Páginas

domingo, 12 de dezembro de 2010

Uma luz no fundo do túnel

Uma luz no fundo do túnel
Esta semana vimos uma reportagem no programa globo rural que já sabíamos que vinha acontecendo, onde produtores disputavam às mudas de café a disposição no mercado e já pagavam ágios para poder te-las a tempo de plantar novas áreas de café. Já começavam a responder com novos plantios.
Como venho já há algum tempo escrevendo neste espaço que estamos em uma tendência de alta e esta tendência pode ser duradoura ou passageira, basta apenas os produtores entenderem o que esta acontecendo e medir o tamanho do plantio para novas áreas, pois o excesso de plantio agora sinaliza a uma tendência de baixa amanha.
Para o mercado de café isto soa como musica uma luz no fundo do túnel, e não é um trem na direção contraria, pois sabemos que o produtor fisgado pela isca dos preços já começavam a responder com novos plantios. Os vendidos sabem que o mercado uma hora vai retroceder e devolver as milionárias margens que vem pagando desde que o mercado acelerou a tendência em junho de 2010.
O produtor deve procurar produtividade e talvez aumentar a quantidade de área plantada, mas só os produtores que conseguiram obter lucros enquanto o mercado vinha desfavorável.
Para o novo governo que irá se montar espero de coração, que o café tenha um carinho maior por seus responsáveis pelo setor, uma coisa que estamos jogados ao mercado desde que o ex presidente Collor acabou com antigo IBC, e o acordo internacional acabou, sem orientação o produtor chuta para onde o nariz aponta e na maioria das vezes chuta fora do gol e o contra ataque é simplesmente mortal.
A tendência de alta ainda não muda , pois o cenário também não mudou, consumo em alta, estoque em baixa, portanto este plantio ainda simplesmente reflete o que poderá vir no próximo momento do mercado.
A força que esta tendência tomou em junho deste ano foi por motivos climáticos, que ajudaram a um produtor moribundo e descapitalizado, se não fosse por estes fatores, o produtor irá continuar a ser explorado por um mercado que registra 95% do faturamento, e para o coitado 5%.
Enquanto os responsáveis pela classe produtora não entenderem que têm negociar com a indústria de igual valor, pois não existe indústria sem produto, com certeza vão ficar em suas propriedades a ouvir os pássaros a cantar quero-quero, quero-quero, quero-quero, e como se diz na roça, quer..., vai querendo..., Põe a mão no chão, e sai correndo.
Não vamos conquistar nada desta forma, o governo do Estado de Mias Gerais , hoje representado por seu governador , Anastásia, e o novo ministério da presidente Dilma ,deve fazer uma pesquisa de viabilidade de plantio e a quantidade que devera ser plantado, quais são as áreas que trarão maior retorno ,em sua ultima crise no final da década de 80 e começo da de 90 o mercado virou a tendência de baixa depois de ser pego por uma geada no ano de 1.994, com estoques baixos vimos mercado batendo em topos históricos, o que trouxe o plantio de forma desenfreada,e fez com que em 2.002 tivéssemos o fundo histórico, portanto temos dados o suficiente para que não cairmos no mesmo erro.O produtor precisa e tem o direito de ser melhor orientado e representado.
O mercado começa a tomar ares de fim de ano onde normalmente faz uma parada para recomeçar no próximo ano, o gráfico em consolidação acima de 2,00 dólares por libra peso mostra força e que devera nos dar novos topos. Esta consolidação já comentada neste espaço entre 198,4 e 212,00 deverá mudar quando romper um dos dois lados, onde o rompimento abaixo de 198 reflete 170,00, o que particularmente não acredito que possa acontecer e o rompimento acima de 212,00 joga para um alvo entre 223,00 a 230,00 dólares por libra peso,
Vamos esperar para ver o que o futuro nos espera.
Uma boa semana a todos, bons negócios e que Deus nos abençoe
Wagner Pimentel
WWW.cafezinhocomamigos.blogspot.com