Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

José Sette (OIC): mesmo que a safra brasileira seja maior que esperada não haverá excesso de café

\"A OIC tem quatro objetivos básicos em sua atuação. O primeiro é servir como fórum de cooperação internacional entre os países que exportam e importam café. Temos um quadro de membros que representa cerca de 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo mundial.\"

\"Fazemos um trabalho para promover a transparência do mercado internacional de café através do fornecimento de estatísticas.\"

\"Trabalhamos para fazer um setor cafeeiro sustentável no longo prazo por meio de varias iniciativas.\"

\"O Encafé sempre foi um evento dos mais importantes na cafeicultura brasileira, e até mundial. Sempre foi um fórum de debates sobre as grandes questões que afligem a cafeicultura nacional. Um bom exemplo é a questão da IN 16.\"

\"A IN 16 trata-se de uma iniciativa pioneira no mundo. Acompanharemos a evolução com muito interesse.\"

\"Os fundamentos do mercado são muito favoráveis à firmeza de preços. Ao mesmo tempo estamos vendo um fluxo de grandes capitais especulativos para as commodities em geral. Com isso fica difícil separar o que é fundamento e especulação.\"

\"Os fundamentos devem ser favoráveis para o mercado de café por pelo menos um ano.\"

\"Sabemos que o número da safra brasileira é uma grande incógnita e sujeito a grandes controvérsias. Com a evolução do tempo teremos ideia melhor da safra brasileira que será fundamental para cobrir os atuais problemas com café arábica.\"

\"Certamente em 2011 haverá queda de produção, pela bienalidade baixa e qualquer que seja a produção, terá que suprir a necessidade por dois anos para frente.\"

\"Continuo a acreditar que mesmo que a safra brasileira seja maior que esperada, ainda não haverá excesso de café.\"

Fonte: Cafépoint

BARRIGA CHEIA, GOIABA TEM BICHO!!!!

BARRIGA CHEIA, GOIABA TEM BICHO!!!!

Felizmente após mais de 8 anos de vendas ininterruptas de sacas de café abaixo do custo por parte do produtor, o ano de 2010 trouxe algum alento para a tão sofrida classe cafeicultora, os preços melhoraram permitindo ao produtor (aqueles que tinham café para vender) quitar pelo menos as contas do ano. Uma nova esperança se abre no coração daqueles que amam esta lavoura, que mesmo pagando de seu próprio bolso e acumulando dividas conseguiram manter os pés de café em produção. Entretanto, não podemos cair nas mesmas armadilhas de outros tempos, pois, por mais que alguns se mostrem amigos dos cafeicultores na verdade não passam de verdadeiros parasitas (SANGUE-SUGAS), que acumularam verdadeiras fortunas em cima do suor do produtor rural nestes anos de crise.

Como explicar que de uma hora para outra os nossos cafés naturais se tornaram tão bons a ponto de concorrer com os lavados da Colômbia?

Como explicar que de repente nossos café lavados possam ser negociados na bolsa de NY, coisa inimaginável há anos atrás?

Como explicar que agora o representante do MAPA (Bertone), tenha coragem de aparecer em um debate, sobre a cafeicultura?

Muitos analistas, experts no assunto, inventarão teorias para estes questionamentos, mas nós cafeicultores sabemos que a resposta é muito simples:

“NÃO VAI FALTAR CAFÉ NO MUNDO, JÁ ESTA FALTANDO CAFÉ NO MUNDO”

“A SITUAÇÃO CLIMÁTICA NA COLOMBIA E CENTRAIS PROVOCOU ALGO INÉDITO PARA OS CAFEZAIS DESTAS REGIÕES, AS DOENÇAS FUNGICAS, QUE ESTÃO LEVANDO AS LAVOURAS DE EITO”

“ESTA FALTANDO CAFEICULTOR, PRINCIPALMENTE NO BRASIL, POIS OS FILHOS E NETOS DAQUELES QUE PASSARAM POR ESTA CRISE, PREFEREM ARRENDAR SUAS FAZENDAS PARA AS USINAS DE CANA DE AÇUCAR (SUL DE MINAS, SÃO PAULO) E GRANDES PLANTADORES DE GRÃOS (CERRADO MINEIRO, BAHIA)”

