de Max Weber. Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” de 1904, o cientista social procurou explicar o êxito desse modo de produção por meio de contribuições de fora da economia, no caso, a teologia protestante de tradição calvinista e sua singular ética do trabalho. Não compete aos homens perscrutar a vontade de Deus senão, ao contrário, empenhar-se diuturnamente em glorificá-lo por meio do trabalho, conduzindo-se de modo ascético perante os apelos hedonistas do mundo. Trocar as possibilidades de usufruir mundanamente os benefícios sua riqueza pelo reinvestimento em sua atividade ajudava a si e ao próximo. O lucro é predestinação divina na medida em que fortalecia a ideia de ser escolhido por Deus para engrandecer sua gloria. Nenhum outro padrão ético dessa época era capaz de se moldar tão ajustadamente ao capitalismo como a de caráter protestante, embora o confucionismo asiático pareça ser uma ética ainda melhor talhada a natureza do processo de acumulação capitalista. O recente êxito japonês e coreano, seguido pelo chinês e pelo vietnamita confirma tal hipótese.

Voltando ao pensamento econômico mais objetivo, não há como excluir a abordagem marxista para compreensão da evolução capitalista. Em “O Capital”, Marx tem especial atenção com a problemática da introdução das máquinas no processo produtivo4. Dois fenômenos têm ensejo com a introdução de máquinas: a) a criação de um exército industrial de reserva (freio para o aumento dos salários) e b) subsunção do trabalho ao capital, ou seja, o ritmo da atividade laboral deixa de ser comandado pelo labor humano e passa a ser ditado pela máquina, uma inversão do capital. A concorrência intercapitalistas os empurra à crescente substituição do trabalho humano (origem única e exclusiva da criação de valor) pelas máquinas. O resultado final desse processo consiste no estreitamento das margens de lucro até a ruptura do padrão de acumulação. Assentado numa espécie dialética inversa hegeliana, Marx concebe nessa trajetória a força intrinsecamente destruidora do capitalismo. Ainda que tratado com sarcasmo por sérios estudiosos, a recente crise econômica, surgida das extravagâncias financeiras, assemelha-se a armas de destruição em massa que, no caso, dilapidou a riqueza e reduziu e continuará reduzindo as possibilidades de crescimento econômico futuro.

A leitura de Marx exige cautela. Muitos maus leitores escorregam para a fácil interpretação de que o autor culpava o sistema econômico por todos os pecados sobre a terra o que é, evidentemente, uma tremenda injustiça com o pensador. Em parceria com Engels, Marx produziu um dos mais belos elogios ao capitalismo no Manifesto Comunista.

O leitor já dever ter se apercebido de que o tema aqui tratado versa sobre a riqueza, sua formação e expansão; das pessoas, empresas e nações. Para completar esse quadro resgato o último autor e, talvez, aquele que mais me influenciou na forma como trato os multivariados assuntos que vez por outra me ponho a analisar: Schumpeter, que em 1911 publica “A Teoria do Desenvolvimento Econômico”. No capítulo “o fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico’, traz uma das mais brilhantes interpretações para a dinâmica da atividade econômica a figura do empresário inovador. Caracteriza-o como que possuído por um espírito selvagem imbuído de oferecer ao mercado novos produtos, surgidos de combinações dos fatores de produção mais eficientes. Schumpeter internaliza a inovação e a tecnologia na natureza econômica considerada, até então, uma externalidade. É dele a frase: “o vento perene da destruição criativa” para descrever das inovações e as rupturas por elas causadas na irregular trajetória do ciclo econômico (esse último também outro tema de sua imediata preocupação e onde trouxe relevante contribuição).

Aqui cessa o resumo teórico econômico e inicia-se o conteúdo que intitula a análise. A história da riqueza do café foi magistralmente costurada pelo historiador Afonso d’Escragnolle Taunay no clássico: “Pequena história do Café no Brasil”, livro de 1943, referência ímpar para todos aqueles que se interessam e vierem a se interessar pelo produto e pelo agronegócio que aqui se estabeleceu de forma tão virtuosa e que terá em breve um merecido relançamento em edição artesanal e de luxo. Aguardem...

Também entre nós, impossível desconsiderar a monumental contribuição oriunda do clássico estudo “O Problema do Café no Brasil” do emérito prof. Delfim Netto, no qual demonstra que as principais diretrizes de política econômica estabelecidas teoricamente por Keynes, visando superar a recessão iniciada em 1929, compunham o eixo de ação dos convênios de defesa do café criados a partir de 1906 com a formulação do “Acordo de Taubaté.

Em 15/04/20115 tive a honra de participar de mais um capítulo da construção da riqueza do café: o dia de campo sobre terraceamento de café na montanha técnica introduzida nos cafezais da mais que centenária Faz. Recreio de São Sebastião do Paraíso/SP, pelo Eng. Agr. Diogo Dias Teixeira de Macedo seu proprietário e administrador6. Responsável pela centésima décima oitava colheita de café7 da fazenda é um dos maiores colecionadores de prêmios de qualidade pelo Bourbon Amarelo obtido de suas lavouras. Também, possui marca de café de café gourmet preparado com a fina flor de seus selecionadíssimos grãos.

O sistema produtivo denominado cafeicultura de montanha anda a padecer. Os elevados custos da mão de obra necessária para conduzir o manejo agronômico e a realização da colheita manual, implicam em pesados desembolsos, conduzindo esse sistema ao limite da inviabilidade econômica. A adoção do terraceamento em cafezais já implantados demonstra a ousadia na introdução da inovação (espírito animal), com vistas a obter os ganhos de produtividade do trabalho, por meio da mecanização parcial e provavelmente integral dos talhões terraceados, necessários na viabilização econômica da cafeicultura na montanha.

