Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Safra 2010 estimativa

Safra 2010 estimativa

O ano começa e uma nova rodada de estimativas da safra de café ano 2010 começa a pipocar.
A conab órgão do governo responsável pela coleta de dados e divulgação da safra de grãos e para nos que mais nos interessa a safra de café mandou essa semana mais um relatório com seus números que ficara segundo ela entre 46 e 48 milhões de sacas de café, o Senhor ministro Stephanes mandou uma dias antes da conab entre 48 e 50 milhões de sacas de café.
O mercado já trabalha com números bem superiores a esse já vimos números entre 53 e 62 milhões de sacas de café, números esse que justificariam sem desconfiar de nenhuma ala da cadeia produtiva os números de consumo e exportação, mas qual nossa verdadeira realidade. Acreditando nos números do mercado pois acredito na força dos nossos produtores e sua capacidade estamos produzindo muito mais por área ,mas precisamos de exatidão para que a cafeicultura possa tomar suas decisões o mãos correto possível.
1-Saber nossa produção
2-Saber a área plantada
3-Nossa produtividade
Nenhuma atividade consegue sobreviver em longo prazo sem uma direção e a cafeicultura precisa de uma nova coordenação, pois nossos representantes nos parecem ser incapazes de nos por nessa direção correta.
Nosso alvo prioritário hoje é sair da falência e buscar incansavelmente por preços que nos sejam remunerativos, a união entre a classe produtora exportadora e indústria me parece fundamental nessa faze, ficarmos atirando em todas as direções me parece uma atitude pouco inteligente da classe produtora, também ficar pedindo esmola para os governantes feitos bebes chorões não vai resolver nada.
A primeira atitude sensata agora seria um levantamento serio de estoques e uma pesquisa de safra que nos mostre a realidade para que os produtores deixem de ser enganadas e fazer parte de uma manipulação de mercado onde os beneficiários não somos nós, se estamos produzindo mais café do que consumimos temos o direito de saber para poder cortar em nossa própria carne pondo em pratica uma diminuição do parque cafeeiro.
Ninguém sobrevive trabalhando no vermelho não temos terras suficientes para produzir café totalmente mecanizado, portanto essa não seria a saída, e para os produtores dessa região saibam que a cafeicultura de montanha sobrevivera e terá condições de concorrer através da agricultura familiar que cresce e toma conta de nossa região, portanto a direção tem que ser só uma, pois a essa concorrência predatória não esta nos beneficiando.
O café conilon que em tempos passado era o vilão e tratado muitas vezes com desrespeito passou a ser estrela em alguns casos visto como a solução para a cafeicultura, para os produtores de invejam saibam que os novos barões do café virão da produção desse tipo de café.
O outro interessado nessa cadeia produtiva e que ninguém escuta o consumidor terá que ser ouvido para que num futuro próximo seu velho cafezinho de fim de tarde não tenha um gosto amargo.
WAGNER PIMENTEL
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com
Manhuaçu mg