Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

de quem é a culpa

De quem é a culpa

Esta semana fiquei chocado com imagens editadas em tele-jornais, mostrando enchentes na cidade São Paulo. Quando passa a cena das enchentes à quantidade de lixo que corre pelas águas é uma coisa assustadora, são sacos de lixo, garrafas pet, é tanto entulho, que quando as águas chegam e não encontram passagem, começa a levar tudo que vê pela frente. Essa poluição feita pela população urbana passa quase dessa percebido onde as pessoas atônitas só prestam atenção no desastre.São casas em encosta caindo , carros levados pelas águas ,barro por toda parte é só destruição.

Essa é nossa realidade, as pessoas saíram do campo em procura de trabalho e conforto, se espelhando em vidas fictícias de tele-novelas globais.

A população invade terrenos constrói se em qualquer lugar sem infra-estrutura nenhuma, morro aterra um absurdo sem nenhum planejamento ambiental, não existe saneamento básico nem tratamento de esgoto. Na zona urbana tudo se pode fazer. São fabricas emitindo poluentes ,ônibus,metro,trem,carro,moto todos queimando combustíveis fosseis e emitindo gás carbônico.Como tudo se pode fazer para se ter “prosperidade”,e não se tem como se retroceder tem-se que achar um vilão.Neste caso quem seria?Lógico é nos produtores, como disse um ex-presidente, os caipiras.

Querem-nos por a culpa dizendo que desmatamos, que nossas plantas poluem,imaginem plantas poluindo, isso mesmo quando temos uma lavoura, que chamam de monocultura, fazemos poluição visual, imaginem!!!!

A situação é tão ridícula que 19% da população, essa é a população que mora em zona rural, polui mais que 81%que é a população urbana, mas nós os caipiras jogamos lixo em toda parte, temos mais carros que eles, caminhões, ônibus, celulares, computadores, internet, etc.

É muito mais fácil dizer que quem polui o mundo somos nós produtores, enquanto ficamos olhando o tempo se vai chover ou não, se joga a culpa do tal aquecimento global em cima dos produtores.

Se jogarmos agroremedios em nossas plantas, assim que prefiro me dirigir ao que os poluidores da zona urbana gostam de chamar de agrotóxicos, é porque é o que encontramos para comprar, não existe por parte do governo incentiva para pesquisas, para se fabricar produtos menos poluentes, é mais fácil achar um vilão.

As indústrias nos fornecem esses produtos, precisamos de produtividade somos obrigados a usá-los. Muito se fala em agricultura orgânica,mas não se paga o valor necessário para atrair mais produtores.

Os anos vão passando as pessoas se amontoando nas cidades, cada vez mais lixo, poluição, uma equação insolúvel, portanto precisam-se achar culpados, vilões, joga-se a culpa nos produtores e suas vaquinhas com suas flatulências, tudo isso porque produtores não reclamam seus direitos e são minorias.

E vos pergunto de quem é a culpa?

WAGNER PIMENTEL

Manhuaçu MG 10/09/09

Wagner-pimentel@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário