“É hora de vender tudo”, diz Ricardo Amorim
O economista Ricardo Amorim, dono da consultoria Ricam e ex-diretor do banco WestLB em Nova York, acredita que sua previsão de que o Ibovespa chegaria aos 55 000 pontos, feita em fevereiro, está próxima de se concretizar. “Há uma probabilidade colossal de o índice atingir esse patamar no curto prazo e uma chance não desprezível de ele cair ainda mais do que isso”, diz Amorim. Por isso, ele recomenda que os investidores vendam todas as suas ações agora para voltar a investir na bolsa depois dessa forte queda. “Quem esperar demais para sair pode vender na hora errada e perder muito dinheiro”, diz.
É uma recomendação, no mínimo, ousada. Mas vale lembrar que Amorim tem uma visão bastante otimista para o longo prazo – e ele acredita que a melhor forma de ganhar dinheiro com esse cenário é fazendo mudanças no portfólio. “Assumindo que a crise na Europa não sairá totalmente de controle, o mercado deve voltar a subir forte”, diz. Sua projeção feita no ano passado é de que o Ibovespa alcance os 200 000 pontos até 2014.
Segundo Amorim, o que vai definir o tamanho da queda é a extensão da crise europeia. “Os problemas não se restringem à Grécia. Outros países, como Portugal, Espanha, Itália e Irlanda também estão endividados e não há recursos suficientes para salvar todos”, diz ele. Para o economista, se o pânico europeu der início a uma crise financeira global nos moldes da causada pela quebra do banco Lehman Brothers, em setembro de 2008, a bolsa pode retomar as mínimas daquele período, quando o Ibovespa chegou a ficar abaixo dos 30 000 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário