Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

o engodo cpr

a cafeeicultura vem pedindo socorro nos ultimos dias sistematicamente querendo que o geverno se pronuncie e garanta seus lucro.
a funçao do governo é de proteger o sistema para que ele funcione e nao de paizao da galera.
o produtor tem que ser mais eficaz e procurar formas de produzir mais e cada vez mais barato,essa é a sistemática da produçao moderna, nao so na agricultura mas na industria comercio prestaçao de serviços, haja visto o que aconteceu nesses ultimos dias com a general motors no EUA neste anos de crise.
O sistema que ai esta nao esta correto, desde que a tal da CPR foi unstitucionalizada como forma de financiamento o que aconteceu.
O governo diminui as linhas de credito deixando que o setor privado bancasse uma parcela do crédito na forma de Cpr.Olha senhores produtores a grande maioria entrou nessa historia sem ver o que estava fazendo, muitas vezes eu vi conhecidos meus , a grande maioria deles, "eu vou fazer uma CPR",nao amigo voce nao vai fazer uma CPR voce esta vendendo uma parte de sua produçao adiantada,produçao essa que voce ainda nao colheu, que nao sabe a qualidade que ira sair, dando nao só sua propriedade em garantia e pegando uma garantia do "governo" (BANCO DO BRASIL) com juros ALTISSÍMOS descontado na forma de aval na hora do recebimento do dinheiro de cima para baixo ou seja ele é ainda maior do que o calculado um engodo,mas sei que muitas vezes era a alternativa para continuar nossas atividades.
O que aconteceu de fato,é que os produtores que pegaram essa forma de financiamento pagou muito caro na hora do acerto, e mais caro na hora de pagar o empréstimo,quem de nós do setor nunca teve um daqueles probleminhas de falta de conferencia do cafe na hora do pagamento de uma CPR é um desespero.
Na realidade quando vendemos nossa safra adiantada (CPR) saimos do nosso juro de 6,75% ao ano e entramos num de mais de 30% ao ano , e foi o que aconteceu, alguns produtores caiu nessa armadilha, isso é uma areia movediça e nao esta conseguindo sair mais.
Agora tem que se equacionar essa divida de uma forma que seje pagavel.
O governo tem que garantir linhas de credito, a CPR é uma forma de garantia de preço , nao de financiamento,o produtor tem que produzir ,e parar de denegrir sua propria imagem e do setor, vamos ser mais serios e responsaveis ,a cafeeicultura deu e continua sendo lucrativa, logico que nao teremas mais os lucros dos Baroes do cafe na epoca da escravatura, os tempos mudaram e as margens de lucro com certeza diminuiu, e desagrada a alguns

WAGNER PIMENTEL
MANHUAÇU MG
wagner-pimentel@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário