Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Os mesmos problemas e as mesmas soluções.

Os mesmos problemas e as mesmas soluções.

Hoje com os mercados interligados as soluções aparecem e voltam como as mesmas soluções.
Desde que a crise de 2.008 as soluções para os mercados tem sido emitir papel moeda inundando o mercado de dinheiro novo e gerando inflação.
Esta mediada que no Brasil foi feita em larga escala na década de 80 e muito critica pelos paises das grandes economias foi à única solução por muito tempo no nosso pais.
Hoje o que acontece com as grandes economias é enorme déficit fiscal, previdenciários e para amenizar a crise e jogar a sujeira toda para debaixo do tapete emitem dinheiro e geram inflação. É fácil imaginar que a coisa vai ficar feia em um futuro próximo, a inflação desvaloriza as moedas e encarecem as produções e permitem que uma maior quantidade de pessoas possua numerário para consumir.
O consumo continuara a crescer junto com as populações e com o crescimento do poder aquisitivo, portanto é difícil imaginar que o commodities possa cair por muito tempo.
As realizações começadas há algumas semanas devera continuar por algum tempo, mas após estas realizações, imaginando que a maioria das commodities teve uma valorização de 100% em media e depois de quase um crash em 2.008 muitos querem fechar seus balanços e puxar seu lucro pra dentro dos cofres. Agora após estas realizações e com economias capengando e pedindo socorro na Europa, e a economia Norte Americana ainda patinando, a solução de emissão de papel moeda virá novamente como a única salvação da lavoura e o mercado terá ainda mais dinheiro para especulação que devera vir novamente para as commodities.
Para o nosso mercado cafeeiro me parece que a solução também vem em uníssono que seria de industrializar café com qualidade pior baixando o custo do produto final.
Para esta solução o robusta conilon vem como a primeira alternativa para as indústrias e esta matéria prima que esta em seu preço histórico ira se valorizar ainda mais porque mesmo em preço histórico parece ainda como a melhor saída no momento.
Vemos isso claramente quando vemos o avanço da exportação deste tipo de café no Brasil que nos últimos dois meses exportou 430 mil sacas de 60 kg, 130 mil sacas em março de 2011 e 300 mil em abril de 2011, o que historicamente representaria uma evolução de quase 500% se formos olhar a exportação de janeiro e fevereiro de 2.011.
A procura por este tipo de mercadoria fez um desequilíbrio no mercado domestico que pagava há duas semanas atrás por este tipo de café na casa de R$215.00 no final de semana já estava sendo comercializado na casa de R$250.00 um acréscimo na casa de 16% nas ultimas duas semanas.
Os mesmos problemas e as mesmas soluções.
O estoque divulgado esta semana dos paises consumidores nesta semana reflete a quantidade de café exportado a mais pelo Brasil na ultima safra aonde vimos crescimento nos estoques em mais de dois milhões de sacas que era em seu ultimo relatório que era em dezembro de 2010 21.056 milhões de sacas e fechou em março ultimo em 23.181 milhões de sacas de café de 60 kg.
Os fundos continuaram a sair de suas posições de vendido e diminuíram 5.000 contratos em suas posições compradas e dando a impressão que ainda continuara a fazer ainda por algum tempo.
A oferta continua, mas o verão no hemisfério norte diminuiu o consumo estoques aumentando a procura por cafés inferiores e problemas em economias do hemisfério norte trazem incerteza e volatilidade para o café que parece que ainda não achou seu ponto de parada.
Tecnicamente a coisa fica um pouco mais complicada para os produtores, o fechamento gráfico na ultima sexta feira em engolfo diário e na mínima da semana onde tivemos a maior diferença entre a mínima e a máxima da semana com diferencial negativo acima de 2400 pontos mostra força no mercado, mas esta força é para baixo o que poderemos ter mais realizações esta semana.
O fechamento abaixo de 270.00 foi visto como negativo pelo mercado e se iniciou um novo movimento que projeta preços na casa de 253.00 cents de dólar por libra peso.
Temos resistências na casa de 265.00 263.00 e o rompimento de 260.00 o teste de 254.05 que foi o ultimo fundo.
Vamos aguardar e ver como o mercado andara.
A CRP corretora continua trabalhando a ponta vendedora e trazendo trades positivos para casa, mas sabendo do aperto de mercadoria e o inverno brasileiro que se aproxima , temos um grande gerenciamento de risco e stops curtos.
Uma boa semana a todos e que Deus os abençoe.
Wagner Pimentel
www.cafezinhocomaigos.blogspot.com