Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CENARIO SEGUNDO NUMEROS OIC

CENÁRIO SEGUNDO NUMEROS OIC


A OIC soltou hoje, números novos de produção e consumo. Esses números projetam uma defasagem de produção, ante ao consumo, segundo a própria OIC, o consumo mundial ficaria projetado em 130 milhões de sacas de café, ano safra 2008/09, ante a uma produção mundial, ano safra de 2008/09 de 126,7 milhões de sacas, números também revisados, esses revisados para baixo. Esta revisão se deu na produção por problemas enfrentados em paises produtores como Colômbia, Honduras, El Salvador,Costa Rica,e Guatemala.
Bom refletindo sobre esses dados, chegamos a uma defasagem entre produção e consumo de 3.3 milhões de sacas, diminuindo assim os estoques mundiais. Nesta mesma nota a OIC confirma assim que o crescimento de consumo mundial de café continua a crescer numa razão de 2.4% ,projetando assim para o ano safra de 2009/10 um consumo de 133.12 milhões de sacas.
Se por causa da bianulidade do café o Brasil, maior produtor mundial, no ano safra 2009/2010, produzira uma safra em torno de 15% menor da safra anterior, dados da Conab, começamos a pensar que algo de muito errado esta acontecendo em nosso mercado.
Como o café não demonstra nenhuma reação diante desses números, podemos imaginar que o mercado esta sendo manipulado, a lógica dos fundamentos não coincide. Parece que estamos vivendo um teste de força entre quem compra e quem vende, e nos produtores sem uma atitude do governo, com certeza perderemos essa queda de braço, vendendo nossa produção a preços baratos. O governo brasileiro demora em aprovações de emendas enquanto empresas repõe seus estoques do jeito que elas querem, é o jogo de quem pode mais, vocês precisam vender,produziram e precisam vender, e nós iremos comprar seu produto por esse preço e pronto, e quando anuncia se medidas, mas demora em sua execução aí o mercado testa força e a paciência de todos.
Acreditando que os dados da OIC por ser uma organização seria esta correto, e que o governo não só anunciara medidas em proteção aos produtores, mas as executara, podemos assim imaginar um cenário de preços bem melhores em futuro próximo.

WAGNER PIMENTEL
Wagner-pimentel@bol.com.br
MANHUAÇU MG 11/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário