Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A desconfiança paira no ar

A desconfiança paira no ar


A semana começa com ar de desconfiança. Na semana passada a ICE bolsa de comodities de Nova Iorque que rege os preços do nosso café mostrou isso claramente, apesar do fechamento semanal no azul teve altos e baixos durante a semana , começou no feriado com uma alta expressiva e fechou a semana com ares pessimista.
De longe, como estamos à sensação que temos que a divisão não esta mais entre comprados e vendidos, mas sim em confiantes e desconfiados. A industria começa a por suas barbinhas de molho e aceitar um suporte a preços maiores na ICE , que ficaria na casa dos 130.00 cents de dólar por libra peso que a alguns meses atrás ficaria em 120.00 cents de dólar por libra peso trazendo assim um suporte não só técnico mas também físico pra bolsa.
A florada no Brasil esta refletindo no campo o que vivemos no ano passado, com a crise tivemos falta de empréstimos, foram feitas menos Cpr, e qualquer tipo de financiamentos, por causa desta falta de financiamentos e altos custos de mão-de-obra e insumos tiveram baixíssimo retorno financeiro, ou seja, tivemos um ano onde todos tiraram os tratos culturais vindo de um ciclo de produção de alta uma formula que no final das contas não daria certo como não esta dando, a florada foi fraca, porem maior que a da safra de 2009, mas com certeza menor que a safra de 2.008 a produção ficara no meio do caminho. As noticias que chegam dos paises concorrentes também não são animadoras portanto mais um fato de sustentabilidade para os preços.O momento é aguardar para ver onde isso tudo vai chegar.
As noticias que chegam que a o pulmão do mundo volta a respirar e que a recessão teria acabado soa em bom tom, mas com reservas, pois o desemprego não para de aumentar, ou seja, quem ficou tem que fazer a maquina trabalhar com mesmo rendimento, esta trabalhando mais para subistituir o emprego do parceiro que saiu.
As exportações brasileiras batem recordes mês a mês mostrando força e que não falta estoque. O produtor se prepara pra entregar as opções ao governo , e pede para que ele ,o governo, receba café com chicaras riadas mesmo com deságio ,pois a qualidade deste ano foi realmente um desastre.
Na ICE suporte técnico em 138.00 cents de dólar por libra peso e abaixo disso a 136.90, resistência em 146.00 e 146.90 acima disso céu de brigadeiro ate 154.00 que seria o alvo técnico para o mês de marco de 2010.
Hoje a bolsa começa no azul com 1.65 de alta a 143,60 cents de dólar por libra mês de março, façam suas apostas.
Tenham todos uma boa semana e aproveitem as chuvas para adubar suas lavouras, pois só a chuva não vai garantir sua tulha cheia.

Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com

Manhuaçu Mg 09/11/2009