Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

O mercado e suas divergências

O mercado e suas divergências

O café esta semana reagiu bem no começo da semana ao anunciado de ajuda de custo a Grécia como todas as bolsas do mundo reagiram também.
No meio da semana já se cogitava se a crise teria se alastrado aos vizinhos em situações ainda pior que a Grécia, se pode haver isto, a Itália, Espanha e os patrícios portugueses.
O café em Nova Iorque subiu no começo da semana e fechou a semana na sexta feria em baixa. tecnicamente abriu porta para fazer teste de fundo na casa de 130.00 dólares por libra peso e assim mantendo o grande trade range que já dura 74 pregoes entre 130.00 e 140.00 dólares por libra peso.
A divergência vem do lado fundamental onde estoques se esvaziam no Brasil, maior produtor e exportador (neste quesito perdemos para Alemanha, mas vamos deixar isto de lado e ser nacionalista), de café no mundo, e nos paises consumidores também, vivesse em um momento da mão pra boca se segurando em contratos futuros, o que algum problema climático de secas chuvas a mais que o normal uma coisa freqüente hoje ao redor do mundo ou frio acentuado neste inverno, sugere um caos para os mercados, mas um verdadeiro deleite para os produtores, não teríamos como honrar alguns contratos que ficariam em aberto, trazendo um novo cenário para o mercado, que perde sua analise fundamentalista ou a deixa de lado, e vive pendurado em contratos, que alavanca o mercado, dizem que estes contratos é que sustentam o mercado, como se o mercado pudesse cair mais, num cenário de baixos estoques, e que a produção deixa prejuízos aos produtores, agora imaginem se os estoques estão abaixando com o Brasil fazendo safra media de 50 milhões, o que acontecera se uma geada vier?
O consumo sobe ano a ano como analisar um mercado futuro?
As economias do mundo perderam sua definição de riqueza, onde riqueza seria andar de carro bonito um celular moderno no ouvido, cartões de créditos, ou seja, riqueza não é mais acumular patrimônio é gastar e seguir o modismo e isto vale para governo e sociedade o que importa é o hoje e o agora, mas esta formula esta deixando rombos nas economias, e nas populações, desemprego, e fome na globalização da economia.
Voltando para o café o mercado físico se segura pela falta de mercadoria principalmente café de qualidade e fica embalado em suas cotações.
Uma variante favorável seria a alta do dólar o que seria muito saudável para o mercado.
A safra da zona da mata mineira já esta em pleno vapor, sofreu esta semana com chuvas pegando os primeiros café no terreiro, e as primeiras amostras que chegam para nos analisarmos já mostra o efeito da seca em seus grãos, trazendo uma boa parte de grãos com defeitos de ma formação, mal granados.
Nas outras regiões a safra ainda esta mais lenta e não deve trazer este problema de má formação nos grãos, pois não sofreram a mesma seca que nos.
Os trade da CRP Corretora foram vitoriosos na semana trazendo lucro, continuamos ainda com dois contratos em aberto na posição vendida e veremos o desenrolar da semana como ficara, ainda espero o teste de fundo na casa de 130.00 podendo o mercado cair mais um pouco.
Tenham uma boa semana de negócios

Wagner Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário