Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Do Everest as Fossas Marianas

Do Everest as Fossas Marianas
O monte Everest sabidamente o lugar mais alto do mundo e as Fossas Marianas o ponto mais fundo do mundo, representam bem a figura técnica que o mercado cafeeiro mostra graficamente esta semana.
Depois de fazer um pico de 296,65 na quarta feira de cinza o mercado recuou montando uma figura chamada de cunha descendente, figura que se forma normalmente depois de um pico de mercado. O auge do mercado atingido em pleno carnaval brasileiro onde a origem não estava presente potencializou a alta subindo acima do esperado para época.
As noticias que vieram de fogo de encontro com esta alta no campo da macro economia onde empresas rebaixaram a nota de países europeus, Espanha e Portugal, por estarem com déficits em seus balanços fiscais e comercias, trabalhando no campo negativo, trazendo desemprego e recessão em suas economias, que foi potencializada com um Tsunami super, que arrasou a terceira economia mundial, trouxe o mercado de café para a consolidação de 260,00 cents de dólar por libra peso lugar onde o mercado tinha estacionado por semanas antes da alta.
A instabilidade política nos países Árabes, também trouxe pimenta para o mercado e o investidor começa a procurar por ativos mais seguros, esta instabilidade também atrapalha o mercado a andar.
O presidente da França Nicolas Sarkozy em um de seus últimos discurso disse que o aumento exagerado dos preços das commodities traria instabilidade política para países em desenvolvimento e países mais pobres, o que já estaríamos vendo em países Árabes com queda de governos e guerra civil. Parece que este apelo se juntou aos fatos citados acima e o mercado das commodities sofreu logo após os fatos.
Para China grande compradora de commodities e a responsável direta pela alta delas, pois sua população com o aumento da renda vinda de sua grande industrialização passou a ser o diferencial na balança elevando os preços das commodities, mas até para ela seria bom que mercado desse um recuo para comprar mais barato.
A sazonalidade outro fator que deve ser levado em consideração neste momento, pois a maioria dos produtos agrícolas ou estão em safra ou próxima dela e o inverno no hemisfério norte acabou.
Para o café temos outros fatores que devem ser levado em consideração, o aumento do consumo global em 3,5% ao ano, aliado que não houve plantio em áreas novas nos últimos anos, e ao contrario teve sim ate redução de produção em alguns países como o caso da Colômbia, traz um fator preocupante, pois para que haja novos plantios é necessário um incentivo ao produtor que deve vir em forma de preço, produtor que não tem renda e sem segurança não investirá, e indústria sem matéria prima se enfraquece, portanto difícil acreditar na queda.
Os estoques mais baixos dos últimos 50 anos aliado ao aumento de demanda, um ciclo para os próximos três anos onde teremos no Brasil dois anos de safra baixa para uma no de safra alta e uma expectativa que o consumo possa superar a produção cafeeira até 2.015 dão os fundamentos necessários para o café voltar a subir fortemente.
O relatório da CFTC (Commodity Futures Trading Commission) divulgados nesta sexta-feira apontou que os fundos tiveram queda de 3.454 contratos em suas posições compradas no mercado futuro de café da bolsa de Nova Iorque. Já os contratos em aberto registraram uma leve retração em relação à semana anterior. Segundo os números apresentados, levando-se em consideração apenas as posições futuras, sem as opções, os grandes fundos possuíam 23.936 posições líquidas long. (34.188 posições long. — compradas — e 10.252 posições short — vendidas) no último dia 29 de março. No relatório anterior, referente a 22 de março, eles tinham em mãos 27.390 posições líquidas long. (37, 038 posições long. — compradas — e 9.648 posições short — vendidas) As empresas comerciais registravam, no dia 29, um saldo de 26.676 posições líquidas short (64.982 posições compradas e 91.658 vendidas). No relatório anterior, elas sustentavam 30.718 posições líquidas short (64.069 posições compradas e 94.787 vendidas). Os pequenos operadores tinham, na terça-feira passada na ICE Futures US, um total de 2.740 posições líquidas compradas, sendo 8.644 compradas e 5.904 vendidas. No relatório referente a 22 de março, por sua vez, eles apresentavam 3.328 posições líquidas compradas, sendo 9.281 compradas e 5.954 vendidas. As posições em aberto na bolsa norte-americana eram de 121.346 lotes no dia 29 de março, ao passo que na semana anterior elas somaram 121.437 lotes. Este relatório mostra que no momento os fundos que dão sustentação ao mercado, pois são eles que seguram a ponta compradora do mercado reduzindo suas posições pode dar força para nova queda.
A figura técnica de cunha que se apresenta graficamente no mercado do café terá sua definição esta semana, onde o rompimento levará para o caminho do Everest ou para as Fossas Marianas, quando se da este tipo de rompimento, a altura da base ao topo é medida e se projeta para o lado do rompimento, ou seja, se o mercado achar que os fundamentos são o suficiente para que o mercado suba a projeção leva o mercado para o teste de topo em 296,65, e o rompimento para baixo leva o mercado para 225,00, esta 36,00 cents de dólar por libra peso.
Entradas para uma posição deverão ser feita durante a semana onde teremos a confirmação para o lado que o mercado mostrar que ira andar, o rompimento de 254,00 pra baixo venda com alvo para 225,00 e o rompimento de 265,00 compra, pois joga pra 296,65
Vamos aguardar para ver o desenrolar do mercado, onde minha opinião pessoal seria o rompimento para cima e busca de um novo topo.
Bons negócios a todos boa semana e que Deus os abençoe.
Wagner Pimentel
WWW.cafezinhocomamigos.blogspot.com

