Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

E a BMF, um belo squeeze?

E a BMF, um belo squeeze?
Esta semana o café terá na Bmf o final do contrato de café mês de março e o que poderá acontecer?
Ainda tínhamos esta semana mais de 2.000 contratos em aberto o que significa mais de 200.000 sacas de café tipo 4/5 para ser fixado, sabendo que esta quantidade não esta a disposição dos vendidos, pois quem tem este tipo de café certificado certamente irá especular mais com ele, portanto estamos esperando um descolamento da bolsa de Nova Iorque onde poderemos ter um aumento de negócios por parte dos vendidos, que terão que recomprar suas posições ou rolar, veremos um belo squeeze pela frente.
As noticias que os estoques das cooperativas de café estão diminuindo rapidamente para um patamar extremamente perigoso, mostra que o squeeze pode se transferir para o mercado físico com empresas prorrogando suas entregas o que trará mais gás para o mercado.
Com os diferencias subindo, ou seja, pagando se ágio pelo café a disposição por parte de quem precisa da mercadoria no mercado spot, para continuar com seu comercio sem parar, e sabendo que os contratos foram feitos com diferencias negativos a Ice bolsa de mercadorias de Nova Iorque, ou seja, vendeu se café mais barato, mas muito mais barato do que o mercado se pratica hoje, e sabendo que hoje estes diferencias chegam a ser positivo para alguns tipos de café, o prejuízo deve estar bem amargo.
Os fatos que levaram ao Egito uma mudança de poder e esta ocasionando uma revolução nos países Árabes mostram que a internet veio para ficar e informar a todos e a todos os setores de uma sociedade que a cada dia fica mais ativa e cobradora de seus direitos.
O setor cafeeiro que já foi no passado a maior fonte de renda no Brasil, perdeu sua importância nos anos 70 e final dos 80 quando fomos alijado do poder político do país, e hoje detendo de informações sobre estoques e consumo sabemos que o setor não teria sofrido tanto se tivesse liderança política que realmente estivesse interessada em um setor que emprega oito milhões de pessoas.
O setor precisa se organizar, não adianta fazer discurso para platéia, o setor é importante e tem muito para se avançar.
O mercado subiu quando apareceu um gargalo de café suaves, que são os cafés produzidos pela Colômbia e Centrais, mas os estoques que estão se desmanchando são de todas as qualidades, portanto a alta viria mais cedo ou mais tarde.
O aumento do consumo foi e é o salvador da pátria, mas o que fazer de agora em diante.
Simples organizar, fazer parcerias corrigir os erros e partir para um mercado firme e consolidado não podemos esquecer os tempos bicudos, pois ainda a maioria dos produtores não recebeu o preço alto que o mercado esta pagando, mas será que este preço é alto.
Se corrigirmos hoje as altas de décadas atrás por qualquer índice inflacionário será que o preço que bate a nossa porta ainda não estaria defasado.
Esta semana no Rio Grande do Sul no evento que abre a colheita do arroz, sindicatos, federações, e o próprio governador que também estava no evento se comprometeram em unir força para resolver o problema dos irmãos produtores de arroz, o setor cafeeiro tem que ver o exemplo e unir principalmente agora que o vento esta a favor, pois se não for feito anda agora o mercado novamente tomara conta dos preços e as viúvas virão aos borbotões pedindo arrego, a hora é de união parceria e montar uma estratégia de mercado, precisamos saber o que produz industrializa e exporta, acho que me torno um chato, pois sempre bato na mesma tecla, mas não consigo enxergar futuro sem organização disciplina e conhecimento, fomos salvos no ultimo round vamos aproveitar para não errar, vamos aproveitar que vamos ter lucro e nos fortalecer e não sairmos plantando café sem estudo é tiro no pé isto é suicídio.
Graficamente tivemos uma correção até as medias gerando um dos meus setup preferido a continuação de tendência e devemos ir testar o topo anterior como primeiro alvo.
Vamos aguardar os movimentos do mercado, acredito na continuação da tendência de alta, nada mudou no cenário a não ser que o aperto de café ficou ainda maior e os estoques perigosos.
Uma boa semana a todos e que Deus os abençoe
Wagner Pimentel
WWW.cafezinhocomamigos.blogspot.com