Colômbia: produção da temporada deve superar projeção inicial e ficar perto de 11 milhões de sacas
Durante a maior feira de cafés da América Latina, a Expoespeciales, que se realiza em Bogotá, na Colômbia, o diretor de Comunicações e Mercados da Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia), Luis Fernando Samper, ressaltou o avanço e a consolidação da produção dos cafés gourmet no país. Ao longo do evento, ele ressaltou que "a Federação ampliou seu recorde em exportações de cafés especiais. Até esta semana havia embarcado 1 milhão de sacas e esperamos que, ao final de 2013, a Federacafe tenha registrado a remessa de 1,2 milhão de sacas ao exterior", disse.
Ele ressaltou que "é satisfatório que os segmentos que mias crescem sejam aqueles de maior valor, as receitas demonstram que o segmento de cafés especiais ou de café premium está crescendo a taxas de 8%." A Expoespeciales reúne o setor cafeeiro em torno da qualidade e sustentabilidade do café até o próximo domingo, com uma ampla oferta de expositores, agenda acadêmica e de entretenimento. "O que estamos buscando aqui é ter canais de acesso aos clientes, aos consumidores para que vejam a diversidade de cafés que existem na Colômbia, a diversidade dos modos de preparo e as formas de aumentarmos o valor agregado dos cafés locais", disse Samper.
Para as condições voláteis do setor cafeeiro, o dirigente assegurou que os números começam a aumentar. "Vamos superar amplamente as 10 milhões de sacas que haviam sido previstas originalmente para este ano. Poderemos ter uma produção entre 10,5 e 11 milhões de sacas", ressaltou.
Para Samper, essa maior produção está associada ao "grande esforço em renovação produtiva realizada ao longo dos últimos anos. Já temos 58% das variedades resistentes às ferrugem do colmo, mais de 70% das lavouras estão tecnificadas e nos últimos cinco anos foram plantados mais de 700 milhões de novas árvores de café", complementou, ao ressaltar que isso evidencia um alívio para a receita de pequenos, médios e grandes produtores do país.
A Expoespeciales se mostram presentes produtores das principais regiões cafeeiras da Colômbia, que vão expor as tendências desse segmento em um momento de crise, devido ao caro processo de elaboração. Por outro lado, a cafeicultura continua apontando na inovação para lograr a sobrevivência da mais tradicional cultura agrícola colombiana. O país convidado de honra da Expoespeciales neste ano é a Holanda, país em que cada habitante consome, em média, 3,3 xícaras de café, segundo afirmou o embaixador da Colômbia nessa nação européia, Robert van Embden, que ressaltou que a bebida é "o combustível nacional e que fortalece o consumo do café colombiano no mundo". A Expoespeciales acolherá, além disso, a oitava edição do Campeonato Nacional de Barismo, que terá como saldo o conhecimento do representante da Colômbia no Campeonato Mundial de Barismo de 2014, que será realizado no Canadá.