Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Escancarando a rotulagem

Escancarando a rotulagem


Nesta semana muito esta se discutindo sobre a rotulação do café. Não vejo mal nenhum em dar essa informação a mais para o consumidor ,e um direito do mesmo, a não ser que as industrias tem algo a esconder.
Os blends de café usando o café canephora foi a saída que as indústrias encontraram para diminuir o custo final do produto, esse tipo de café rende mais na hora da torra, enquanto um saco de 60 kg de arábica rende a media de 48 kg de café torrado, o conilon na media rende 50 kg de café, e da aquilo que alguns consumidores chamam de tinta, que no café arábica puro realmente é menor.
Nos últimos anos desde o governo de Fernando Henrique e depois do Luis Inácio da Silva vimos uma escalada no salário mínimo que saiu da casa dos $70 dólares para o atual que chega à casa do $262 dólares. Esse aumento de renda per capta no Brasil alavancou a nossa economia como um todo onde batemos recordes de produção de carros, carne, soja, milho, algodão, roupas, vende-se tudo a mais no Brasil. Lógico que também iríamos vender mais café torrado também, é a segunda bebida mais consumida no Brasil perdendo só pra água.
Esta semana vi comentários que o café aumentou sua venda de café torrado porque colocou no blend o café conilon, será que ficaram todos cegos, o recorde de café torrado vendido no Brasil se deu por causa da melhoria da economia, quem, que não quer ver isso, é uma questão de lógica, o consumo maior é porque tem mais dinheiro para se consumir, consome-se mais café porque é uma bebida tradicional do brasileiro, quando chega uma visita oferece-se logo um cafezinho.
A economia mundial cresceu muito nestes últimos anos, dando uma trégua com essa crise que se iniciou o ano passado, mas segundo a OIC o consumo do café continua crescendo, e vai continuar assim. Temos muitos mercado inexploradas para atingir.
O consumo segundo a entidade OIC cresce a uma razão de 2.4% ao ano, se torramos 130 milhões de sacas de café ao ano teremos um crescimento a uma razão de 3.12 milhões de sacas ao ano, em 10 anos teremos um acréscimo de 31.2 milhões de sacas de café em 20 anos serão 62.4 milhões de sacas, isso se não cairmos na graça do consumidor chinês.
Com o aquecimento global, o aumentando de áreas dedicadas ao plantio de cana para se fazer etanol, uma tecnologia que ira se espalhar pelo mundo .
Onde iremos encontrar terras o suficiente para a produção de café, para agüentar um aumento de consumo desses?
Quando chegam visitas em minha casa e toma o café que ofereço logo querem saber que café que é, e respondo meu café é 100% arábica de bebida dura pra melhor, e me perguntam onde encontraria um café parecido pra comprarem, respondo é difícil, as marcas não tem interesse de fazer um café melhor para o consumidor.
Concluindo o consumo aumentou porque existe mais dinheiro no mercado para comprar café e pronto, dar essa conotação para o café conilon seria encher a bola deste tipo de café demais para meu gosto.
O consumidor bem informado vai preferir um café de qualidade superior, também terá mercado para os cafés blendados existe consumidor para todos os gostos.

Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com
MANHUAÇU MG 05/10/09
É o Bem contra o Mal

A batalha épica do bem contra o mal, ou o mal contra o bem, já faz parte de nossa historia, é bíblico, e em várias passagens, vemos isto o tempo todo no nosso cotidiano.
A reação do MST contra uma Cpi mostrando sua força de lobby e que este infiltrado dentro do governo, fica nídito quando parlamentares recuam, para formar a sua Cpi.
Ameaçaram a sociedade com outra Cpi, a das cooperativas, e cooperativas de créditos, onde pessoas envolvidas se movimentaram e conseguiram jogar uma balde de água fria impedindo a formação da mesma. Neste caso tenho que ficar do lado do Mst se existe alguma falcatrua, que se investigue as cooperativas , o dinheiro que ali está pertence aos impostos pago pela população e deve servir para a população que precise desta forma de financiamento, agora parar uma CPI contra o MST por essa causa isto é um absurdo.Queremos por as coisas nos pratos limpos , nós que somos prejudicados temos o direito e o dever de cobrar uma postura digna de quem foi eleito pela vontade popular e irá passar por esse processo dentre mais alguns meses.
Este movimento que arrasta uma montanha de pessoas que ficam amontoadas em beira de estradas , sem saneamento básico sem médicos são manipulados ,ficam simplesmente se embebedando,usando drogas e se prostituindo, esperando uma ordem de dirigentes malucos para invadir e depredar patrimônio publico e/ou particular. Só chamam atenção por sua violência e quando acontece de ser sair fora do controle os produtores são crucificados em praça publica.
Esta semana saiu novos dados do Ibge sobre o senso agropecuário de 2.006 onde mostra claramente que o produtor corre e sempre correra atrás de sua produtividade, não precisamos de leis para aumentar a nossa produtividade estamos mesmo faltando uma política agrícola a altura somos o espelho do mundo na área agrícola.
A opinião publica sabe que esta historia de reforma agrária nos moldes do século que já se passou há muito tempo não faz o menor sentido. A reforma da forma exposta da foice e do martelo só existe hoje na cabeça de revolucionários démodé, nem nos paises de origens deu certo a corrupção lá era é maior do que a de cá.
A China ataca o mundo ferozmente com seus produtos tentando correr atrás do tempo perdido para colocar sua população no mundo globalizado.
Os habitantes que ficaram no campo, 50% deles sonham com o mundo colorido dos anúncios, e da televisão, dos grandes centros, portanto a concentrarão de terra é e continuará sendo inevitável.
A opinião publica não se interessa mais por este tipo de assunto como a reforma agrária porque sabe que nós produtores desempenhamos nosso trabalho com amor e dedicação, não lhes falta nada nos centros urbanos, onde para eles buscar nas lojas uma sacola de arroz ou feijão açúcar, lata de óleo, carne, leite os encontra a sua disposição, Nós produtores estamos 100% do tempo proporcionando uma vida mais saudável para a população como um todo o fartura que proporcionamos é responsável por um superávit de 36 bilhões de reais, alcançado em ano de crise, que devera ser bem superior ano que vem que saímos da marolinha. este dinheiro daria pra comprar simplesmente 1.2 milhões de carros populares no valor de R$30.000,00 reais cada.nossa fartura vai para o mundo em exportações que batem recordes mês a mês.
Queremos ser respeitados, essa nova lei do índice de produtividade serviria só pra piorar a situação, trazer intranqüilidade e insegurança.
Somos pessoas do bem e não queremos passar para o outro lado simplesmente por causa de uma lei sem propósito.
É o Bem contra o Mal... E você de que lado esta?


wagner pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com
.MANHUAÇU MG 05/10/09