Setor de alimentos está sempre na dianteira
O segmento de alimentação foi o que mais cresceu no mercado de franquias em
2010, em comparação a 2009, com um salto de quase 40% no faturamento das redes.
A receita do setor passou de R$ 10,9 bilhões para R$ 15,2 bilhões. De acordo
com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve ainda um
incremento de 79 novas marcas no ano - agora são 427. O número de unidades
aumentou de 10,5 mil para 12 mil lojas. Há oportunidades de negócios, a partir
de R$ 140 mil, em nichos como refeições balanceadas, culinária chinesa e
pizzarias. Quiosques de cervejas importadas estão entre as novidades.
Franqueado da Seletti Culinária Saudável em Belo Horizonte (MG) desde o final
do ano passado, Bruno Prado investiu R$ 450 mil para abrir o restaurante de 18
funcionários. Hoje, já pensa em expansão. "Pesquisas revelam que 51% dos
brasileiros fazem refeições fora de casa e há uma demanda crescente por
alimentação saudável", justifica. A estimativa de faturamento para o primeiro
ano de operação é de R$ 1 milhão. "Nos próximos cinco anos, pretendo abrir mais
quatro lojas em Belo Horizonte, para fortalecer a marca e reduzir custos."
Há quatro anos no mercado de gastronomia, a Seletti iniciou o franqueamento no
ano passado. Conta com sete unidades em operação e a meta é alcançar 150 lojas
no Brasil, até 2020. A expectativa para 2011 é fechar o ano com 30 pontos,
segundo Luis Felipe Campos, idealizador da rede.
Há 17 anos no mercado e há três no sistema de franquias, a pizzaria delivery
Didio Pizza reúne nove unidades e vai inaugurar duas novas lojas no próximo
mês. No ano passado, obteve um faturamento de R$ 8,4 milhões. Um dos
franqueados, Hycham Mohamed Ali, abriu um ponto há dois meses em São Paulo
(SP), com 13 funcionários. "Investi mais de R$ 140 mil e devo faturar R$ 70 mil
ao mês", afirma. A loja entrega até 150 pizzas nos finais de semana.
Segundo Ali, o fato de funcionar como uma franquia não diminuiu a carga de
responsabilidade. "O trabalho é árduo". Mesmo assim, em janeiro de 2012, o
empresário pretende inaugurar uma segunda unidade.
Também incluídas no setor de alimentação, as redes de venda de bebidas
comemoram resultados. A novata Mr. Beer Cervejas iniciou o franqueamento em
junho de 2010, mas já coleciona 17 quiosques e uma loja de rua. "A previsão é
terminar 2011 com 50 unidades", garante o sócio Rodolfo Alves, que espalhou
pontos no Rio, São Paulo, Paraná e Brasília.
O treinamento do franqueado inclui aulas sobre mais de 100 tipos de cervejas
importadas e artesanais, vendidas nos quiosques. O investimento total no
negócio é de R$ 90 mil, com prazo de retorno entre 18 e 24 meses. Segundo
Alves, o faturamento médio por unidade vai de R$ 30 mil a R$ 50 mil.
Com um investimento de R$ 250 mil e uma equipe de nove funcionários, o
empresário Pedro de Melo Moura inaugurou no ano passado uma franquia Rei do
Mate no Manaíra Shopping Center, em João Pessoa (PB). Em oito meses, faturou
R$ 315 mil.
A rede tem 291 lojas em todo o país e a expectativa é finalizar o ano com 30
novos contratos. "Como tenho apenas um ano de operação, ainda estou trabalhando
para que o retorno financeiro seja breve".
A expectativa do empreendedor é aumentar a receita em 20%, em 2011. "Antes de
fechar o contrato, conversei com outros franqueados para saber como era a
franqueadora em relação a prazos, relacionamento, custos, produtos e retorno
financeiro", diz Moura, que escolheu o negócio durante a feira de franquias ABF
Franchising Expo, no ano passado, em São Paulo (SP).
Este ano, outras redes de alimentação oferecem oportunidades no evento, que
acontece a partir do dia 08 de junho, na capital paulista. A rede de culinária
chinesa Lig-Lig, com 45 lojas, procura investidores em São Paulo, Rio de
Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Mato
Grosso e Pará. O investimento médio em cada unidade é de R$ 220 mil, fora o
ponto comercial.
Com 120 restaurantes no Brasil e uma unidade no Paraguai, a Vivenda do Camarão
inaugura em junho o segundo ponto no exterior, na República Dominicana. No
mercado interno, os planos de expansão contemplam principalmente os Estados do
Nordeste e do Sul.
A veterana Giraffas, com 30 anos de atuação, acaba de implantar a 350 unidade
e se prepara para entrar no mercado americano, com um ponto em Miami. Outras
redes, como Koni Store, de comida japonesa, e Yoguland, de venda de frozen
yogurt, também oferecem oportunidades de negócios em todo o Brasil.
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