Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Vamos surfar esta onda.

Vamos surfar esta onda.

O mercado do café vem em uma grande tendência de alta desde junho de 2010, de onde o preço saiu de 130,00 cents de dólar por libra peso ate os níveis que estão agora na casa de 288,00 para o mês de maio e 291,00 para o mês de julho.
Considerando que podemos tentar analisar o mercado através de ondas a saída do preço e baixo até o seu primeiro recuo a média de phi ao cubo teríamos a onda 1 e a onda 2 o recuo observado em outubro, o movimento a seguir abriu uma bela onda 3 do gráfico semanal onde o rompimento de 2,00 dólares por libra peso configurou esta onda que terminou em 296,65 para o gráfico de maio e 298,15 para o gráfico de julho.
O rompimento de 2,00 por libra peso considerado por muitos algo que seria impossível de acontecer, aconteceu e estamos muito próximos dos 3,00 por libra peso, o que seria a algum tempo atrás inimaginável.
A correção técnica que tivemos depois do topo de 296,65 jogando o preço a beijar a media de phi ao cubo seria uma onda 4 deste movimento também considerada normal, após este movimento o mercado veio com muita força em busca do topo anterior e seu rompimento configura a onda 5 onde é esta onda que teremos que aprender a surfá-la.
Este movimento após o rompimento tem como alvo principal 3,83 cents de dólar por liba peso e podemos esperar este alvo em um movimento de 21 semanas para que o preço faça um movimento de simetria perfeita.
Esta nova onda vem de encontro com a safra nova que começa no Brasil nas regiões mais quentes logo após o feriado da semana santa e se intensifica no meio do mês de maio, portanto um novo ciclo se inicia.
O gráfico do mês de maio para a Ice de Nova Iorque, bolsa que regula as cotações do preço físico para o mercado cafeeiro no mundo, tem seu primeiro dia de chamada de entrega para o dia 20 de abril próxima quarta feira onde esta alta que estamos visualizando nas telas se refere à rolagem de posições para o próximo mês que seria julho de 2.011, que traz o final da safra 2.010 e recomeça também um novo ciclo que seria a safra 2.011.
Fazendo um balanço rápido deste ciclo que se termina ele nos traz informações necessárias para poder julgar que o próximo que não devera ser diferente do que este que esta terminando, a tendência de alta permanece com alvo principal em 3,83 cents de dólar.
O lado fundamental do mercado devera se agravar este ano onde a disputa pelo café brasileiro devera se intensificar, pois somos os únicos que teremos a disposição do mercado matéria prima para fornecer, relembrando que entraremos em um ciclo onde teremos 2 anos de safra baixa de produção e um de safra alta que seria a próxima safra de 2.012.
A crise financeira mundial estourada em 2.008 e que nela estamos convivendo, parece que não ira atrapalhar a escalada no crescimento do consumo e como já vimos o consumidor de café depois de conquistado passa a ser um fiel degustador de xícaras de café diárias.
O lado da macro economia não tem atrapalhado nem o crescimento de consumo nem a escalada nesta tendência de alta, as noticias que deveriam atrapalhar o mercado simplesmente vem de encontro com uma necessidade de correção gráfica quando o preço se distancia das medias de phi ao cubo.
Esta nova safra vem para o mercado com um pesadelo a mais para os que precisam de mercadoria, a mudança de jogo por parte do governo na lei da PIS/COFINS, onde grandes casas comercias e indústria colocavam em seus livros contábeis o incentivo fiscal deste tributo onde o governo repassa em sua integralidade este tributo, daria para imaginar o tamanho deste montante, pois a PIS/COFINS representaria quase 10% do valor total da transação, imaginando que se exportou o ano passado 6 bilhões de reais em café seria realmente uma bela dor de cabeça imaginar que tem que se tirar 600 milhes de reais dos livros contábeis que era considerado por muitas casas comercias e indústrias como parte do lucro ou ate o lucro todo da transação. Segundo fontes o governo estaria a favor do final da cobrança deste tributo , pois ele o governo seria o principal prejudicado , e colocaria o pequeno comerciante em pé de igualdade com os grandes comerciantes e cooperativas que ou não precisavam recolher e ou tinham o incentivo.
Tecnicamente o gráfico de café fechou perto da máxima da semana sugerindo a continuação da tendência em curto prazo o teste do topo anterior com a possibilidade muito clara de seu rompimento jogando para alvos inicias entre 3,06 e 3,11 onde existe a possibilidade de iniciar uma correção.
Vamos aguardar os acontecimentos temos uma bela onda de alta que se inicia onde os produtores deverão fazer seu papel de casa trazendo o produto novo para o mercado com a maior qualidade possível, pois é isto que o mercado precisa, pois a sobra de estoque que existe no mercado se fosse feito uma auditoria decente se encontraria muito café impróprio para o consumo humano.
Os estoques terão um alivio imediato com a safra nova, mas deveremos terminar a safra com números memores do se esta iniciando.
Vamos surfar esta onda.
Uma boa semana a todos bons negócios e bom feriado, que Deus os abençoe.
Wagner Pimentel
WWW.cafezinhocomamigos.blogspot.com