Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Estrela cadente

Estrela cadente


O mercado de café depois de uma bela reação vindo do fundo, fundo este que deve ser ate a safra nova chegar o fundo do poço, mostra nesta quinta feira dia 12 de janeiro uma figura de correção, o que pode trazer nesta sexta feira esta correção com alvo em 222,50 cents de dólar por libra peso.

Dentro dos tamanhos dos movimentos do mercado, onde já descrevi em um artigo neste espaço que se chamou a “Magia dos Mercados”, tivemos um movimento perfeito, o primeiro movimento que tem o tamanho de 2000 pontos na ICE bolsa de mercadorias de Nova Iorque que saiu de 217,00 tinha como alvo 237,00 foi um pouco acima, não se sustentou e caiu logo após fechando em 233,90.

O mercado deve testar amanha a mínima do dia de hoje que seria 231,85 se romper tem alvos mais para baixo.

O mercado já vem há vários dias dentro de uma consolidação de fundo, esta consolidação tem o intervalo de 220,00 a 250,00, portanto o mercado não mostra a direção e ficamos ainda sem poder dar uma direção para onde isto vai dar.

Depois de fazer um topo acima de $3.00 dólares por libra peso no ano passado o mercado veio fazendo topos e fundos descendentes aonde em vários artigos vieram discriminei os alvos, o mercado realmente veio buscando estes alvos, mas uma variante que também vinha fazendo topos e fundos descendentes mudou a direção e deu sustentação ao mercado, fazendo que o físico não caísse como a bolsa caiu.

Esta variante, o dólar, mudou de direção depois de uma canetada do governo e assumiu uma nova direção onde temos alvos em médio prazo acima de R$2,00, vai continuar a dando sustentação ao mercado.

O lado fundamental do mercado teve mudanças de um ano para cá, onde teremos safras maiores nos seus principais produtores, mas não trará o conforto que a indústria deseja, a florada foi boa, mas o pegamento já não foi tão bom assim, e a safra esperada e desejada pelo mercado acima de 55 milhões de sacas com possibilidade de 60 milhões já e descartada por seus participantes e o mercado pode assumir uma tendência de alta.

A demanda e a produção ainda estão com diferencias muitos justos e o mercado mão pode sofrer com nenhum problema climático que pode trazer um novo topo histórico.

O outono brasileiro e começo do verão trouxeram temperaturas a baixo do normal e o consumo que sazonalmente nesta época tem a tendência de diminuir não houve este ano agravando a oferta.

Produtores capitalizados e de férias, diga se de passagem merecidas, depois de 10 anos de sofrimento, faz com que o começo do ano seje apertado às ofertas, deixando a indústria nacional em área de risco e disputando mercadorias com importadores.

A entre safra começa com boas perspectivas para o mercado, aperto de oferta, chuvas na Colômbia, consumo elevado para época no Brasil, e uma estimativa de safra apesar de maior do que do ano passado não satisfaz o mercado nos deixa confiante para preços para os próximos dias.

Vamos aguardar esta correção técnica que devera acontecer a partir de amanha, se não houver realmente mostrara muita firmeza no mercado, para tomada de decisão, deveremos alcançar os preços do ano passado no mercado físico e temos tudo para romper.

Uma boa semana a todos e que Deus os abençoe

Wagner Pimentel

www.cafezinhocomamigos.blogspot.com