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terça-feira, 3 de abril de 2012

STARBUCKS PLANEJA EXPANDIR NEGÓCIOS NA CHINA ATÉ 2015

STARBUCKS PLANEJA EXPANDIR NEGÓCIOS NA CHINA ATÉ 2015
Boao, China, 2 -

A Starbucks Corp. planeja triplicar o tamanho da sua força de trabalho e rede de lojas na China nos próximos três anos, informou ontem John Culver, diretor para operações na China e na Ásia-Pacífico da empresa. Hoje, a empresa tem cerca de 10 mil funcionários nas mais de 500 lojas no país. Culver acrescentou que a companhia vai acelerar o crescimento na China, um país com milhares de anos de cultura de chá, para capturar o crescente gosto pelo café. "Continuaremos acelerando a construção de novas lojas e, deste modo, passaremos de 500 hoje para mais de 1.500 lojas até 2015", disse ele em uma entrevista durante o Fórum Boao para Ásia, um encontro de líderes políticos e empresários na província chinesa de Hainan, no sul do país. Para facilitar o crescimento, "nós mais que triplicaremos o tamanho de nossa força de trabalho", disse ele.  A China, onde as cafeterias se tornaram comuns nas esquinas das cidades, é uma das histórias de maior sucesso da Starbucks. O conceito de tomar café e socializar nas cafeterias está ficando cada vez mais popular. O faturamento obtido com as vendas na China e na região da Ásia-Pacífico subiu 38% no primeiro trimestre fiscal, encerrado em 1º de janeiro, para US$ 166,9 milhões, enquanto o lucro operacional cresceu 26% no período, para US$ 57,8 milhões. "Nós vemos nossa oportunidade para continuar ampliando os negócios efetivamente", disse Culver, sem fornecer uma projeção para os próximos trimestres. A Starbucks recentemente elevou os preços do café na China para compensar custos maiores. Apesar disso, a iniciativa não afastou os clientes. "Nossos clientes continuam nos escolhendo", afirmou o diretor. "Se você visitar as nossas lojas hoje, você verá que estão cheias e há muita energia positiva. Vemos oportunidades para continuar expandindo nossa to continue rede de varejo e capturando a demanda que atualmente existe para Starbucks." O mercado de café da China, incluindo o tipo solúvel, está em expansão. As vendas aumentaram para 6,25 bilhões de yuans (US$ 992 milhões) em 2011, alta de 20% em relação ao ano anterior e de 92% ante 2006, segundo a Euromonitor International. E, apesar da rápida expansão, há espaço para crescer mais. Um estudo da Associação da Indústria Chinesa de Café, em 2011, mostrou que os chineses consomem uma média de três xícaras por ano, bem abaixo da média mundial 240 xícaras.  De olho em outros mercados asiáticos, Culver informou ainda que a Starbucks abrirá 1 mil lojas no Japão no ano que vem, enquanto o número de cafeterias na Coreia do Sul deve mais que dobrar para 700 até 2016. A empresa também pretende intensificar o crescimento na Indonésia e na Tailândia e, até o fim do ano, se lançará em dois novos mercados, na Índia e no Vietnã. As informações são da Dow Jones.

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