Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Preços do café tem queda em três anos consecutivos e analistas acreditam em novas mínimas em 2014

Os preços do café despencaram 20% em 2013 , produzindo a pior queda de dois anos em uma década e destacando a pressão exercida pelo excesso de oferta nos mercados de commodities .

A produção global de café está aumentando porque mais hectares foram dedicados ao cultivo generalizado de grãos e plantas mais produtivas e resistentes foram desenvolvidas.

Agricultores da Colômbia e Etiópia tomaram medidas para aumentar a produção a mais de três anos atrás, quando os preços estavam subindo e agora , o mercado dos contratos futuros de arábica , uma variedade que é usado principalmente em cafés de alta qualidade e que representa a maior parte da produção global, está sofrendo as conseqüências ..

Na segunda-feira , os preços do café arábica caíram 1,4% para US$ 1,1470 por libra na bolsa ICE Futures . Salvo alguma aumento sem precedentes na terça-feira , o último dia de negociação do ano , o café vai terminar 2013 em território negativo , como aconteceu em 2011 e 2012.

Os preços do café tem queda em três anos consecutivos desde o início dos anos 90. Desde 2011 , os preços do café caíram 49%. É o maior declínio de dois anos desde 2000-2001 , quando os preços caíram 63%.

Os investidores afastaram-se das apostas otimistas e muitos estão apostando que os preços vão continuar a cair.

Agricultores na Colômbia , o segundo maior produtor de café arábica do mundo, depois do Brasil, protestaram para exigir mais apoio do governo a uma diminuição na renda. Enquanto isso , os preços de varejo do café torrado mantiveram-se relativamente estável, o que beneficiou os torrefadores e empresas de alimentos que podem tirar vantagem dos baixos custos de grãos.

A queda acentuada dos preços é o exemplo mais proeminente de um excesso de oferta que tem afetado muitos mercados de commodities , colocando pressão sobre os preços e os investidores desanimados .

Os mineiros estão a aumentar a produção de cobre , os agricultores norte-americanos vão ter alcançado uma safra de milho recorde e produção de petróleo dos EUA subiram. Índice Dow Jones-UBS Commodities UBSN.VX -0,88% caiu 8,2% até agora este ano .

Na temporada que terminou 30 de setembro, a produção global de café aumentou 7,8% para 144,6 milhões de sacas , segundo a Organização Internacional do Café . Um saco de café pesa cerca de 60 quilos, o padrão da indústria .

Analistas de mercado acreditam que a produção vai voltar a subir em 2014. "Eu não acho que nós já atingimos o fundo dos preços", disse Sterling Smith , especialista em futuros do Citigroup .Há uma forte possibilidade de que veremos um recorde de produção em uma nova safra de café. "

O Departamento de Agricultura dos EUA prevê que a oferta de café globais vão subir 7,5% para 36,3 milhões de sacas até o final desta temporada, um sinal de que a demanda vai exceder a oferta por mais algum tempo.

O Brasil, que fornece um terço de café do mundo está a caminho de ter um ano de grande colheita . A produtividade das plantas de café no país alterna entre anos de safra alta e baixa. Excesso de oferta tem sua origem em um aumento de preço de mais de dois anos atrás, quando os agricultores no cinturão do café tropical investiram grandes somas de dinheiro no setor , enquanto os preços atingiram um máximo de 14 anos para mais de US $ 3 libra-peso em maio de 2011.

Há três anos, José Muñoz Manrique Eliuth e milhares de outro cafeicultores colombiano trocaram as plantas infectadas com um fungo por árvores de variedade mais produtiva. "Agora nos damos conta de que foi um erro grave ", diz Muñoz, um cafeicultor de El Tambo , no sudoeste do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário