Páginas

quarta-feira, 5 de março de 2014

12 milhões de sacas de café a menos, o que esperar.

12 milhões de sacas de café a menos, o que esperar.
O mercado cafeeiro teve uma reviravolta nestes últimos dias, onde em um só mês, o de fevereiro, teve uma valorização de nada menos do que 56%. Uma mudança desta e com tal violência só existe explicação no clima, onde as condições não ficaram favoráveis para o cultivo do nosso cafezinho. No mês de novembro passado na rolagem do mês de dezembro para março, onde não houve o rompimento de $1,00 por libra peso, e quando nas ultimas rolagens em toda tendência de baixa iniciado em 2.011 tivemos um rali de baixa, algo parecia fora do tom, parecia uma premissa, mas naquele período ainda não tínhamos nada para nos pegarmos, a não ser, a não quebra do nível psicológico de $1,00 por libra, onde havia projeções inclusive minha de irmos a $0,80 por libra. Logo no inicio do mês de janeiro uma grande trading do mercado, veio com uma nova projeção de safra brasileira para o ano 2.014/2.015, onde segundo esta empresa não teríamos a produção declarada por ela e por 10 em 10 empresas do mercado, onde se projetava uma safra de café brasileiro em torno de 60 milhões de sacas de café, e sim teríamos uma safra em torno de 51 milhões de sacas. Esta declaração trouxe muito frisson ao mercado, pois como uma empresa vem a publica dizer que tinha errado uma bagatela de 15%, onde teoricamente uma estimativa possuiu erro estatístico entre 2% a mais e 2% amenos. Em sua explicação ao mercado ela veio com a teoria de que o cafeeiro tinha se colhido duas safras seguidas de safras grandes, o preço trouxe um menor trato cultural pelo produtor ao cafeeiro, e o preço não remunerativo teria feito que o produtor tomasse a atitude de uma poda mais drástica tirando uma grande parte da lavoura de produção, também trouxe a explicação de que a grande florada vivenciada não teve o seu pegamento pleno. Logicamente o mercado reagiu e os fundos que vinham trazendo uma posição vendida desde o ultimo topo em 2.011, e não vendo grandes possibilidades de lucro na ponta vendedora, e começou a comprar realizando um grande lucro em sua operação. Junto a este movimento em janeiro e fevereiro tivemos uma super. veranico com temperaturas bem acima do normal, e um índice pluviométrico bem abaixo do normal, ou seja, uma tragédia onde a reação imediata dos fundos que estão sempre ávidos aos lucros, realizaram seus lucros na venda e se posicionaram na compra, e deixaram os vendidos numa situação difícil, na ultima rolagem de mês , agora na semana de 20 fevereiro. Bom este resumo acima é para dar inicio a uma discussão para saber onde este mercado tão rápido e volátil pode ir de agora para frente, nos próximos 24 meses. Sabemos que o clima trouxe uma quebra na produção e que esta quebra já é irreversível mesmo que haja chuva de agora para sempre, vamos a alguns dados.
Produção mundial de café por país em milhões de sacas.
                   13/14                14/15
Brasil             57                  (45) estimado
Vietnam         29                    29
 Colômbia       10                    11
Índia                  5                   5,5
Indonésia        11                    10
Peru                4,5                   3,7
Honduras          4                        4
Etiópia             4,7                    4,7
México              4,0                   4,0
Guatemala        2,7                    2,8
Uganda              3,2                   3,5
Outros                18                   17,2
Total                  153,1               140,4
Consumo de café em milhões de sacas
                      13/14                     14/15
Europa              49,6                       50
América do norte 27                        28
Ásia                    33.3                     35
África                     9                          9
América latina         9,3                     9,5
Brasil                   20,1                     20,8
Total                     148,3                  152,3
Nas tabelas acimas vemos que no ultimo ano safra tivemos uma sobra de estoque na razão de 5 milhões de sacas de café na qual foi introduzido aos estoques, e vemos que neste ano safra 2.014/2.015 uma possibilidade de quebra na razão de 12 milhões de sacas. O ano safra 2.015/16 embora esteja cedo para se falar em números , já se sabia de ante mão que seria uma safra brasileira menor, consequentemente mundial também, pelos fatores da bienualidade , tratos culturais inferiores em razão dos baixos preços praticados no mercado, e grande quantidade podas, portanto me arrisco a dizer que teremos duas safras em torno de 45 milhões de sacas ou teremos mais déficit de produção versus consumo que também deve ficar na casa de 12 milhões de sacas ou em 24 meses de 24 milhões se sacas o que vai derrubar os estoques de passagem ao nível mais baixo da historia. O que esperar deste mercado ainda é algo imprevisível, mas com uma única certeza temos espaço para subir bem com estrago desta seca nunca vivenciada por nos. Se a ultima grande alta que tivemos que terminou em 2.011, foi uma quebra em torno de 3 milhões de sacas de café na Colômbia , mas não houve uma diminuição nos estoques, pois Brasil e Vietnã estavam com safras grandes, o que imaginar de uma quebra dessas por causa deste verão brasileiro e que teremos não uma falta de mercadoria , mas uma diminuição nos estoques de passagem, e grande disputa pelo estoque para industrialização, já que a indústria não pode parar . O problema hoje é grande, muito grande, não queria estar na pele dos vendidos, estar na posição comprado ficou tão fácil de ganhar dinheiro quanto chutar um cachorro morto. O preço irá subir com certeza, em uma clara tendência de alta, ou seja, teremos topos e fundos ascendentes, o que significa que teremos correções técnicas e depois iremos subir e romper o antigo topo, ou seja, preços sempre crescentes nos próximos 24 meses. Estes preços melhores trarão uma melhor remuneração de preços e que vai trazer um otimismo ao produtor que andava cabisbaixo, e com isso melhore tratos culturais e se o tempo correr normal sem mais nenhuma anomalia climática, haverá um superávit, o fim desta tendência de alta que se inicia e novamente teremos uma nova tendência de baixa , portanto aos produtores agora aproveitar os ventos a favor para vender café a cada semana com preços melhores do que a semana passada. O dólar que é uma variante a ser analisada neste espaço, já esta em tendência de alta , onde projeções nos mostra que poderemos atingir a casa de R$2,75 até o fim deste ano , o que pode impedir o preço na bolsa ICE em Nova Iorque de atingir topos históricos, mas em real não tenho dúvida de que em real iremos romper as máximas de preços atingida na ultima tendência de alta. O mercado está começando a subir, o que os produtores têm a fazer é curtir esta onda, e aproveitar os preços .
Um bom carnaval a todos e que Deus nos abençoe.
Wagner Pimentel www.cafezinhocomamigos.blogspot.com
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=50701#sthash.ChchHceT.dpuf
Wolthers Douque Cuts Brazil Coffee-Crop Forecast to 47.7m Bags
Bloomberg - Marvin G. Perez

