Páginas

sábado, 11 de dezembro de 2010

ALMG discute melhorias nas políticas estaduais para café e leite

As políticas estaduais para o cultivo do café e a produção de leite no Estado serão temas de duas audiências públicas que a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas realiza na próxima segunda-feira (13/12/10).

Os requerimentos para as reuniões são dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente da comissão, Dilzon Melo (PTB), Carlos Gomes (PT) e Duarte Bechir (PMN). O encontro para discutir a política cafeeira no Estado acontece às 10 horas, no Auditório.

A reunião sobre a questão leiteira será às 14 horas, no mesmo espaço. De acordo com informações da assessoria do deputado Arantes, as reuniões foram idealizadas para que os representantes dos segmentos possam buscar alternativas para as dificuldades vividas pelos produtores mineiros.

Segundo ela, o produtor rural está desprotegido e cada vez ma is descapitalizado, pois os ganhos não têm sido suficiente para cobrir os custos de produção. Uma das sugestões que podem ser apresentadas diz respeito à criação de alguma forma de subsídio estadual aos produtores de leite e café, considerados pelo próprio governador Antônio Anastasia como bens culturais de Minas.

Os deputados esperam mobilizar associações e cooperativas ligadas aos setores leiteiro e cafeeiro para sensibilizar o Governo do Estado a implementar iniciativas que melhorem as condições de vida dos produtores.

Convidados -

Para a primeira audiência, sobre o café, foram convidados o deputado federal Carlos Melles; a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, e de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso; o presidente da Fetaemb, Vilson Luiz da Silva; o presidente da F aemg, Roberto Simões; o presidente da Comissão Nacional do café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Breno Pereira de Mesquita; o presidente da Emater, Antônio Lima Bandeira; o presidente do Conselho Nacional do café, Gilson José Ximenez; o diretor da Área de Negócios com o Setor Privado do BDMG, Fernando Lage; e o presidente da Associação Brasileira de cafés Especiais, Túlio Henrique Rennó Junqueira. J

á a reunião das 14 horas, sobre a questão leiteira, terá como convidados o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso; o presidente da Faemg, Roberto Simões; o presidente da Emater, Antônio Lima Bandeira; o diretor do Departamento de Agronegócios do BDMG, Fernando Lage; o chefe do Centro de Pesquisa do Instituto de Laticínio Cândido Tostes, da Epamig, Luiz Carlos Gonçalves Costa Júnior; e o gerente executivo do Polo de Excelência do Leite e Derivados, Geraldo Alvim Dusi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário