Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Celso Vegro defende a política de opções do governo

Celso Vegro defende a política de opções do governo


Celso Luis Vegro, mestre em desenvolvimento, agricultura e sociedade, e pesquisador do IEA, concedeu entrevista ontem (11) ao programa Mercado & Cia do Canal Rural, para abordar a questão da politica de mercado imposta pelo Governo: o leilão de opções públicas de café.

Confira alguns trechos da entrevista:

"Defendemos que a política das opções, se não é a mais elegante das políticas públicas, é uma delas. É uma política redonda, perfeita para o governo intervir no mercado."

"Essa política de mercado gera um aprendizado para o produtor passar a trabalhar com títulos financeiros, que é imprescindível para quem quer ser cafeicultor hoje. Não é mais possível ser cafeicultor sem fazer uma CPR, uma futuro na BM&F, uma opção pública ou privada."

"O governo deve continuar com essa política."

"O aprendizado dessa política usado em anos anteriores deveriam ter sido resgatados para o atual. Gastou-se muito com anúncio dessa política para o mercado e pouco de como ele seria operacionalizado na prática, especialmente de onde viriam os recursos financeiros para quitar os compromissos."

"O ideal seria que os riscos das negociações das opções fosse totalmente privado, ou seja, torrefadores e solubilizadores atuassem nesse mercado fazendo opções privadas junto aos produtores."

"Não podemos descartar completamente a participação do Governo nesse mercado pois sabemos que a existência de estoques públicos é decisiva quando se tem metas de inflação super ajustada. Não possuir estoques estratégicos é um equívoco."

"Esse café das opções é totalmente destinado ao mercado interno, então não há tanta necessidade de exigência de qualidade, uma vez que se tem pleno conhecimento que 70% do café comercializado no Brasil não alcança padrão 4 na escala de medida do ITAL."