The forecast for 2014 production
compares with a previous est. of 53m bags, Christian Wolthers,
president of the Fort Lauderdale, Florida-based coffee importer,
said today in an e-mailed report.
  * Drought has reduced bean size, and growers cut use of
    fertilizers
  * For 2015 harvest, company sees output at 40m-42m bags
  * Lower branch growth, fewer fruits and too much pruning late
    this season will lower crop potential next year as farmers
    collect the smaller of two harvests in a biennial cycle
  * Stockpiles from last year’s harvest, estimated at 9m bags as
    of Jan., have been sold during the 2014 rally
  * NOTE: Brazil is the world’s largest producer and exporter
  * NOTE: Wolthers has been trading coffee for more than 3
    decades
  * NOTE: Prices for arabica coffee in New York rebounded 65%
    this yr after a 23% slump in 2013
  * NOTE: A Bag weighs 60 kgs, or 132 lbs

Brazil Coffee Weather - Mar 5

SAO PAULO AND MINAS GERAIS

SUMMARY- Mostly dry or a few light showers during the past 24 hours.
Temperatures 81-90F (27-32C).

FORECAST-
TODAY...Mostly dry or a few light showers. Temperatures 81-91F (27-33C).
TONIGHT...Mostly dry conditions or a few light showers. Temperatures 60-69F
(16-21C).
TOMORROW...Scattered showers and thundershowers developing, amounts 0.20-0.75
inch (5-19 mm). Temperatures 78-88F (26-31C).
OUTLOOK...Episodes of scattered showers and thundershowers Friday through
Sunday. Temperatures near to below normal during this period.

BRAZIL COFFEE PROSPECTS...

