Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fiscais encontram irregularidades em fazendas de café em MG

Fiscais encontram irregularidades em fazendas de café em MG
Ministério do Trabalho intensificou vistorias nesta semana.
Proprietários têm 2 dias para apresentar solução para os problemas.


O Ministério do Trabalho intensificou a fiscalização nas lavouras de café, em Minas Gerais. Foram encontradas irregularidades em propriedades que ficam em São Gonçalo do Sapucaí.

Em uma fazenda, nem todos os trabalhadores rurais que capinavam as ruas do cafezal usavam botina, um dos equipamentos obrigatórios de proteção individual. Nos banheiros, não havia lavatórios para as mãos e produtos de higiene pessoal, como sabonete e papel higiênico.

As máquinas de beneficiamento de café também foram vistoriadas. O encarregado da fazenda disse que o secador está em manutenção. "A gente fornece os equipamentos. Mas, como eles têm um prazo muito curto, não foi possível substituí-lo. Mas está sendo providenciado”, comentou.

Em outra propriedade, os apanhadores trabalham com óculos, boné e botina, mas sem luvas. No alojamento para seis pessoas, não há geladeira e espaço para as refeições. Na lavoura, os sanitários estão em uma estrutura de lona, o que não é permitido pela lei. “O sanitário tem de ser de alvenaria, madeira ou metálico. Tem que ter uma porta para privacidade”, avisou o auditor Mauro Valadares.

A fiscalização do Ministério do Trabalho começou nesta semana. Os auditores vão visitar fazendas de café no sul de Minas até outubro, quando termina a colheita.

As fazendas notificadas têm dois dias para apresentar a documentação trabalhista e dar uma solução para os problemas.