Luciana Magalhães e Paulo Trevisani | The Wall Street Journal
O maior frigorífico do mundo, o brasileiro JBS SA, vai se concentrar no crescimento orgânico de suas operações mundiais, mas não descarta a possibilidade de uma nova aquisição caso surja uma oportunidade.
Especialmente se envolver uma empresa que vende alimentos industrializados, com marcas conhecidas e amplos canais de distribuição, disse o diretor-presidente, Wesley Batista.
Não surpreende que a descrição dada por ele se encaixe perfeitamente no perfil da fabricante americana de alimentos Sara Lee Corp.
Surgiram boatos há alguns meses de que a JBS estava tentando comprar a Sara Lee, que vende vários tipos de alimentos, mas a JBS nunca confirmou os rumores. A Sara Lee planeja agora separar sua divisão de café da de carne, e observadores do mercado acreditam que isso pode abrir o caminho para outra tentativa da JBS, já que seria mais fácil financiar a compra de apenas uma fatia da empresa.
Batista, de 40 anos, não quis citar possíveis alvos de aquisição. Mas ele disse que "a empresa mencionada" - numa referência à Sara Lee - "não está à venda", mas reconhece que uma empresa com o perfil dela faria sentido para a JBS. "Quando você está comprando, busca uma empresa que tem liderança [do mercado]."
Além disso, Batista acha que os ativos estão baratos nos Estados Unidos.
Isso pode ser particularmente útil considerando que, na sua opinião, o mercado mundial de carne deve ser atendido cada vez mais pelos produtores americanos, já que o dólar e o crescimento econômico do país continuam fracos. Batista prevê desvalorização do dólar no médio prazo, enquanto o real deve continuar forte.
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