Ao abrir as porteiras de sua propriedade à realização do dia de campo e para lá acorrerem mais de 70 participantes, comprova o elevadíssimo interesse em disseminar a informação e disseminar igual êxito para uma porção maior de cafeicultores em situação de montanha8. As demonstrações do emprego de máquinas9 para a realização de diversas tarefas do manejo agronômico da lavoura é o atestado de que a cafeicultura de montanha pode ser tão competitiva quanto aquela desenvolvida nos planaltos, com a vantagem de continuar a oferecer uma bebida única e imensamente desejada aqui e lá fora.

O dia 15/04/2011 fica registrado como um dos mais relevantes acontecimentos para a construção de nova riqueza na cafeicultura. Os ganhos de produtividade dos fatores produtivos alocados a partir da adoção dos terraços serão formidáveis e isso se traduz como salientou Smith, em mais riqueza. Aliando-se essa nova riqueza com as novas exigências de sustentabilidade sócio-ambiental, temos diante de nós a verdadeira cafeicultura competitiva do século 21.

1 O conceito de equilíbrio geral também cunhado por Smith deriva da física mecânica newtoniana.

2 Tivemos outras importantes contribuições como de Robert Owen considerado o pai do cooperativismo.

3 Nesse aspecto o autor considerava que a escravidão na porção sul do país era uma ameaça permanente para a estrutura republicana.

4 A obra é composta por 4 volumes e não tenho a pretensão de aqui esgotar esse pensamento. Apenas me apropriei daquilo que é de interesse para a evolução dessa análise que quer explicar a riqueza do café.

5 O mérito da articulação desse encontro deve também ser creditado ao esforço e empenho da Rede Peabirus – Comunidade do Manejo da Lavoura Cafeeira (www.peabirus.com.br), gerenciado pelo amigo e pesquisador Sérgio Pereira Parreiras. Esse foi o primeiro encontro presencial na historia cafeeira, surgido a partir do interesse mútuo de seus membros, cumprindo na prática seu objetivo o de compartilhar.

6 A inovação foi primeiramente implementada por jovens cafeicultores de Caconde/SP que observaram uma muito boa resposta de linhas de café em que houve a necessidade de construir terraços. A tecnologia permaneceu na prateleira até que o Eng.Agr. Diogo Macedo resolveu implantá-la em larga escala como está a acontecer nesse momento.

7 Haverá alguém que aqui duvide que essa epopéia familiar (118 colheitas) somente se mantém como está devido à religiosíssima ética do trabalho conforme estabelecida pelos reformadores protestantes.

8 Essa liberdade no trânsito de informações e a livre associação dos indivíduos causariam imensa surpresa a Tocqueville, pois nisso, certamente, reconheceria as sementes de uma sociedade mais evoluída que a sua.

9 É desnecessário recordar o papel da introdução das máquinas delineado por Marx.



Celso Luis Rodrigues Vegro

Eng. Agr., MS Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Pesquisador Científico do IEA

celvegro@iea.sp.gov.br

Carta Aberta da Sincal: Os recursos do Funcafé não foram usados pelos agentes financeiros Por: Armando Matielli

Por: Armando Matielli

A Sincal (Associação Nacional dos Sindicatos Rurais das Regiões Produtoras de Café e Leite) está preocupada que não ocorra uma liberação dos estoques, de maneira irracional, que venha acarretar queda de preços de café, principalmente agora, na “boca da safra”.

Além disso, a Sincal lembra que se tivéssemos feito política de regulagem de fluxo, financiando os cafeicultores com recursos do Funcafé em 2010, o Brasil e a cafeicultura teriam, com certeza, um resultado expressivo no aumento de preços do café, pois, o aumento somente passou a ocorrer de novembro de 2010 em diante, alcançando os atuais R$ 550,00 a saca de café de boa qualidade.

Assim, os cafeicultores acabaram, a sua maioria, vendendo a safra de 2010 na faixa de R$ 280,00 a R$ 290,00, ou seja, aproximadamente pela metade do preço.

Tínhamos dinheiro do Funcafé para exercer tal procedimento, mas infelizmente esses recursos não foram utilizados pelos agentes financeiros, como o Banco do Brasil e as “credis” (Bancoob). Sabemos que muitas cooperativas de crédito (“credis” e Banco do Brasil) retornaram as verbas do Funcafé, numa atitude antipatriótica e lesiva aos cafeicultores e ao país.

Com uma gestão profissional e incisiva, no sentido da obrigatoriedade da aplicação desses recursos, teríamos, com certeza, um aumento de preços no período de maio a setembro, em plena colheita de 2010. Portanto, a Sincal adverte aos cafeicultores e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que adote uma gestão profissional e condizente com as necessidades da cafeicultura.

Para confirmar essa ridícula média de preços que os cafeicultores receberam, na faixa dos R$ 280,00 a R$ 290,00 em 2010, basta consultar as cooperativas de cafeicultores.

A Sincal, em nome dos cafeicultores, espera providências do Ministério da Agricultura para estocagem, através dos agentes financeiros citados.

Caso os mesmos não venham exercitar tal procedimento, essa verba do Funcafé para estocagem deverá ser repassada às cooperativas do setor, na obrigatoriedade da regulagem do fluxo.

Sabemos que a lei de mercado da oferta e da procura é determinante na formação de preços, mas a regulagem do fluxo é muito mais incisiva do que o exposto.

Armando Matielli é presidente executivo da Sincal



Fonte: Coffee break | Comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira