Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Suspensão de exportações da Costa do Marfim faz disparar preços do café e do cacau

Crise política chega aos mercados

24.01.2011 - 14:05 Por Marline Almeida Pereira

Costa do Marfim suspende exportações de café e cacau

Jorge Silva - Reuters

O embargo tem por objectivo cortar o financiamento do seu principal opositor, que recusa abandonar o poder, e está a fazer subir os preços destes produtos nos mercados internacionais. O embargo, com duração prevista de um mês, já está a ter repercussões no mercado internacional, uma vez que as cotações do cacau estão a disparar à volta dos sete por cento.

\"Os especuladores estão a ver isto como uma forma de obter um lucro rápido num ambiente em que os preços das matérias-primas estão em forte alta\", disse à agência Bloomberg Shawn Hackett, da Hackett Financial Advisors.

Entretanto, o governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental, Philip Henry Dacoury-Tabley, apresentou a sua demissão, depois de ter sido acusado de permitir o acesso de Laurent Gbagbo às suas contas bancárias. “Era inaceitável que ele [Philip Tabley] permitisse que o governo ilegítimo de Gbagbo tirasse dinheiro”, disse Meite Sindou, porta-voz de Ouattara, citado pela Bloomberg.

O café e o cacau representam 40 por cento das receitas das exportações da Costa do Marfim e aproximadamente 20 por cento do seu Produto Interno Bruto (PIB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário