Páginas

sábado, 22 de maio de 2010

Mercado da semana 22/05/2010

Mercado da semana 22/05/2010

Em mais uma semana de turbulência nos mercados por causa da crise que se inicia na Europa onde os ativos despencaram e tivemos dia da semana que nem o ouro a mercadoria mais segura pra se aplicar nos últimos 3.000 anos se sustentou, nosso café teve mais uma semana de baixa fechando a semana a 132.40 com desvalorização de 1.01%, uma desvalorização até modesta de ante a tanta turbulência.
A resistência do café diante a tanta noticia ruim se deve simplesmente pela falta de mercadoria de qualidade em oferta, alguns pessimista acreditam que o café ainda esta super valorizado e que deveria estar abaixo de 120.00 cents de dólar por libra peso, esta semana ouvi comentários de alguns participantes do mercado, que o mercado deveria estar em patamares mais baixos podendo testar um fundo de abaixo de 1.00 dólar por libra peso.
As crises vêm e vão e o homem do campo apaixonado por sua atividade resiste heroicamente, muitas vezes com grandes prejuízos, a todas as especulações e continua colocando dinheiro e café novo no mercado alimentando o ciclo.
A safra nova que se inicia no Brasil maior produtor de café do mundo, não traz boa noticias.
Na Zona da Mata mineira região maior produtora de café descascado do Brasil, sofreu uma seca violenta entre os meses de janeiro a março, época de granação do fruto. Esta seca esta trazendo grandes prejuízos para os produtores que começaram suas colheitas , pois a incidência de grãos chochos e mal granadas é tão absurda que a quebra deste tipo de café descascado fará falta no futuro próximo onde com certeza quem conseguir fazer este tipo de café receberá um belo ágio por este tipo de café.
No sul de minas e região da mogiana paulista o problema foi o excesso de chuvas que trouxe com ela seis floradas o que na hora da colheita traz uma dificuldade a mais e também trará ou melhor continuara o aperto na oferta de café de qualidade, ou seja a safra mal começa e já sabemos que não teremos café de qualidade.Felizes os produtores que conseguirem faze-lo pior pra quem apostou na queda do mercado ou tem compra deste café na carteira pra receber.
O custo do café este ano ficara muito alto por causa da ma qualidade que poderá vir com a safra que se inicia piorando a situação financeira do cafeicultor que há uma década não vê um balanço decentemente no azul.
Tecnicamente o mercado respeitou suporte na casa de 132.00 e uma LTB secundaria.
Segundo suporte na casa 130.70,130. 00 o rompimento com confirmação da casa do 130.00 vai buscar alvos bem abaixo testando 125.00 e 120.00.
A consolidação do cenário de 82 pregões da bolsa de Nova Iorque entre 130 e 140.00 nos mostra que o teste de fundo na casa 130.00 sem rompimento nos dará a oportunidade de compra pra teste do topo anterior na casa de 138.70 ,dando um belo trade de compra contra a tendência.
O dólar como ativo mais procurado nestes períodos de crise mostra uma tendência de alta onde o rompimento da casa R$1,90 com confirmação pode startar uma bela onda 3 de Elliot pra cima buscando o topo anterior na casa de R$2,40 onde poderia alavancar uma alta do café no mercado físico, lógico se ela não vier com uma queda nas cotações na bolsa de Nova Iorque, que tiraria nossa alegria.
A volatilidade continua e para vendedores de café físico aproveitem as altas da bolsa para fazer suas vendas, ou seja, café acima de 135.00 perto de 138.00 seria um bom momento para fazê-lo aproveitando da valorização do dólar.
Uma boa semana de negócios a todos que Deus os abençoe.
Wagner Pimentel