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terça-feira, 12 de julho de 2011

Nestlè quer mais um pedaço da China

Nestlè quer mais um pedaço da China
A oferta de US$ 1,7 bilhão da Nestlé SA pela fabricante chinesa de doces Hsu Fu Chi International Ltd. marca um esforço da gigante suíça dos alimentos para ultrapassar os concorrentes num mercado de rápido crescimento atendendo diretamente aos gostos locais.A Nestlé planeja comprar 60% da empresa chinesa, informaram ontem as duas, num acordo que avalia a Hsu Fu Chi, listada em Cingapura, em 3,5 bilhões de dólares de Cingapura (US$ 2,87 bilhões). Se concluída, a aquisição será uma das maiores de uma empresa chinesa por uma estrangeira e dará à Nestlé o controle da segunda maior fabricante de doces da China, atrás só da americana Mars Inc.A oferta é parte de uma iniciativa maior da Nestlé, que fabrica marcas como Nescafé, Nescau e Bono, para aumentar o faturamento em mercados emergentes de um terço do total mundial para metade, em dez anos.O faturamento anual do mercado de doces da China - levando em conta chocolates, doces e chicletes - subiu 63% entre 2005 e 2010, para mais de US$ 9,2 bilhões, segundo a firma de pesquisa de mercado Euromonitor. O consumo de doces na China por pessoa ainda é pequeno e analistas acham que vai crescer ainda mais, à medida que a população mais rica desenvolve um apetite maior por doces. Os 1,34 bilhão de habitantes da China consumiram 13,7 milhões de toneladas de doces ano passado, pouco mais da metade das 26,8 milhões de toneladas consumidas pelos 310 milhões de habitantes dos Estados Unidos.Há anos que as multinacionais dos doces estão de olho na China, mas a aquisição da Hsu Fu Chi colocaria a Nestlé num território menos conhecido: o dos doces chineses. A Hsu Fu Chi faz, por exemplo, bolachas com sabores como cebola doce e pepino, e copinhos do tamanho de bolas de pingue-pongue com gelatina de lichia.A Nestlé ofereceu 4,35 dólares de Cingapura por ação por 43,5% da Hsu Fu Chin. Se essa compra for concretizada, a Nestlé vai tentar adquirir mais 16,5% dos integrantes da família fundadora Hsu, que ainda tem uma fatia considerável e controlariam indiretamente os 40% restantes.A ação da Hsu Fu, cuja negociação está suspensa desde 4 de julho devido à divulgação das negociações com a Nestlé, voltou a circular ontem e ultrapassou a cotação da oferta, chegando a 4,40 dólares de Cingapura. Isso indica que alguns investidores enxergam a possibilidade de uma oferta maior.A oferta pela Hsu Fu Chi reflete um esforço mais amplo das fabricantes de produtos de consumo para adequar mais seus produtos para os gostos chineses. A Kraft Foods Inc. começou a vender ano passado bolachas Oreo com sabor de chá verde. A McDonald's Corp. oferece um sundae de feijão vermelho.A Nestlé comprou em abril 60% da chinesa Yinlu Food Groups Co., que fabrica bebidas com sabor de amendoim e mingau de arroz enlatado. O principal doce da Nestlé na China é uma barra de wafer coberta de chocolate chamada Crispy Shark. As vendas do doce praticamente dobraram nos últimos cinco anos, segundo a firma de pesquisas Euromonitor.Além de encher a despensa da Nestlé com mais produtos locais, o acordo da Hsu Fu Chi também abre para a empresa suíça um sistema nacional de distribuição, disse Torsten Stocker, analista em Hong Kong da consultoria Monitor Group, sediada no Estado americano de Massachusetts. A Nestlé está buscando maneiras de alcançar consumidores de baixa renda com a expansão da distribuição para lojas pequenas em mercados emergentes. A Hsu Fu Chi distribui diretamente para cerca de 16.000 lojas, segundo o site da empresa.O acordo é "um atalho importante para o crescimento", disse Stocker.Analistas diferiram na avaliação do acordo, cujo valor eles consideram ser cerca de 16 vezes o lucro da Hsu Fu Chi ano passado.O acordo vai depender da aprovação das autoridades de regulamentação, como as do Ministério do Comércio da China. O ministério não respondeu a um pedido para que comentasse. As autoridades antitruste da China rejeitaram uma proposta da Coca-Cola Co. em 2009 para comprar por US$ 2,4 bilhões a fabricante de bebidas China Huiyuan Juice Group Ltd., um acordo que teria sido a maior aquisição de uma empresa chinesa por uma estrangeira.Se a oferta da Nestlé for bem-sucedida, a empresa afirma que vai tirar a ação da Hsu Fu Chi da Bolsa de Cingapura.O mercado de doces na China é fragmentado, com várias grandes concorrentes nacionais como a estatal Bright Food (Group) Co., sediada em Xangai e conhecida, em parte, por seus caramelos de leite.A Hsu Fu Chi, fundada em 1992 e sediada na província de Cantão, tinha 4,2% do mercado chinês de doces em 2009, o último ano em que a Euromonitor tem dados disponíveis. Isso a deixou empatada no segundo lugar com a italiana Perfetti Van Melle SpA, fabricante do Mentos. A Hsu Fu Chi divulgou lucro de 602 milhões de yuans (US$ 93,1 milhões) e faturamento de 4,3 bilhões de yuans no ano encerrado em junho de 2010.Muitas empresas tiveram de se esforçar mais na China do que em outros mercados, alterando o tamanho de seus produtos para vendê-los a preços que a maioria dos chineses pode pagar, e mudando a embalagem para fazer com que produtos menores pareçam maiores, disse Max Magni, que dirige a parte de produtos para o consumidor da consultoria McKinsey & Co. na China e em Taiwan. Responder Encaminhar Convidar

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