Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

O upside do mercado

O upside do mercado

O mercado de café mostrou sua força esta semana, onde todos não acreditavam mais que algo de novo pudesse acontecer o mercado mostra sua força.
O fechamento do café perto da máxima da semana em 162.10 onde a máxima foi 163.05 e a mínima em 145.15 dando 1700 pontos nesta semana depois de ter saído de 134.00 na semana passada, ou seja, fizemos em duas semanas 2.905 pontos, nas duas semanas entre a máxima e a mínima, traduzindo para o real ,o mercado teve um aumento de R$68.00 por saca, isto se a alta da bolsa tivesse sido toda repassada para o mercado físico, que logicamente não foi.
A surpresa da alta se da, pois estaríamos na porta de uma super safra pelo menos é o que diz as estimativas de safra. Esta alta comparada apenas a anos de geada esta assustando o mercado e já não se sabe mais onde isto ira parar, mas segundo a teoria de Down enquanto o mercado tiver força para fazer topos e fundos acedentes devemos acreditar na continuação da tendência.
O motivo da alta se deve pelo estoque brasileiro a níveis muito baixo e a entrada da safra brasileira ter atrasado aliado a uma quebra de qualidade que estamos assistindo em nossas fazendas. A falta de café de qualidade que estava em estagio critico não mudara com o desenrolar da safra brasileira mesmo sendo ano de safra cheia , portanto temos muitas surpresas por vir.
A correlação da investigação da policia federal e receita federal há empresas brasileiras de exportação ainda não fica nítida, mas com certeza a velocidade que a alta veio e é bem provável que ainda tem informações do mercado que não sabemos, e teve ter gato gordo dentro desta tuba.
Na realidade o que estamos vendo é pouca oferta de mercadoria, principalmente de café de qualidade, oferta essa que devera se normalizar nas próximas semanas, quando a safra brasileira se acelerar e as negociações ficarem mais agressivas, mas por enquanto uma grande firmeza no mercado é que estamos vendo e existem mais compradores que vendedores.
A Zona da Mata mineira terá por causa da seca no inicio do ano uma quebra de safra na quantidade e na qualidade este é um fator importante na alta do café, pois sempre começamos a colheita na mossa região antes das outras regiões produtoras e ofertamos café mais rápido o que não esta acontecendo e fazendo que grandes trades sentissem a falta de nosso café. a quebra ainda não estimada em números mais devera ultrapassar a casa dos 20% na Zona da Mata.
A alta na casa dos 20% destas duas semanas trazendo preços esquecidos na memória trouxe para o mercado outros operadores como fundos, bancos, fazendo com o mercado ficasse mais volátil agressivo perigoso e interessante, mas não aconselho os pequenos investidores a se arriscarem neste mercado, pois o prejuízo pode ser grande e dolorido.
Tecnicamente o café hoje fez um boucing ate a 23.6% de fibonacci na mínima do dia em 155.40, local da media movel exponencial de 15 minutos,onde vimos por duas vezes na semana,e depois voltou a subir quando chegou nesta media e marcou nova máxima em 163.05 ,mostrando força e fôlego para subir mais. O desenho gráfico que esta se formando se parece com um mastro bandeira , quando o preço rompe uma congestão e sobe com força depois se lateraliza, portanto a correção esperada pode ser lateral dando a aproximação das medias para depois tomar novo destino.
O trade começado nesta semana, contra tendência me parece neste momento que não devera ser bem sucedido, mas deveremos esperar o desenrolar dos acontecimentos.
A resistência fica em 163.05 que seria topo para este gráfico de setembro depois não consigo enxergar nada que impeça o mercado de subir, a não ser a posição dos fundos de estar sobre comprados suporte em 160.00, 157.5, 156.5, 152.50, espero um recuo pra sair de minha venda com algum lucro, mas a força que o mercado se mostrou nesta sexta feira me deixou apreensivo.
Bom fim de semana a todos e bons negócios, excelente momento para fazer venda no mercado físico e fazer media alta no ano.

Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com