Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

2010 para o café

2010 para o café

O ano de 2.010 é um ano que abre uma nova década e fecha uma década de crise, trapalhadas, sofrimento e dividas para o cafeicultor brasileiro principalmente o produtor de café arábica.
O novo ciclo que se começa vem logo no começo mostrando que as dificuldades do setor cafeeiro têm que ser analisadas de forma diferente. A responsabilidade que temos que continuar trabalhando pois temos uma dever social que carregamos uma bagagem de 8 milhões de trabalhadores manuais, um fator social que o governo tem que levar em consideração pelo governo já que é um governo populista e gosta tanto de ajudar aos populares.
Somos os maiores produtores de café arábica do mundo e estamos indo bater de frente em produção de café robusta também onde novas tecnologias foram empregadas viabilizando sua produção, iniciativa que nos produtores de arábica temos muito que nos invejar e espelhar, pois essa cafeicultura patrocinada por um estado de Espírito Santo um estado que esta na vanguarda de cafeicultura.
Perdemos nesta década em faturamento e respeito em âmbito nacional e internacional e ficamos órfãos de pai e mãe não tendo a quem buscar soluções. O patrimônio da cafeicultura não pode se perder e simplesmente e dizer que não há soluções para os problemas , a falta do antigo órgão do café brasileiro extinto em uma canetada pelo então presidente Collor o IBC hoje nos faz falta.Existe a necessidade de pesquisas para termos variedades mais produtivas e resistentes que aumentaria o faturamento e diminuindo custos.O funcafe que vem salvando os produtores precisa de ser amparado pois cafeicultura se pulverizou em pequenos produtores que necessitam de amparo precisamos de mais investimentos.
A política de cambio nacional ovacionada por ser flutuante nos deixa em situação complicada porque desde que foi empregada sua flutuação parece só ter um sentido o de baixa atrapalhando nossas exportações e favorecendo com certeza nossos concorrentes.
A economia mundial após um emprego de capital imensurável no ano de 2.008/2.009 para a salvação da lavoura e sair da crise mostrou resultado em primeiro instante, também com tanto dinheiro, dando uma nova cara para economia mundial não deixando que os mercados viessem à falência, essa melhora nas economias esta fazendo uma valorização das cotações das comodities o que pode e esta se formando uma nova bolha, resta saber quem vai pagar o pato pela impressão de tanto dinheiro.
Bom com tantos desafios pela frente em uma década que se inicia tem o dever de olhar para trás para não cometermos mais tanto erros e pensar que no futuro se não houver uma mobilização dos cafeicultores estamos fadados ao extermínio ou tomarmos uma bebida parecida com café que a indústria prontamente oferecerá para seus consumidores destas que existem no mercado do tipo bebida Láctea.
Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com
Manhuaçu MG 11/01/2010