Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Oito milhões de votos

Oito milhões de votos

A safra 2009/2010 esta chegando ao seu final e se aproxima a safra 2010/2011.
Temos estimativas de todo jeito tamanho e gosto, temos estimativas entre 46 milhões e 60 milhões de sacas de café, portanto uma discrepância enorme onde as estratégias para os produtores são totalmente diferentes, estratégias essa de comercialização da safra, pois se colhermos 46 milhões de sacas com os contratos que já estão vendido e que irão se firmar o aperto de mercadoria continuara e não teremos queda no preço durante a safra, mas se colhermos 60 milhões de sacas as estratégias terão que ser outra com certeza.
Uma grande forma de segurar o preço de café continua sendo na forma de opção, que apesar da ultima ter tido alguns contra tempo, para quem conseguiu exercer a opção fez um belo preço pelo seu café.
A próxima safra que chega e ainda não temos nada para poder gerenciar o volume de café ofertado durante colheita, o governo ainda não mostrou nada para nossa próxima safra.
Em um cenário onde temos uma super crise na economia mundial onde quem pode mais chora menos, e em um cenário de produção de 60 milhões de sacas o que vamos fazer com o nosso café.
Será que vamos novamente ter que escoar nossa safra para fazer girar nossa colheita?
Será que nem em um ano de eleição presidencial teremos apoio?
A nossa representatividade com oito milhões de trabalhadores, ou oito milhões de votos não vamos ter apoio?
O produtor de café tem que entender que ele não vai ser bem sucedido se não tiver uma representatividade no governo, temos que ter apoio do governo, não podemos vender nosso café a qualquer preço, e sem um governo do nosso lado, não temos a menor chance perante este mercado, que é regido pela bolsa ICE de Nova Iorque, que movimenta 10 safras brasileiras por ano em seus pregoes, ou seja, 600 milhões de sacas.
O sucesso do produtor moderno não esta só em produtividade, passa pelo mercado futuro em bolsa e financiamento da mercadoria principalmente na hora da colheita.
A cobrança de uma atitude do governo, mostrando nossa força com nossos oito milhões de votos, para uma comercialização melhor para nossa mercadoria o mínimo que temos que fazer.
Vamos cobrar nossos direitos do estatuto da terra que temos o direito de 30% de lucro no mínimo em nossa produção.
Temos o direito de ter lucro!
Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com