Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

CRB e o café.

CRB e o café.

O índice crb ou crb index, é uma cesta de comodities onde a principal delas é o petróleo.
E o nosso café como o açúcar ouro prata também estão no meio.
Normalmente quando o crb sobe o café também sobe difícil às vezes onde alguma comodities se descola da tendência deste índice.
Em um gráfico postado abaixo deste índice, gráfico desde o ano de 2.005 tem um divisor de águas que foi a crise de 2.008.
A ponta do Iceberg da crise veio à tona o dia em que o governo Busch cometeu a maior barbeiragem deste século e de outros passados da economia mundial, não autorizar o empréstimo que salvaria o banco Leman Brothers, o que provocou uma verdadeira sangria nas bolsas quebradeiras demissões em massas e coisas deste tipo que ficamos acostumados de ver após tal ato deste governo.
O índice CRB como toda economia mundial vivia na época uma euforia generalizada, visto grafico abaixo onde o índice bateu recorde fechando acima da casa dos 48 pontos o que seria o topo histórico do índice.
Antes da crise vemos um gráfico com clara tendência de alta observando a media laranja do gráfico que seria a media de 72 períodos as cotações fazem topos e fundos acedentes e a correção vinha ate a media e voltava a subir, eita media misteriosa esta.
Após o anuncio da quebra do tal banco ponto onde ficou oficialmente instalada a crise houve uma verdadeira corrida aos ativos e todas as bolsas do mundo caíram vertiginosamente, vemos isso no gráfico quando o preço rompe a media de 72 e vem ladeira abaixo até a casa dos 200 pontos. Quando no auge das cotações tínhamos o petróleo na casa dos $145 dólares que veio ladeira abaixo pichando todas as comodities como se o fim do mundo estivesse perto e anjo do apocalipse com as trombetas soando mais forte que as vuvuzelas da copa.
Neste cenário o café estava na casa dos 175.00 cents de dólares por libra com os fundos comprados com mais de 50.000 contratos, os fundos desovaram as trading em ajudaram e o mercado veio bater na casa de 1.00 dólar libra peso para depois fazermos sua correção e chegarmos a hoje com cotação na casa dos 160.00 cents de dólares por libra peso.
A minha grande pergunta, pergunta que não quer se calar, é o seguinte,
Se o governo americano tivesse feito o que a economia da Europa fez recentemente com uma ajuda a Grécia tivesse sido mais rápida e não tivesse deixado o Leman Brothers quebrar.
Qual seria o cenário mundial dos ativos, qual o cenário das comodities, qual o cenário hoje do café?
Gostaria de uma resposta a esta pergunta mesmo sabendo que em economia não existe o “SE”.
O mercado após este acontecimento tomou novos rumos, mercados chamados emergentes passaram a ser extremamente importante como china e Brasil.
Os consumidores destes paises que há alguns anos atrás não teriam condições financeiras para consumir passaram a ter dinheiro para o consumo e a economia mundial mudou seu rumo, hoje já começa a haver recuperação em economias como EUA e Japão e a Europa também se recuperara logo assim espero.
Mas para o café que vínhamos a um fator crescente na razão de 3% ao ano em consumo mundial segundo dados da OIC não diminuiu crescimento por causa da crise e em paises como o Brasil temos para 2.010 um crescimento acima da media na casa de 7% segundo dados divulgados pela ABIC.
Os estoques de passagem de uma safra para outra abaixaram para níveis nunca visto e mesmo com uma safra onde o mercado estaria trabalhando com números de safras na casa de 55 milhões de sacas vimos uma valorização do produto em plena safra brasileira sem nem um fator adverso climático.
O que podemos julgar que a o aumento do consumo interno e externamente que estoques baixos e ainda dependendo de clima para repor os estoques mundias podemos prever que o aperto de oferta continuara e que o cenário para as comodities incluindo nosso café é totalmente favorável.
Bons negócios e tenham uma boa semana

Wagner Pimentel

www.cafezinhocomamigos.blogspot.com