Esta situação colocou o mercado de café em alerta total, ascenderam a luz VERMELHA, mas acredito ser tarde demais, pois aqueles que ficaram na atividade só aguardam mais uma ou duas safras bem vendidas para sair da atividade. Isso vai acontecer, pois sabemos que novas crises virão, pois não temos o mínimo de planejamento, não temos política cafeeira, não temos pessoas capacitadas para tocar este barco. Temos sim, um EXCESSO DE POLITICAGEM E MALANDRAGEM dentro do agronegócio café, partindo desde o produtor, passando pelos atravessadores, exportadores e importadores, que nestes 8 anos “chuparam até os ossos do pobre cafeicultor”.

Assim, caros amigos cafeicultores, não se iludam com promessas de que devemos plantar mais café, pois chegou a hora do Brasil dominar o mercado internacional, não se iludam com Brasileiros sendo indicados para OIC, não se iludam com estes falsos plantios que a rede bobo nos mostra todos os dias, lembrem que ate pouco tempo estávamos jogados ao nada.
Cuidem daquilo que vocês possuem, façam produzir o Máximo com o mínimo para que possam sair das dívidas e serem donos de seu café e de sua vida.

CAFÉ NÃO SE PRODUZ DENTRO DE ARMAZÉNS, VAMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA.

FOI PRECISO NOS QUEBRAREM PARA RECONHECER QUE SOMOS O ELO MAIS IMPORTANTE DA CADEIA, VAMOS MOSTRAR QUEM VAI MANDAR DAQUI PARA FRENTE, NÃO AUMENTEM SUAS ÁREAS, VAMOS MANTER NOSSA PRODUÇÃO, FAÇA VALER SEU PRODUTO E SUA DIGNIDADE, CHEGOU A NOSSA HORA CAFEICULTOR!!!!

Silvio Marcos Altrão Nisizaki
Diretor de Café do Sindicato Rural de Coromandel/MG
SINCAL

CHUVA EM MINAS GERAIS

REGIÃO SUDESTE

18/01/2011 - Terça-Feira
NUBLADO A ENCOBERTO COM CHUVA EM MINAS GERAIS. CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO PASSANDO A NUBLADO COM POSSIBILIDADE DE CHUVAS ISOLADAS NO ESPÍRITO SANTO. PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA E TROVOADAS NO RIO DE JANEIRO. NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA E TROVOADAS, POR VEZES FORTE EM SÃO PAULO.
Temperatura max.: 37 °C min.: 14 °C

19/01/2011 - Quarta-Feira
NUBLADO COM CHUVAS ESPARSAS EM MINAS GERAIS. CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO PASSANDO A NUBLADO COM CHUVAS ISOLADAS NO RIO DE JANEIRO E POSSIBILIDADE NO ESPÍRITO SANTO. NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA E TROVOADAS, POR VEZES FORTE EM SÃO PAULO.
Temperatura max.: 37 °C min.: 14 °C

20/01/2011 - Quinta-Feira
NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA EM MINAS GERAIS E EM SÃO PAULO, ONDE HÁ POSSIBILIDADE DE CHUVA FORTE EM PONTOS ISOLADOS. CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO PASSANDO A NUBLADO COM CHUVAS ISOLADAS NO RIO DE JANEIRO E POSSIBILIDADE NO ESPÍRITO SANTO.
Temperatura max.: 37 °C min.: 16 °C

21/01/2011 - Sexta-Feira
PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA NO SUL E TRIÂNGULO DE MINAS GERAIS E POR VEZES FORTE EM SÃO PAULO. DEMAIS REGIÕES MINEIRAS, PARCIALMENTE NUBLADO. PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS NO FINAL DO PERÍODO NO RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO.
Temperatura max.: 37 °C min.: 15 °C