Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Consolidação

Consolidação
O mercado do café esta semana teve uma variação entre uma mínima de 237,20 e uma máxima de 247,35 cents de dólar por libra peso.
Um mercado com muita volatilidade e difícil de trabalhar durante a semana.
No mercado físico o que tem se notado que as grandes casas não estão mostrando interesse de fazer grandes aquisições, comprando da Mao para boca e os produtores por sua vez também não querendo fazer grandes vendas acreditando que o mercado pode ser melhor começam um jogo de gato e rato onde o vendedor tem que vender e comprador têm que comprar, ou seja, sem grandes ganhadores.
Para o produtor o mercado ainda se mostra com bom retorno financeiro mesmo o mercado tendo feito uma correção grande desde maio de 2011, o que o produtor sempre tem que levar em consideração.
No campo da macro economia uma semana e um fim de semana agitado onde o olho do mundo inteiro se volta para Washington D.C, qual será o acordo firmado para que os EUA possam pagar o cartão de credito com o cheque especial e qual será a taxa de juro que pagara para o mercado. Com uma divida humanamente impagável a pergunta não seria se teremos default ou calote, mas sim quando ele virá, pois a divida realmente não tem solução, espero que já tenha partido desta para uma melhor quando isto acontecer não gostaria de viver este momento tenso.
Mesmo em caso de não termos acordo imediato entre os poderosos do mundo não acredito em calote, mas um simples rebaixamento pelas agencias de rating da nota dos EUA seria um desastre. Os grandes fundos que são o que dão sustentação a todas as bolsas do mundo inclusive a do café, e os maiores detentores dos títulos americanos, usam os títulos do governo como garantia e margem para manter suas posições nas bolsas, ou seja, suas garantias não teriam mais o mesmo valor e teriam que se desfazer de uma fez de suas posições, pois as garantias não mais valeriam, portanto seria um grande colapso nas bolsas, não teria dinheiro nem investidores necessários para comprar tudo que estaria à venda, realmente o fim do mundo.
Com todos estes problemas o café se resistiu bem na semana e mesmo fazendo novo fundo o mercado não se mostrou vendedor e na Sexta feira fechou com pequenos ganhos, ao contrário de outras commodities que fecharam com grandes baixas, pode querer dizer que um pull back até as medias não estaria descartado e vamos prestar atenção neste aspecto, pois poderemos ter um trade na ponta compradora, temos indicadores como MACD estocástico e IFR dando reforço a esta teoria, o trade na ponta vendedora foi desfeito na sexta ultima e nova posição será feita na compra se romper com volume 244,00 ou venda se romper 237,20 com volume, o momento é de assistir os poderosos tomar suas decisões, mas se mercado fizer esta correção para as medias teremos alvo para 255,00 na Ice, e o produtor que esta afastado das vendas deveria abrir suas baterias e realizar algum café com preços melhores. O final do contrato de setembro, o contrato mais liquido da bolsa, tem como data base dia 23 agosto de 2011, data onde os participantes do mercado recebem a intimação se vão entregar a mercadoria ou se desfazer das posições, e as opções para 12 de agosto. Estas posições já estão adiantadas e deveremos ter um rali depois de que as posições sejam trocadas, e os últimos ralis que tivemos para o fechamento do contrato de maio e julho foram para baixo e saímos de 311,00 para o fundo desta semana em 317,20, portanto se tivermos esta correção pode realmente ser uma boa fixar alguma coisa de café.
Os fundos segundo a CFTC diluíram suas posições segundo seu ultimo relatório que sai todas as sextas feiras, diminuíram em 2.016 lotes tendo agora 6.781 lotes comprados o que é muito baixo para um rali para cima, vamos ficar atentos.
Uma boa semana a todos e bons negócios.
Wagner Pimentel
WWW.cafezinhocomamigos.blogspot.com