Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CAFÉ BRASILEIRO TEM "VALORIZAÇÃO" EM RELAÇÃO AO COLOMBIANO

CAFÉ BRASILEIRO TEM "VALORIZAÇÃO" EM RELAÇÃO AO COLOMBIANO

No decorrer deste ano de 2012, o café arábica brasileiro vem melhorando sua cotação no mercado internacional em relação ao colombiano, grande adversário do Brasil. Afora a Colômbia ser o segundo maior produtor de arábica do mundo, atrás do domínio brasileiro, o café colombiano lavado (suave) de alta qualidade recebe usualmente ágio contra a cotação da Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures), enquanto o Brasil tem normalmente deságio para o seu arábica natural.    Mas, com a escassez na oferta da Colômbia e também da América Central nos últimos anos, os compradores tiveram de pagar mais pelo grão brasileiro. Agora em 2012, apesar de uma grande safra do Brasil, dentro do ciclo bienal da cultura, a boa dosagem da oferta, o controle das vendas, por parte do produtor nacional vem fazendo com que os prêmios (diferenciais) contra a bolsa de NY entre o café do Brasil e da Colômbia estejam mais próximos.    Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, esse cruzamento do desempenho do café brasileiro com o colombiano mostra um ligeiro avanço relativo no preço do natural nacional em relação ao suave. Em abril desse ano, o café colombiano era negociado a 35,77 cents acima da ICE, enquanto o natural brasileiro estava a +2,21 cents sobre o referencial nova-iorquino. Os diferenciais têm por base o preço médio levantado pela OIC. Guardavam assim, diz Barabach, uma diferença de 33,56 cents a favor do colombiano. O mercado brasileiro estava começando a ser pressionado com a proximidade da nova safra.    Agora em outubro, depois de colhida a safra recorde brasileira e com café novo da Colômbia começando a aparecer no mercado, as bases de venda externa mudaram bastante, comenta o analista. O café colombiano gira em torno de 8,42 cents acima de NY, enquanto o natural do Brasil é negociado a -11,40 cents em relação a ICE. A diferença diminuiu para 19,82 cents a favor ainda do colombiano. Enquanto a base de venda externa do café colombiano recuou 27,35 cents, o brasileiro caiu apenas 13,61 cents/lb, avalia Barabach.     "É nítida a perda de valor da origem Colômbia frente ao Brasil. Isso ratifica a ideia de um café brasileiro mais forte e procurado no cenário mundial de café, o que serve de estímulo para um reposicionamento da origem Brasil. Enfim, está na hora do país deixar de ser reconhecido somente como um vendedor de quantidade e passar a ser visto como um vendedor também de qualidade", conclui Barabach.

EXPORTAÇÕES DO VIETNÃ CRESCEM 50% EM OUTUBRO

EXPORTAÇÕES DO VIETNÃ CRESCEM 50% EM OUTUBRO

As exportações de café do Vietnã cresceram 50% em termos de volume e receita no mês de outubro quando comparado ao mês anterior,de acordo com o Escritório Geral de Estatísticas do país. Os embarques de outubro totalizaram 105.000 toneladas, ou 1,75 milhões de sacas de 60 quilos, acumulando receita de US$ 237 milhões, segundo dados do Escritório. Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, os embarques mais do que triplicaram em termos de volume. Ainda, o GSO revisou os números para as exportações no mês de setembro de 2012 , apontando o embarque de 70.000 toneladas, ante a estimativa anterior de 75.000 toneladas. Desde o início safra 2011/12, que começou em 01 de outubro, o país já embarcou 1,56 milhão de toneladas de café(26.000.000 de sacas de 60 kg), avaliadas em US$ 3,338 bilhões, acréscimo de 36,0% ante ao volume embarcado e avanço de 37,6% em relação a receita mesmo período do ciclo anterior. As informações partem de agências internacionais.






Vietnam October Coffee Exports up 50% on Month at 105,000 Tons By Nguyen Pham Muoi HANOI--Vietnam's October coffee exports were up 50% in volume and valuecompared with September, the government's General Statistics Office saidFriday. They totaled 105,000 metric tons, or 1.75 million 60-kilogram bags, valued at$237 million, the GSO said. October exports more than tripled in volume from a year earlier. The GSO revised September coffee exports to 70,000 tons from a previous estimate of 75,000 tons. From the 2011-12 crop, Vietnam exported 1.56 million tons of beans valued at $3.338 billion, up 36.0% on year in volume and up 37.6% in value.