Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Mercado do café no topo.

Mercado do café no topo.

O mercado de café novamente vem fazendo topos e fundos acedentes, como postado no dia 6/8/2010 o mercado teria uma grande volatilidade neste fim de mês de agosto quando se aproximaria o dia de chamada para entrega dos contratos vendidos de café na bolsa dia este que seria na próxima segunda feira dia 23/8/2010.
Também tivemos uma alta e volatilidade grande no dia de encerramento das opções dia 13/8/2010 o que também foi postado e visualizado por nós neste espaço.
Bom os alvos técnicos estão sendo atingidos e em seus recuos normais não conseguem descer ao nível mais baixo de seu fundo anterior sempre fazendo uma consolidação de topo e voltando a subir em ciclos que estão fáceis de ser identificados no gráfico.
Os estoques que vem caindo sistematicamente nos relatórios recebidos deverão normalizar assim que o peso da nova safra brasileira comece a entrar no mercado fato que já estamos vendo, mas os estoques de cafés suaves que são os cafés que estaria impulsionando os preços ainda esta longe de ser reposto, pois, a safra dos paises centrais ainda demora alguns meses para começar sua colheita e o temor do efeito climático Lanina (o resfriamento das águas do oceano) que começa a tomar força e normalmente traz uma grande quantidade de chuva para esta região produtora ,que viria na época da colheita deste tipo de café, o que traria prejuízos para os produtores desta região, mas alavancaria ainda mais este mercado.
O próximo alvo técnico seria na casa de 192/193 o que espero que atinja na segunda feira 23/8 e o mercado devera após isto tomar um fôlego.
Analistas de mercado principalmente do mercado de café e operadores de mercado ainda não acreditam nesta alta que esta na cara deles, e se queimam muitas vezes ao comentar que estamos a preços historicamente altos e que o mercado devera fazer uma grande correção, o que eu particularmente não acredito, em uma correção tão áspera quanto se espera, mas ela virá.
A economia mundial globalizada vem trazendo uma nova geração de consumidores, consumidores que não consumiam simplesmente pelo fato de não possuir condições financeiras para faze lo, e não por que não queriam ,ou não conheciam determinados produtos.
Tecnicamente existem duas formas de se acabar com uma crise, uma delas seria uma grande recessão mundial, e a segunda delas e preferida pelos governantes, pois ninguém gostaria de ficar na historia por ser o político da catástrofe econômica, que seria o aumento da produção. O aumento de produção traz com ela o aumento do consumo que traz mais empregos e impostos movimento todo elo da economia portanto o mais viável no momento.
A primeira hipótese passaria por um processo parecido o que governo Collor teria feito no Brasil enxugando a grande quantidade de dinheiro circulante no mundo sem lastro, pois, se imagina que exista 10 vezes mais dinheiro circulante do que todo o PIB mundial que ficaria na casa dos 60 trilhões de dólares, o que os grandes detentores deste capital com certeza não gostariam nem um pouco desta idéia, então o que fazer seria colocar esta massa financeira trabalhando na produção e aumentando a massa salarial no mundo para aumentar o consumo e é o que estamos vendo acontecer e veremos com mais intensidade durante esta década.
O café por ter ficado com preços ridículos a mais de uma década e não acompanhando a alta do custo de produção, não teve um aumento significativo de produção, o que agora nesta nova sociedade de consumo que aparece no mercado estaria sem estoques e a mercê de especuladores o que estamos assistindo acontecer nas bolsas.
O mercado devera continuar a subir ate esta nova realidade for entendida e que os produtores têm o direito de produzir e ter lucro com sua atividade produtora para também estar no meio da sociedade de consumo.O não investimento na área produtora continuará dando sustentabilidade aos preços.
Alguns analistas acreditam que a alta é passageira que não existe falta de café, e que a alta simplesmente seria por que o café suave de alta qualidade estaria escasso, mas analisando as exportações de café dos paises produtores verificamos que a falta do café de qualidade foi substituída por cafés inferiores onde às exportações continuaram com o mesmo tamanho, mas os estoques continuam caindo o que nos leva crer que o consumo estaria aumentando e o os preços deverão continuar a subir.
A safra no Brasil estaria chegando ao fim de seus trabalhos, a comercialização em algumas regiões estão mais atrasadas e em outras mais adiantadas como na Zona da Mata mineira e no Espírito Santo onde estima se que entre 50% e 60% já teriam saído das propriedades e já estaria comercializadas, o fato da alta dos preços fará com que a safra seja comercializada mais rápida este ano.
O trade da CRP corretora iniciado na segunda feira ultima a 178.2 foi realizado em 50% com lucro na sexta feira a 184.2 e agora seguimos com 50% da posição com a estratégia de subir stop ao nível mais baixo da segunda candle anterior do gráfico de 15 minutos tentando acertar o maior preço possível antes do recuo.
Tenham toda uma boa semana e que Deus os abençoe
Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com