Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sul de Minas: precisa em média de 885 litros de café para produzir uma saca

A Agnocafé está acompanhando diariamente as amostragens do começo de colheita de uma grande empresa exportadora de café do sul de Minas, que começou na segunda feira . A dois dias atrás, a amostragem de uma fazenda de Três Pontas, precisou de 840 litros de café para produzir uma saca de café.

Na amostragem de ontem de uma fazenda de Varginha, precisou de 930 litros de café para produzir uma saca de café. A média das duas fazendas ficou em 885 litros para produzir uma saca de café. A média das amostras está em 885 litros para produzir a saca

Em anos normais, no começo da colheita é preciso em uma renda de 20%, cerca de 600 litros pra uma saca de café e durante a colheita vai diminuindo a quantidade para média de 450 litros. Para começo de colheita a primeira amostra a queda foi de 28,57% e a segunda foi de 35,48% e se comparar com o final da colheita a queda foi de 46% na primeira e 51,61% na segunda.

Para o engenheiro agrônomo Antônio Carlos Marques da Costa, da cidade de Garça, este dados mostra que a quebra de safra deve ser grande. Ele alertou, tem que levar em considerações muitas variáveis, a variedade, do pé de café, idade do café, quantidade de cereja e etc.

Antônio Carlos, diz que em uma fazenda no sul de Minas, onde a colheita está adiantada a queda está em 40%. “ depende de muitas variáveis, é só do final da colheita e depois que o café for beneficiado, vai saber o tamanho exato da quebra”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário