13/05/2011 18:50
SCAA: balanço da feira de Houston é extremamente positivo, analisa BSCA
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- País cumpriu o objetivo de reforçar a imagem dos ‘Cafés do Brasil’ com foco em qualidade e sustentabilidades ambiental, social e econômica.
- Os brasileiros fecharam negócios na ordem de US$ 3 milhões na feira e mais US$ 20 milhões devem ser concretizados devido à participação no evento.
Um sucesso! É assim que pode ser definida a participação do Brasil como país tema da 23rd Annual SCAA (Specialty Coffee Association of America), a principal feira de cafés especiais do mundo, realizada de 28 de abril a 1º de maio de 2011, no Centro de Convenções George R. Brown, em Houston (EUA).
Com planejamento definido desde setembro de 2010, a delegação nacional, em ação coordenada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), em parceria com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), cumpriu os objetivos de reforçar a imagem dos ‘Cafés do Brasil’, em um mercado específico de produtos especiais, com foco em qualidade, através de pesquisas e tecnologia, e sustentabilidades ambiental, social e econômica.
SIMPÓSIO — Um dos destaques foram as palestras ministradas pelos brasileiros Carlos Brando, da P&A Marketing Internacional, Flávio Borém, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e José Francisco Pereira, produtor e exportador da Monte Alegre Coffees, para as 370 pessoas presentes no simpósio — público superior ao esperado pela SCAA —, que é realizado na véspera da abertura dos trabalhos do evento. Nos painéis “A Nova Realidade do Mercado” e “Medindo a Qualidade”, eles falaram a importância da qualidade e da adoção de tecnologia dentro do novo cenário do mercado cafeeiro mundial.
A iniciativa Cafés do Brasil, com o intuito de melhor divulgar o produto, organizou, junto À SCAA, coquetel e jantar ao público do simpósio, colocando, em cada mesa, um integrante da delegação. Esta ação surtiu efeito positivo, especialmente no que se refere a oportunidades de ampliar network com virtuais compradores e criar uma imagem ainda mais positiva dos cafés brasileiros.
A FEIRA — O início do evento, no dia 28 de abril, foi marcado pela mostra do vídeo Cafés do Brasil, elaborado pelo Ministério da Agricultura, por apresentações musicais e artísticas do País e pelo pronunciamento do diretor do Departamento de Café do Mapa, Robério Silva.
A partir do dia 29, foram realizadas três sessões de degustação dos Cafés do Brasil, apresentados por região produtora, através do trabalho de Silvio Leite, da Agricoffee, Edgard Bressani, presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), e do professor Flávio Borém, a um público profissional interessado em conhecer as diversidades do produto. Segundo os participantes, essas ações foram cruciais para a disseminação do conhecimento da amplitude e da heterogeneidade da cafeicultura brasileira.
PALESTRAS — Durante os três dias da feira, Brando, Borém, José Pereira e Rogério Galuppo, técnico do Sebrae/MG, ministraram palestras técnicas reforçando a realização de pesquisas, a utilização de tecnologia e a qualidade dos Cafés do Brasil. Entre outros pontos, eles citaram os três processos de preparo dos Cafés do Brasil implantados nas diferentes regiões produtoras — natural, cereja descascado e lavado —, ressaltando suas características climáticas, geográficas e sócio-econômicas e apresentando os atributos sensoriais mais marcantes dos cafés de cada localidade (mais informações em http://www.cafesdobrasil.com.br/ocafebrasileiro/regioes-produtoras.aspx). Também foram expostos os processos de certificação, rastreabilidade, sustentabilidade e respeitos social e ambiental implantados no País.
As palestras ministradas pelos participantes da delegação brasileira contaram com público de aproximadamente 150 pessoas — capacidade máxima do auditório na feira — e os conteúdos técnicos, apresentando inovações da cafeicultura nacional, foram muito bem aceitos. As apresentações tiveram tradução simultânea português-inglês, o que gerou conforto aos palestrantes e ao grande público internacional.
CURSOS E WORKSHOPS — Os Cafés do Brasil foram utilizados em seis processos de treinamento durante a feira de Houston, com os produtores brasileiros desses cafés sendo apresentados aos alunos e instrutores. Os produtos foram selecionados de acordo com características solicitadas pela SCAA, seguindo análises realizadas por um grupo técnico, que avaliou todos os grãos apresentados em ações sob a marca Cafés do Brasil.