Cafeicultura irrigada será discutida em abril na cidade mineira de Araguari

Cafeicultura irrigada será discutida em abril na cidade mineira de Araguari

eventos :: Por Editor em 29/01/2011 :: imprimir pdf enviar celular


Cafeicultura irrigada será discutida em abril na cidade mineira de Araguari:
Créditos: DivulgaçãoUm dos grandes eventos de pesquisa sobre cafeicultura irrigada do Brasil está com data marcada: dia 7 abril de 2011, em Araguari (MG). É o XIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, realizado pelo Consórcio Pesquisa Café com apoio da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e da Embrapa Café (Brasília/DF). "É o momento para especialistas em cafeicultura irrigada exporem as mais recentes pesquisas para tornar nossa cafeicultura ainda mais competitiva no cenário nacional", explica André Fernandes, coordenador do evento e pesquisador da Universidade de Uberaba (Uniube), instituição participante do Consórcio, cuja programação de pesquisa é coordenada pela Embrapa Café.



Discutir e divulgar técnicas e pesquisas relacionadas à cafeicultura irrigada é o objetivo do Simpósio, realizado em conjunto com o XVI Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado e a XIV Feira de Irrigação em Café do Brasil - Fenicafé 2011, de 6 a 8 de abril de 2011.

"Esses eventos são tradicionais e de grande importância para a cafeicultura. No atual cenário mundial, é preciso estar atento a todas as etapas de produção, a fim de obter o melhor resultado, um manejo equilibrado de adubação, maquinários e uma boa irrigação são essenciais para garantir produtividade e qualidade, e, conseqüentemente, uma maior rentabilidade", completa Fernandes.

Serão abordados os temas "Gotejamento: problemas e soluções", "Tendências da irrigação por gotejamento no mundo para os próximos 25 anos", "Irrigação em áreas de escassez hídrica", e "Irrigação no mundo para a produção de alimentos: o que a sociedade pensa sobre isso".

Esta edição do Simpósio conta com novidades. "Teremos a presença de quatro palestrantes internacionais, dois americanos e dois israelenses", adianta o professor. As duas primeiras palestras internacionais serão proferidas por pesquisadores israelenses, "berço" do gotejamento no mundo. As demais serão ministradas por americanos.

Os pesquisadores interessados em participar devem inserir seus trabalhos na home-page do simpósio - www.fenicafe.com.br - de 28 de janeiro a 25 de fevereiro de 2011. As normas para envio dos trabalhos também estarão disponíveis neste site, além do envio via correio eletrônico para todos os pesquisadores. O Comitê Científico do Simpósio emitirá o primeiro parecer a respeito dos trabalhos até o dia 10 de março, devendo as correções finais serem feitas no site até o dia 20 do mesmo mês.

SOBRE OS EVENTOS

Realizados no mesmo período e em parceria, os três eventos se completam ao divulgarem a importância da irrigação e seus sistemas, mostrando lançamentos de produtos e equipamentos, bem como os resultados de pesquisas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do Cerrado brasileiro.

O público-alvo espelha a diversidade das pessoas interessadas nos temas debatidos, que têm em comum o café. São produtores, técnicos, empresários, comunidade científica, consultores, autoridades, estudantes e comerciantes ligados à cafeicultura brasileira, como fabricantes e revendedores de equipamentos e demais interessados que buscam acesso a informações, tecnologias e negócios que farão a diferença em seu dia-a-dia. Espera-se para a próxima edição de um pública de cerca de 18 mil pessoas, representantes de 150 cidades de 12 estados brasileiros.

FONTE

Embrapa Café
Flávia Bessa – Jornalista
Telefone: (61) 3448-4566

CFTC: fundos com queda nas posições compradas em ICE

CFTC: fundos com queda nas posições compradas em ICE

Dados da CFTC (Commodity Futures Trading Commission) divulgados nesta sexta-feira apontaram que os fundos tiveram queda de 3.454 contratos em suas posições compradas no mercado futuro de café da bolsa de Nova Iorque. Já os contratos em aberto registraram uma leve retração em relação à semana anterior. Segundo os números apresentados, levando-se em consideração apenas as posições futuras, sem as opções, os grandes fundos possuíam 23.936 posições líquidas long (34.188 posições long — compradas — e 10.252 posições short — vendidas) no último dia 29 de março. No relatório anterior, referente a 22 de março, eles tinham em mãos 27.390 posições líquidas long (37,038 posições long — compradas — e 9.648 posições short — vendidas) As empresas comerciais registravam, no dia 29, um saldo de 26.676 posições líquidas short (64.982 posições compradas e 91.658 vendidas). No relatório anterior, elas sustentavam 30.718 posições líquidas short (64.069 posições compradas e 94.787 vendidas). Os pequenos operadores tinham, na terça-feira passada na ICE Futures US, um total de 2.740 posições líquidas compradas, sendo 8.644 compradas e 5.904 vendidas. No relatório referente a 22 de março, por sua vez, eles apresentavam 3.328 posições líquidas compradas, sendo 9.281 compradas e 5.954 vendidas. As posições em aberto na bolsa norte-americana eram de 121.346 lotes no dia 29 de março, ao passo que na semana anterior elas somaram 121.437 lotes.