Páginas

sábado, 29 de maio de 2010

Uma semana de BLA, BLA, BLAS...

Uma semana de BLA, BLA, BLAS...

A semana foi recheada de bla, bla, blas e nos que não somos de ferro vamos a eles.
No seminário de café realizado na semana passada acontecido em Guarujá, onde se reuniu os maiorais do agronegócio do café, alguns comentários devem ser exaltados.
Em uma palestra ministrada no seminário, um destes maiorais, disse algumas coisas importantes e vamos a elas.
1-O consumidor norte americano 60% deles acreditam que tomam café Gourmet (café extremamente fino) e pagam por isso e os outros 40% que não sabem nem quando esta com fome também o mesmo preço. PONTO pra industria americana e seu marketing.
2-O universo de 100% do agronegócio café contendo toda a cadeia produtiva 5% fica com o produtor e os outros 95% com o mercado, dizendo com isso que a culpa do café esta neste preço é do produtor que não sabe vender seu produto. Mais uma vez ponto pro mercado e já estamos perdendo por 2X0.
O ministro da agricultura, até que enfim alguém sensato nesta cadeira, deve ser por que tem o mesmo nome que eu, Sr.Wagner Rossi, foi contra o Drawback em uma votação aberta esta semana expondo seus motivos, que são óbvios, principalmente na questão fitossanitária tentando reverter este placar já começamos perdendo nos trazendo a um 2x1 com ajuda do juiz.
A nova norma para comercialização do café onde não poderá se comercializar café, nem industrializar café, com impureza acima de 1%, nada mais sensato e uma lei antiga, novamente com a ajuda do juiz empatamos o jogo. Gol de mao aos 45 minutos do segundo tempo.
A meu ver este negocio da impureza foi mais estratégia de jogada pra torcida, pois a lei já existe, o negocio é simplesmente fiscalizar, talvez é esta fiscalização que estaria faltando para acabar de vez com a polemica dos estoques no Brasil porque duas entidades como a Conab e agora também o IBGE errarem nos números de produção contra exportação, industria e consumo e sobra de estoque remanescentes, pois errar um ano por dois anos ou até por um mandato de governo é digamos aceitável, mas errar por décadas fica algo difícil de engolir, e submete a desconfianças a todos os setores, exportação, indústria e produção, ficamos acreditando que o mercado esta certo que somos mais eficientes que o governo, que nossa produção é superior, mas será que somos mesmos. O IBGE e a Conab não estariam certos e o Drawback não seria pano de fundo.Neste momento começamos o jogo de volta e já estamos perdendo de 4X2.
A sociedade como um todo, não só no Brasil, mas, em todo mundo veio do campo para a cidade todos temos laços com o campo, mas para quem ficou no campo nos sobrou o papel de alimentar os que foram para a cidade, mas sempre somos menosprezados em nossa inteligência e sempre que podem ficam a nos ridicularizar, fico puto da vida quando vejo a propaganda da Skol litrao menosprezando o produtor que apararece com uma baita mandioca ou da Elma Chips com aquele produtor de inhame dizendo é o inhame mais bonito que já colhi, com aquela cara de coitado idiota.
No Brasil existe um velho ditado onde quem manda diz
Para os amigos tudo aos inimigos a Lei

Tudo o que o produtor brasileiro quer é que a lei seja cumprida já que somos tão cobrados em relação à lei ambiental ou trabalhista, vamos à lei só isso.
Pelo estatuto da terra todo produtor tem o direito de ter 30% de lucro de tudo o que produz é a lei,e uma lei de novinha em folha de 1.965, se ganharmos 30% de lucro livre em nosso café estaríamos felizes, que o preço mínimo seja “o preço mínimo”o mínimo que iríamos receber e não vender café 30% abaixo.
Bom já ai o chocolate já esta dado e na segunda partida o negocio ficou feio e estamos perdendo agora por 5X2.
O produtor tem que entender que o preço não é feito simplesmente pela quantidade ou a qualidade de que se produz, mas sim como a política do café é administrada e o mercado sabe que estamos perdendo feio, é goleada, não sabemos vender, não sabemos escolher nossos representantes ,não sabemos fazer levantamentos precisos do que colhemos ,comercializamos, consumimos, não sabemos fazer marketing pessoal onde somos ridicularizados por aqueles urbanos,onde acreditam que só sabemos fazer é produzir, e dizer é o inhame mais bonito que já colhi.

Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com