There is potential of showers and thundershowers later this week and weekend
which could ease stress on developing citrus. Drier weather may return
thereafter.

http://www.reuters.com/article/2014/03/04/us-noble-cofco-idUSBREA230AT20140304

Exclusive: China's COFCO in talks to buy Noble's agribusiness arm-sources


(Reuters) - China's biggest grains trader COFCO Corp is in talks to buy Noble Group Ltd's agribusiness arm in a deal that would value the division at around $1 billion, people familiar with the matter said.
Acquiring the Noble unit would help China develop a powerful agricultural trading house, an entity the country has lacked. Chinese trading firm Unipec is already one of the world's biggest crude oil buyers.
State-backed COFCO, which last week agreed to buy a 51-percent stake in Dutch grain trader Nidera, is conducting due diligence on the Noble unit, said the sources who declined to be identified because the matter is not yet public.
The precise stage of the talks was not clear, the people said, cautioning that a deal may or may not materialize for the unit which trades and processes grains.
Noble shares jumped as much as 8.6 percent to S$1.075, the highest since January 2 after the Reuters story, adding around $450 million in market value. The benchmark Straits Times Index .FTSTI was 0.
Noble Group said in a statement that it was currently engaged in discussions with a consortium over a potential joint venture around its agriculture business, but no binding arrangements had yet been entered into. The Noble statement did not identify COFCO as part of the consortium.
A COFCO spokesman said he was not aware of talks with Noble.
WAVE OF CONSOLIDATION
An acquisition push by state-run COFCO comes after a wave of consolidation in the global agribusiness sector - including deals by Japanese firms to snap up rivals - that has largely passed China by.
The Nidera acquisition is COFCO's first major overseas purchase of a trading house and signals China's ambition to create a global trading company along the lines of Japanese, European and U.S. trading giants.
Last year, Japanese trading house Marubeni Corp (8002.T) agreed to pay $5.6 billion for U.S. grain merchant Gavilon while Glencore (GLEN.L) bought Viterra Inc, Canada's largest grain handler, for $6 billion in 2012.
"Noble has been trying to sell their ags business for a while but we are not sure what COFCO will gain out of it," said an industry analyst in Australia. "The consolidation in the industry has already taken place and it seems like they are trying to get hold of what is available."
Noble is one of Asia's so-called NOW commodity traders, along with Olam International Ltd and Wilmar International Ltd, challenging the ABCD majors - Archer Daniels Midland (ADM.N), Bunge (BG.N), Cargill CARG.UL and (Louis) Dreyfus LOUDR.UL - which dominate grain flows.
Noble, which is 14-percent-owned by sovereign wealth fund China Investment Corp.CIC.UL, trades sugar, coffee and raw materials like iron ore. Its agricultural division is the smallest and generated $15.5 billion revenue last fiscal year, accounting for about 16 percent of the total.
Noble's net profit tumbled 48 percent last fiscal year after its agricultural business swung to an operating loss. But the performance of the unit has improved over the last year.
In 2011, the Hong Kong-based trading house considered listing its agribusiness in an IPO which could have raised $700 million, sources said at the time, but the plan was shelved.
FOOD SECURITY
China is looking for new sources of supplies to ensure food security and meet a growing demand for high-protein products fuelled by rising incomes.
Asked about its M&A intentions previously, COFCO has said that a key strategy is to increase supply sources worldwide to boost food security and also focus on firms that have the network to help export finished and processed food products.
Last week's Nidera deal gives the world's most populous country direct access to South American grain and oilseeds.
"Food security is a number one priority for China and you will see COFCO aggressively pursuing more acquisitions," one person familiar with COFCO's thinking said.
COFCO has already diversified into downstream activities such as milling, soybean crushing and pig breeding. In recent years, it has also expanded into branded foodstuffs, setting up an online platform to sell packaged foods to China's safety conscious food consumers, and marketing high-end products like its Great Wall wine brand, chocolate and edible oils.
Noble's grains and oilseeds operations focus on South America, Europe and Asia. It operates three oil seed processing factories in Asia, and supplies grains, oilseeds, vegetable oil and by-products throughout the region from Singapore.
(Additional reporting by Eveline Danubrata in SINGAPORE and Dominique Patton and Shuping Niu in BEIJING; Editing by Michael FlahertyAmran Abocar and Ed Davies)