Reuters
HANÓI, 5 de julho (Reuters) - O Vietnã deve exportar entre 45 mil toneladas e 70 mil toneladas, ou de 750 mil a 1,17 milhão de sacas, de café este mês, abaixo das 80 mil toneladas estimadas em junho, puxando os prêmios mais para cima, disseram traders nesta terça-feira.
Isso pode estimular compradores a buscarem fontes alternativas na Europa, onde a quantidade de café estocado é grande, enquanto as esperanças também dependem da liberação de volumes no Vietnã, quando os preços atingirem um nível suficientemente alto, disseram operadores do mercado.
"A oferta (doméstica) está secando, então os compradores podem trocar para comprar grãos direto dos estoques na Europa", disse um trader de companhia estrangeira na cidade de Ho Chi Minh.
As exportações de café do Vietnã seguem tendência de queda desde a última colheita, que terminou em dezembro, duas semanas antes do normal, e um aumento dos preços encorajou os exportadores e produtores a correrem para vender e exportar no primeiro semestre de 2011, deixando poucas exportações para o segundo semestre.
As exportações de café do país entre outubro de 2010 e junho aumentaram 25 por cento ante o ano passado, para 19,47 milhões de sacas de 60 kg, segundo dados do governo, deixando cerca de 2,5 milhões de sacas no país, com base na safra de 22 milhões de sacas estimadas por traders.
Exportadores atrasaram as entregas dos contratos totalizando cerca de 100 mil toneladas desde maio por causa da escassez nos estoques, disse uma autoridade do setor no mês passado.
O Vietnã embarcou 89 mil toneladas da commodity em julho de 2010, abaixo das 94.900 toneladas no mês passado, de acordo com estatísticas do governo.
"A demanda externa por entregas de café vietnamita é de cera de 60 mil toneladas (1 milhão de sacas) por mês", disse um trader, acrescentando que agora é mais barato comprar grãos do Vietnã na Europa do que no país do sudeste asiático.
Na Europa, os estoques de café na Liffe subiram de 404.510 toneladas em 13 de junho para 412.380 toneladas em 27 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário