Páginas

domingo, 25 de março de 2012

De volta à realidade.

De volta à realidade.


É...!!!, Alegria de pobre dura pouco, o pão do pobre sempre cai com a manteiga virada para baixo, ditados populares que expressam a dificuldade das coisas.

Após uma bela tendência de alta no mercado cafeeiro assistida por nos entre 2.010 e 2.011, assistimos agora uma tendência de baixa que se for igual às outras de quando o mercado visitou a casa dos $3,00 dólares por libra peso, teremos ainda muita baixa e saudade dos preços praticados nesta semana.

O descaso por parte das lideranças politicas em fazer uma politica consistente e duradoura e publico e notório e a desunião da classe produtora também.

A solução para uma queda repentina e esperada do mercado voltou em pauta esta semana, fazer estoque, ou seja, retenção, mas será mesmo que reter café é a solução.

O código florestal continua sem votação, e sem ele todos os produtores de café de montanha sem exceção esta na ilegalidade.

O Drawback volta em pauta onde indústria continua fazendo seu forte lobby querendo sua aprovação com a alegação que não tem como concorrer com outras indústrias do mundo por causa do preço da matéria prima, e exige a liberação da importação de café barato, leia se, café do Vietnã, o que iria simplesmente fortalecer um país concorrente.

O constante crescimento da indústria nacional onde poderemos ser em breve o país maior consumidor de café do mundo não é satisfatório ainda precisam do Drawback, o difícil para humilde compreensão é como este café imp0ortado não ira cair no mercado interno ou se a intenção não seria o mercado interno já que somos um grande consumidor do produto.

A insegurança continua e os produtores mal orientados ficam atônitos e sem direção.

Durante a safra alguns produtores foram orientados a não vender o café pegar um adiantamento pelo café entregue nas casas comerciais, pois o preço de R$500,00 algo nunca visto, era pouco, o lucro era pequeno, hoje estes produtores que fizeram isto estão pagando juros e vendo que o retorno do preço para a casa dos R$350,00 não lhes sobrará nada além da realidade que foi de fornecer café ao mercado para fazer preço no futuro, fazendo um abastecimento do mercado no momento que o mercado estava mais vulnerável, se tivesse vendido o café, teria realizado lucro e forçado o mercado a gastar mais dinheiro para adquirir a mercadoria em contra partida teria se capitalizado, portanto deram munição para o bandido.

O mercado financeiro não existe santo, são grandes empresas, fundos, bancos, querendo ganhar, e ganhar muito, quando entram para comprar vemos uma tendência de alta e quando entram para vender vemos uma tendência de baixa, fica a procura de oportunidades e quando entram fazem o estrago e quem estiver contra vai se machucar.

Agora estão vendo uma possibilidade de ganhar na baixa, aliados a lideranças politicas mundiais que acham que as comodites estão caras e com o grande desemprego causado pela crise financeira o mercado deveria jogar para baixo para que os alimentos fiquem mais baratos e acessíveis às populações, portanto não se pode perder oportunidades e sem uma ajuda politica a coisa pode realmente ficar feia.

O jogo sujo no mercado de cambio em politicas adotadas por países mostra que não é brincadeira o que esta acontecendo e se não se tomar uma atitude forte não terá solução.

Tecnicamente café termina a semana em baixa em uma formação gráfica de indecisão, indicadores mostram posição de sobre vendidos, apesar da quebra do fundo e de fazer novo fundo uma correção me parece necessária, e poderemos ver isto assim que se aproximar o dia do vencimento das opções dia 13 de abril e o primeiro dia de notificação de entrega, pois ainda se paga por ágio no café da tela e pode ter uma corrida de recompra.

A realidade está de volta para os produtores, não temos lei florestal, não temos politica cafeeira, e mercado batendo sem dó, e os produtores começam a virar torcedor esperando por um problema climático para vender sua mercadoria melhor.

Uma boa semana a todos e que deus os abençoe.

Wagner Pimentel

www.cafezinhocomamigos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário