Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

OBSERVAÇÕES SOBRE PALESTRAS DO COFFEE DINNER

OBSERVAÇÕES SOBRE PALESTRAS DO COFFEE DINNER.
PALESTRA – CENÁRIO GLOBAL E DOMÉSTICO 2011/12 – FERNANDO HONORATO BARBOSA DO BRADESCO.
Um mundo em transformação e em desequilíbrio com os Países Emergentes sendo os novos atores.

Brasil passando por um ajuste moderado em 2011. Ele aposta nas áreas de infraestrutura para os próximos anos. A política segue expansionista e o mundo luta contra suas mazelas. Taxa de desemprego nos EEUU – 8,8%, no Japão -9,9% ....

O FED colocou 2,7 trilhões de dólares na Economia e a Europa 2 . O vetor estrutural é o consumo da China nas commodities. Com os juros a 0% ao ano há uma procura para a compra de qualquer ativo. Com isto os Países Emergentes assumiram papel importante pelo seu consumo. Os emergentes crescem a média de 6,7% enquanto os desenvolvidos a 2,6%. A estratégia foi a mudança do consumo para os emergentes. Há 4 anos 4% era o consumo dos emergentes e hoje é 50% do global.

Os Países Emergentes vão aumentar o consumo de commodities. Hoje está mais localizado nos desenvolvidos. As conseqüências são que a velocidade do aumento de preço das commodities dependem da demanda dos emergentes. Tivemos uma forte expansão da moeda e até o começo de 2013 quando os juros começarem a subir nos EEUU as Commodities deverão recuar,porém não sabemos quanto. Ou seja a tendência seria uma migração dos Fundos e da Poupança global para as aplicações em títulos americanos!

Inflação nos Países Desenvolvidos 2,7% e nos Emergentes 5,2% nos próximos anos. Pelo índice de termos de troca do fim de 2002 até 2011 o preço das Commodities subiu 15 vezes foi de 822 para 12318 o que dá a entender que com muito menos mercadoria hoje se abastece de suas necessidades. Aqui eu tenho minhas dúvidas pois depende do ativo!!

O Brasil recebeu 125 bilhões de dólares nos últimos 12 meses e portanto não adianta lutar contra a apreciação do real é que nem enxugar o gelo. Se pusesse um revolver na cabeça dele e perguntasse o valor do dólar no final do ano ele diria R$1,50 apesar de trabalhar com R$1,60. Houve um crescimento das Exportações e Importações Brasileiras acumuladas em 12 meses e a Exportação de Commodities respondeu por 70%. O nível da atividade Industrial está parado e as Exportações iguais.

Temos inflação de demanda pelo aumento de crédito e desemprego baixo além do aumento do preço das Commodities. O desemprego em 2003 era 12% da população ativa e em 2011 – 6,1%. Temos falta de mão de obra e para se ter idéia em 2007 houve 25000 vistos de entrada no Brasil e nos últimos 12 meses 60000 pessoas foram acolhidas. Os salários tem tido um aumento real. A produtividade é vital e estamos em mudança estrutural.

O déficit de 60 bilhões de dólares e financiável tranquilamente. A evolução do IPCA para os próximos 12 meses deve chegar a 7,20% e só em 2012 começa a cair. A Estratégia do Governo em 2011 é o combate á inflação e os juros devem chegar aos 13% ao ano.

A conseqüência é a Economia se desacelerar e o PIB vir a um crescimento de 3,5 a 3,75% este ano.e em 2012 ir a 4,5%. Para se ter uma idéia na década de 80 foi 1,80% e na década atual trabalhamos com 4,5% ao ano. O aumento da oferta é a única forma de segurar a inflação (detectada pela Dilma) e ela está atacando este problema este ano para a partir do ano que vem começar a deslanchar. O preço dos serviços estão maiores do que o dos bens. A classe E caiu de 41,5% para 12,1% e a D de 21,8% vem caindo gradativamente. Para se ter uma idéia em 2005 apenas 4 milhões de pessoas comprariam um carro e hoje 14 milhões tem condições para isto.

A Dívida Pública está controlada ela é decrescente e comparada a diversos países ela é bem menor. Tem que haver uma diminuição do Gasto Público . Os juros reais são altos. Na área educacional estamos em 91 lugar do Ranking Mundial e de qualidade fraca. Gastamos 12% do nosso PIB com a Previdência ou seja não escaparemos de uma reforma.

Conclusão – O Brasil hoje é o queridinho da elite global e a bola da vez só nos resta ter juízo, se educar para saber cobrar e trabalhar firme em direção ao sucesso.


Saudações a todos.
Fernando Souza Barros Jr.

http://sincal.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1632:observacoes-sobre-palestras-do-coffee-dinner&catid=25:noticias-sincal&Itemid=32

Nenhum comentário:

Postar um comentário