ESTANDE — Com visual inovador e repleto de ferramentas tecnológicas para a interação com os visitantes, o estande brasileiro, com 130 metros quadrados, recebeu a visita de 4.000 pessoas, que puderam degustar cerca de 3.000 doses dos “Cafés do Brasil” — servidos em filtro e expresso, por região produtora — e participar de games informativos em totens e painéis.
O público que visitou o local assistiu, ainda, aos vídeos institucionais dos “Cafés do Brasil”, da Apex-Brasil e do Sebrae, além do vídeo institucional sobre o Brasil, cedido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. O ambiente também serviu de ponto de encontro — para que brasileiros e potenciais compradores iniciassem reuniões visando ao fechamento de negócios — e de distribuição de brindes, como pen drives, chaveiros e pins dos Cafés do Brasil, bolsas da Embratur para notebook e mapas das regiões produtoras.
De maneira geral, o estande foi muito bem aceito e elogiado pelo público presente no evento. A utilização de tecnologia de última geração, como iPads e jogos interativos, foi considerada uma nítida demonstração de um Brasil atual, tecnológico e preparado para os desafios futuros.
MAIS DEGUSTAÇÕES — A BSCA e a Nucoffee também aplicaram degustações dos cafés a especialistas de todo o mundo na feira da SCAA. Nessas sessões, estiveram presentes, além de compradores e baristas americanos, profissionais de Japão, Coréia do Sul, Europa, Oceania e Canadá.
CONFRATERNIZAÇÃO E INTERAÇÃO — No tradicional e conceituado almoço organizado pelo Coffee Quality Institute (CQI), a delegação nacional apresentou um material audiovisual do Brasil e o diretor do Departamento do Café do Mapa, Robério Silva, fez um pronunciamento aos principais participantes da feira, os quais serviram para consolidar a vanguarda do País no mundo cafeeiro.
DIVULGAÇÃO — Como parte do planejamento traçado pela BSCA, em parceria com Apex-Brasil e Mapa desde setembro de 2010, iniciou-se um trabalho de aproximação com os agentes locais de Houston. Essas ações possibilitaram o apoio da Brazilian Arts Foundation na divulgação da feira, obtendo excelentes contatos com a prefeitura, as escolas e, inclusive, com o jornal local “Vida Brasil”, que publicou uma edição semanal quase totalmente destinada à 23rd Annual SCAA e aos Cafés do Brasil, incluindo uma entrevista com Robério Silva.
O Ministério da Agricultura também concretizou a criação do hot site Cafés do Brasil (www.cafesdobrasil.com.br), que, agora, após a feira, se tornará o portal oficial do setor e trará informações relevantes sobre o produto. Nele também poderão ser encontradas as instituições que contribuíram financeiramente para a participação brasileira como país tema neste projeto, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa Cafés do Brasil e a Nucoffee.
A organização da participação nacional na feira distribuiu, ainda, diversos displays com a logomarca Cafés do Brasil dentro das áreas de ações; publicaram dois anúncios e uma alusão ao Brasil no Guide Book (guia oficial) do evento; conteúdos e anúncios nas quatro edições do “The Morning Cup”, jornal de circulação interna da feira; e um artigo com o balanço geral da participação do Brasil, elaborado pela BSCA, que será divulgado na próxima edição da revista oficial da Specialty Coffee Associaton of America.
NEGÓCIOS — Como desfecho, a BSCA analisa como extremamente positivo o fechamento de negócios na ordem de US$ 3 milhões somente durante os três dias da feira em Houston. Além disso, estimativas levantadas junto aos membros da delegação brasileira indicam que a participação no evento deva render a concretização de US$ 20 milhões em negócios. “Dessa forma, todos os nossos objetivos foram atingidos e todos aqueles que foram para Houston, estruturados e organizados para comercializar seus produtos, fizerem excelentes contatos e negócios”, comemora Vanusia Nogueira, diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais.
PRÓXIMOS PASSOS — A BSCA, dando continuidade à organização da divulgação dos cafés especiais do Brasil internacionalmente, através de planejamentos estratégicos, já contratou, com um ano de antecedência, o espaço para a próxima edição da feira da SCAA, a maior do mundo no setor.
Além disso, está confirmada a participação brasileira, em junho, na feira da Associação Européia de Cafés Especiais (Specialty Coffee Association of Europe – SCAE), em ação coordenada pela BSCA, que, entre outras atividades, já garante a realização de rodadas de negócios entre produtores brasileiros e compradores internacionais.
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