Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

Rússia defende trocar dólar pelo real e pelo rublo

Rússia defende trocar dólar pelo real e pelo rublo

Moscou - Destacando o bom relacionamento entre seu país e o Brasil, o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, disse que os governos concordaram em promover comércio em moedas locais, rublo e dólar, respectivamente. Há muito tempo o Kremlin procura reduzir a presença do dólar na economia mundial. O objetivo é reduzir a exposição dos dois países à fragilidade da moeda norte-americana, principalmente, depois da crise que estourou em setembro de 2008.

"Nós fizemos um acordo (com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva) para criarmos um grupo de trabalho que vai promover a questão das transações em moedas locais", disse Medvedev.

"É de extrema importância, tanto para estabilizar o desenvolvimento econômico para os nossos países, quanto para um melhor equilíbrio do sistema financeiro internacional", acrescentou.

O Kremlin, que considera as economias nacionais muito dependentes das moedas de reservas globais, principalmente o dólar, tem afirmado que a Rússia e os seus aliados deveriam considerar o uso de moedas locais no comércio bilateral.

Medvedev disse que ele e Lula concordaram que seus países vão expandir a cooperação em energia nuclear, petróleo e gás, projetos de defesa e aeroespaciais. Os dois líderes assinaram um acordo de parceria estratégica que vai permitir que os dois países formem o que o Kremlin chamou de "uma aliança tecnológica entre a Rússia e o Brasil".

Já Lula comemorou o salto de quatro vezes no comércio entre os dois países entre 2003 e 2008, para US$ 8 bilhões. Ele disse que, apesar da redução de 46% no comércio em 2009, por causa da crise, ainda aposta em alcançar a meta de US$ 10 bilhões em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário